Moscardo na mira de gigantes europeus é mais uma amostra de que teremos nossos garotos cada vez menos tempo
Além de Gabriel Moscardo, outras promessas do futebol brasileiro tem recebido interesse acentuado de times europeus

Destaque do Corinthians na campanha no Campeonato Brasileiro, Gabriel Moscardo tem despertado o interesse de diversos clubes da Europa e um trio da Inglaterra disputa a contratação da promessa brasileira, de apenas 18 anos. Arsenal e Liverpool já haviam demonstrado interesse no meio-campista e agora receberam a concorrência do Chelsea na contratação da jovem promessa.
Segundo informações do portal The Standard, o Chelsea teria oferecido ao time brasileiro uma quantia de 18 milhões de libras (quase R$110 milhões de reais) na janela de transferências do verão europeu, no meio de 2023. Mas a oferta foi rejeitada.
Portanto, a diretoria dos Blues, que miram Gabriel Moscardo como próximo alvo no mercado de transferências, deve oferecer um valor ainda mais alto para tentar tirar o garoto do Parque São Jorge. Outro time que monitora a situação do atleta é o Barcelona, que por sua vez ainda não fez nenhuma proposta oficial pelo jogador. O Corinthians aguarda pelas eleições presidenciais, que ocorrem após a Data Fifa, no dia 25 de novembro antes de discutir qualquer possível acordo com o jogador.
A ideia do Chelsea é contratar jogadores jovens e de alto potencial para formar um time competitivo a longo prazo e Moscardo aparece como uma das melhores opções para a posição de volante no cenário Sul-Americano. O clube londrino é um dos que mais observa jogadores no futebol brasileiro e no início deste ano contratou o ex-olheiro do próprio Corinthians, Allyson Martins para aumentar o raio de prospecção dos Blues no território tupiniquim.
O trabalho de observação feito por essa rede de observadores no Brasil foi responsável por trazer o volante Andrey Santos, do Vasco e o atacante Deivid Washington, do Santos.
Gabriel Moscardo é mais um exemplo do trabalho agressivo da Europa em busca de jovens talentos
O cenário do futebol Sul-Americano não para de revelar jogadores de alto nível, que desde cedo partem para o Velho Continente em busca da realização de jogar em um grande time, mudar o patamar de vida de seus familiares e claro, tentar cavar uma oportunidade em suas seleções. Em relação ao futebol brasileiro, nossas joias saem com cada vez menos idade e antes mesmo de completarem a maioridade, assinam contratos milionários e saem de seus clubes de origem para desbravar o competitivo futebol europeu.
Recentemente, Marcos Leonardo, do Santos, recebeu uma enxurradas de propostas de times europeus, entre elas, a da Roma, que ofereceu 18 milhões de euros (R$96 milhões de reais na cotação da época), pela contratação da jovem revelação santista. Entretanto, o Peixe não quis negociar o jogador, já que, ao mesmo tempo, tinha vendido Deivid Washington ao Chelsea e não gostaria de perder mais um atacante, tendo em vista a situação do time no Campeonato Brasileiro.
Marcos Leonardo chegou a ficar irritado com a decisão do Santos, que não cumpriu com a sua promessa de vendê-lo ao futebol europeu em julho e ficou de fora dos treinamentos e atividades realizadas no CT Rei Pelé por uma semana. Reintegrado ao elenco, o jogador tem sido fundamental na recuperação do Alvinegro Praiano no Brasileirão, tendo marcado 13 gols até o momento.
Além da Roma, Brighton, Nottingham Forest, Brentford, Chelsea, West Ham, Newcastle e Southampton, que tentou comprá-lo em dezembro do ano passado, e agora o Bayern de Munique, aparecem como times interessados no futebol do jovem atacante santista.
Vítor Roque, do Athletico Paranaense, está negociado com o Barcelona e parte para a Catalunha em janeiro de 2024. Um pouco depois, em julho do ano que vem, será a vez de Endrick, hoje no Palmeiras e já com um acordo assinado com o Real Madrid. Dois exemplos de jogadores que tem se destacado muito no Brasil e que vão passar a desfilar seu futebol no Velho Continente.
