Brasil

Grêmio pode empatar com o Brasil para avançar no Gauchão, mas precisa muito mais do que isso para acalmar sua torcida

Com a torcida incomodada pela falta de algumas contratações na janela de transferências, Grêmio precisa dar resposta positiva contra o Brasil de Pelotas, mesmo que o empate já sirva para chegar às semifinais do Campeonato Gaúcho

No último duelo das quartas de final do Campeonato Gaúcho, o Grêmio recebe o Brasil de Pelotas, neste domingo (10), às 18h30min, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Conforme o regulamento, por obter melhor campanha na primeira fase, o Tricolor pode empatar neste jogo único para se classificar às semifinais. Mas a torcida gremista exigirá muito mais do que isso.

Os torcedores do Grêmio estão incomodados com a janela de transferências feita pela direção, o que foi potencializado pelos movimentos ousados do Internacional, que fez 10 contratações. O Tricolor trouxe sete reforços, entre eles Soteldo, Pavón e Diego Costa. Mas o sentimento é de que faltaram peças, principalmente para o problemático sistema defensivo gremista.

Após terminar o último Campeonato Brasileiro como quarto time mais vazado, apesar do vice-campeonato, o Grêmio não contratou zagueiros. Por outro lado, renovou com Geromel, que nem de longe parece o mesmo dos títulos de 2016 e 2017, e Bruno Uvini, que teve lesão muscular confirmada nesta semana e está no departamento médico.

Grêmio terá mudanças na lateral esquerda e no gol

Para a lateral esquerda, o Grêmio contratou Mayk, ex-Guarani, como alternativa para Reinaldo. Com a lesão em dois ligamentos do joelho direito do titular, o recém-chegado terá oportunidade de justificar a aposta feita pelo Tricolor antes do previsto, em sequência como titular que inicia neste domingo (10), contra o Brasil. Outra alternativa para a posição, Cuiabano está em reta final de recuperação da segunda lesão muscular que sofreu nos dois primeiros meses do ano.

Outra novidade na escalação que Renato Portaluppi mandará a campo na Arena do Grêmio, em comparação com goleada sobre o Guarany, na última rodada da fase classificatória, deve ser o ingresso de Caíque, no gol, no lugar de Gabriel Grando, já que Marchesín se recupera de lesão. No 4-2-3-1, o provável tricolor tem Caíque; João Pedro, Geromel, Kannemann e Mayk; Villasanti e Pepê; Pavón, Cristaldo e Gustavo Nunes; Diego Costa.

Mesmo precisando da vitória, Brasil deve ter três zagueiros e três volantes

Já o Brasil, que vive crise financeira há alguns anos e tem a menor folha salarial do Gauchão, conseguiu uma campanha surpreendentemente positiva na primeira fase. Não correu risco de rebaixamento, garantiu vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025, caso não consiga o acesso neste ano, e se classificou para as quartas de final com uma rodada de antecedência. Porém, o sétimo lugar exige que vença o Grêmio para chegar às semifinais.

Mesmo assim, o técnico Fabiano Daitx não deve renunciar a seu tradicional estilo de jogo defensivo. Inclusive, deve mandar a campo um time com três zagueiros e três volantes, assim como aconteceu na vitória sobre o Juventude, na penúltima rodada da fase classificatória. No 3-5-2, a provável escalação xavante tem Gabriel; Zé Pedro, Adriel e Bruno Reis; Gabriel Biteco, Anderson Recife, Maicky (Pedro Santos), Marcinho e Mário Henrique; Robinho e JP Bardales.

Grêmio no Campeonato Gaúcho 2024

  • 2º lugar com 23 pontos
  • 11 jogos, 7 vitórias, 2 empates e 2 derrotas
  • 23 gols feitos, 10 gols sofridos
  • 69% de aproveitamento

Brasil no Campeonato Gaúcho 2024

  • 7º lugar com 15 pontos
  • 11 jogos, 3 vitórias, 6 empates e 2 derrotas
  • 9 gols feitos, 8 gols sofridos
  • 45% de aproveitamento
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo