Brasil

Empréstimo para time da MLS encerra decepcionante passagem de Carballo pelo Grêmio

Volante uruguaio foi emprestado por um ano, com opção de compra, para o New York Red Bulls

O Grêmio confirmou, na manhã desta quinta-feira (15), o empréstimo de um ano de Felipe Carballo para o New York Red Bulls, da Major League Soccer (MLS), com opção de compra estipulada ao final do período.

A ida para o futebol dos Estados Unidos encerra uma decepcionante passagem de um ano e meio do volante uruguaio pelo Tricolor Gaúcho.

Carballo pelo Grêmio

  • 55 jogos
  • 2 gols
  • 1 assistência

Grêmio investiu cerca de R$ 20 milhões em Carballo

Juntamente com seu amigo Luis Suárez, Franco Cristaldo e outros, Carballo chegou ao Grêmio no início de 2023 em processo de reformulação do grupo de jogadores após o acesso de volta à Série A do Campeonato Brasileiro e de mudança de gestão no clube.

Carballo veio para o Grêmio cercado de grande expectativa. O Tricolor Gaúcho investiu cerca de R$ 20 milhões na contratação do volante, que havia sido melhor jogador e campeão do Campeonato Uruguaio de 2022, com o Nacional, além de ser convocado frequentemente, à época, para a seleção de seu país.

Carballo teve dificuldades para se adaptar ao futebol brasileiro

Mesmo que tenha sido titular na maioria de sua primeira temporada pelo Grêmio, Carballo teve raras boas partidas. Uma delas foi na vitória por 2 a 1 no clássico Gre-Nal do Campeonato Gaúcho, em que marcou o gol da virada nos acréscimos do segundo tempo.

O fato é que Carballo teve dificuldade para se adaptar ao futebol brasileiro. Ele deu sua versão do porquê disso em entrevista à TV Teledoce, do Uruguai, em maio de 2023.

— É um futebol diferente. É um futebol em que se ataca sempre, muita ida e volta. Não se pensa tanto no sentido de ‘estou ganhando, melhor cuidar um pouco da bola'. Não, aqui é muita ida e volta. Não há tanto jogo de passes. Custa-me acostumar a isso, porque estou acostumado a outro tipo de futebol. Não quero dizer que um seja bom e outro ruim, mas encontrei um futebol muito dinâmico — avaliou.

Carballo sofreu com pubalgia e lesões decorrentes dela

Além disso, as lesões prejudicaram muito Carballo. Ele sofreu com dor crônica no púbis, que acarretou problemas em outras partes do corpo. O drama foi tamanho que o volante pediu que Marcelo Bielsa o desconvocasse da Seleção Uruguaia, em outubro.

— Venho com uma pubalgia faz tempo. Queria estar e por isso me esforcei até que o corpo não resistiu. Queria jogar as partidas no Grêmio e na Seleção. Cheguei a um ponto em que quase não podia correr — revelou Carballo, à época, em entrevista à rádio Carve Deportiva, do Uruguai.

— A parte emocional é a mais difícil, mais que a parte física. Eu sei que não estou rendendo o que posso render, mas não por uma questão técnica, e sim por uma lesão — lamentou o volante.

Carballo estreou na temporada 2024 só em maio

Após o final da temporada, Carballo passou por cirurgia no púbis, no Uruguai, e permaneceu no país natal para realizar o processo de recuperação. Ele retornou definitivamente ao Brasil somente no dia 12 de abril, para voltar a treinar com o elenco gremista no CT Presidente Luiz Carvalho, em Porto Alegre.

Após ser relacionado a partidas no final de abril, Carballo jogou pela primeira vez em 2024 apenas no dia 29 de maio, ao entrar no segundo tempo da goleada por 4 a 0 sobre o The Strongest, pela Libertadores, no primeiro jogo do Grêmio após a tragédia climática no Rio Grande do Sul.

Titularidade em partidas no último mês não foi suficiente

A boa participação ao ingressar no intervalo da derrota por 1 a 0 para o São Paulo, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro, no dia 17 de julho, pareceu inaugurar uma nova fase para Carballo. Ele foi titular em três partidas desde então, incluindo os confrontos decisivos com o Corinthians, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Entretanto, o futebol apresentado não foi suficiente para o Grêmio segurá-lo diante da investida do New York Red Bulls. Nos Estados Unidos, Carballo será companheiro do atacante Elias Manoel, outro ex-jogador do Tricolor Gaúcho.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo