Grêmio perde Cristaldo e pode ter até quatro desfalques contra o Goiás
Com lesão muscular, o meia será desfalque nos próximos compromissos do clube gaúcho
O Grêmio tem novo problema para o jogo contra o Goiás, domingo (30), às 18h30, no Estádio Serra Dourada, pelo Campeonato Brasileiro. O meia Cristaldo teve constatada uma lesão muscular no músculo adutor da coxa direita e será desfalque nos próximos compromissos do Tricolor.
O meio-campista argentino relatou dores musculares logo após a partida contra o Flamengo. O jogador foi submetido a exame de imagem e teve constatada a lesão. O relato do Grêmio é que o grau é o mais leve possível. O clube não confirma publicamente, mas o período de afastamento será de cerca de 15 dias.
Sem Cristaldo, o técnico Renato Portaluppi poderá escalar Ferreira ou Nathan entre os titulares na partida do final de semana, com chance maior para o atacante. Luan, contratado para a mesma posição, precisará de cerca de dez dias de preparação para ficar à disposição da comissão técnica.
+Leia mais: Opinião: Luan tem tudo para dar certo no Grêmio, porque falamos de Luan e Grêmio
Renato tem mais problemas para escalar o time do Grêmio
Carballo também pode ficar fora da partida contra o Goiás. O volante tem sofrido com dores na região do púbis e acusou o problema novamente após a partida contra os cariocas. O atleta não participou do treinamento na manhã desta sexta-feira (28) e vira dúvida para o confronto deste domingo. Ronald e Milla são as opções para o setor.
Kannemann é desfalque confirmado. O zagueiro, também na partida contra o Flamengo, sofreu uma lesão. No caso do argentino, o problema foi no segundo metacarpo da mão direita. O jogador passará por cirurgia neste domingo. Não foi informado prazo para retorno.
Outra ausência certa é de Reinaldo. O lateral esquerdo estava pendurado e recebeu cartão amarelo na partida diante do Atlético-MG, na vitória por 1 a 0. Sem o titular, o jovem Cuiabano será escalado no setor.
Mudança de esquema tático pode acontecer
O treinador gremista pode alterar a maneira de a equipe jogar. Sem Kannemann, Renato pode promover a entrada do atacante Ferreira ao time. O desejo do técnico sempre foi ter apenas dois zagueiros, com extremas de velocidade no ataque. Desta forma, a zaga pode será formada apenas por Bruno Alves e Bruno Uvini.
Jogar com três zagueiros foi a escolha de Renato por entender ser uma necessidade. Sem reforços para os lados do ataque e com Ferreira no departamento médico, o treinador iniciou a temporada improvisando Vina e oportunizando o jovem Zinho, mas não teve sucesso. A mudança no esquema foi para liberar a subida dos laterais ao ataque.
Se Renato optar pela manutenção do esquema tático que vem sendo utilizado, o zagueiro Gustavo Martins ganhará oportunidade na zaga. Desta forma, Ferreira deve ser o substituto de Cristaldo.
Suárez vai jogar contra o Goiás?
O atacante teve confirmada sua permanência no clube até o final de 2023 na entrevista do técnico Renato Portaluppi pouco tempo antes do jogo contra o Flamengo. Apesar disso, por outro motivo, sua presença nos jogos seguirá sempre sendo uma dúvida até dias antes das partidas. Contra o Goiás, o uruguaio deve atuar.
As dores no joelho direito do atleta ainda atrapalham, mas o jogador realizou normalmente as atividades preparativas e viaja com a delegação para o confronto. Somente ficará fora caso aumente a intensidade do problema.
O planejamento do Grêmio é intensificar o tratamento para que diminua as dores. Em relação a possíveis preservações, sempre dependerá do desejo do jogador. Conversa entre o atacante e o treinador sempre será determinante nos dias das partidas.
Provável time do Grêmio contra o Goiás
Gabriel Grando; Bruno Alves, Bruno Uvini e Gustavo Martins (Nathan); João Pedro, Villasanti, Ronald (Milla), Bitello, Ferreira e Cuiabano; Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.
Geromel retorna quando?
O zagueiro voltou a treinar com bola e começa a se aproximar de ter condições de retornar aos gramados. Geromel não atua há oito meses, por causa de uma lesão no joelho, que foi intensificada por um edema ósseo na região.
Os últimos trabalhos coletivos contaram com a presença de Geromel. Na atividade de quinta-feira, o jogador esteve na zaga do time reserva ao lado de Gustavo Martins. Já poderá nos próximos jogos aparecer entre os relacionados, mas ainda sem condições de titularidade.
Próximos jogos do Grêmio
- Goiás, domingo (30), às 18h30, no Estádio Serra Dourada, pelo Brasileirão
- Vasco, domingo (6), às 16h, no Estádio São Januário, pelo Brasileirão
- Fluminense, domingo (13), às 16h, na Arena, pelo Brasileirão