E como seria uma seleção com jogadores até 23 anos que jogam na Europa?
A Trivela reuniu jogadores até 23 anos que foram para o futebol europeu muito cedo. A lista reúne 11 atletas que até pouco tempo estavam jogando no Brasil, mas que agora surgem como esperança de um futuro no qual a Seleção Brasileira possa voltar ao seu posto como protagonista no cenário internacional.
Goleiro: Kauã Santos – Eintracht Frankfurt -20 anos
O jovem goleiro foi convocado por Ramon Menezes para disputar a última Copa do Mundo Sub-20 na Argentina. Destaque da base do Flamengo, o arqueiro foi para o futebol alemão e joga a Bundesliga pelo Eintracht Frankfurt.
Lateral-direito: Arthur – Bayer Leverkusen -20 anos
Cria do América-MG, Arthur é mais um exemplo de jovem jogador brasileiro na Bundesliga. O ala direito é muito habilidoso e como todo jogador da posição nascido no Brasil, tem uma vocação natural para jogar no ataque. Trabalhando com Xabi Alonso na grande sensação da temporada até o momento, o promessa tem tudo para se tornar cada vez mais completo.
Lateral-esquerdo: Khellven – CSKA Moscou -22 anos
Aqui vamos fazer uma pequena improvisação, tendo em vista que, por enquanto, ainda não temos um jogador da posição e com a idade desta seleção. Portanto, Khellven, que há algumas temporadas jogou o fino da bola pelo Athletico Paranaense, foi contratado pelo CSKA e surge como opção para a lateral esquerda, já que chegou a fazer esta função no Furacão quando necessário.
Zagueiro: Murillo – Nottingham Forest -21 anos
Cria do Terrão, Murillo chamou a atenção do futebol inglês após se destacar durante um primeiro semestre complicado do Corinthians. Murillo se caracteriza pelo vigor físico, qualidade nas jogadas pelo alto e inteligência em campo.
Zagueiro: Robert Renan – Zenit -20 anos
Mais um jogador que a torcida do Corinthians tem muita saudade. Jogador forte, rápido e canhoto, que pode fazer inclusive a lateral esquerda se necessário. Robert Renan saiu em um momento complicado do Timão, já que o clube sofreu para encontrar um substituto a altura, portanto é outro jogador com muito potencial para tomar o posto na defesa da Seleção Brasileira no futuro.
Volante: Danilo – Nottingham Forest -22 anos
Danilo foi destaque do Palmeiras na temporada passada e vendido ao futebol inglês o início de 2023. Demorou um pouco para o time palmeirense se acertar na proteção do meio-campo tamanha qualidade do jovem volante, que além de ser ótimo defensivamente, ataca muito bem como elemento surpresa.
Volante: Andrey Santos – Nottingham Forest -19 anos
Andrey está emprestado pel Chelsea ao Nottingham Forest, que investiu pesado em contratações de brasileiros. O volante, ao lado de Moscardo, são os grandes expoentes da posição no Brasil, pois além de marcarem, saem com qualidade ao ataque, característica importante do futebol praticado na Inglaterra atualmente.
Meia: Savinho – Girona -19 anos
Jogador revelado no Atlético-MG, que pertence ao Troyes da França, mas que tem arrebentado no Girona, grande sensação da Espanha e vice-líder da La Liga. Com quatro gols marcados e quatro assistências em 13 jogos, o jogador é mais uma esperança do Brasil para a Copa do Mundo de 2026 e quem sabe 2030.
Atacante: Vítor Roque – Athletico Paranaense / Barcelona -18 anos
Jogador que chega em Barcelona em janeiro de 2024, Vítor Roque, assim como Endrick, próximo desta seleta seleção, que tem de tudo para mudar o patamar do Brasil no cenário internacional. Forte, veloz e goleador, vários torcedores o comparam com Ronaldo Fenômeno, tamanha a sua velocidade em progressão com a bola e faro apurado para balançar as redes. Marcou nada mais nada menos do que 20 gols em 42 jogos nesta temporada.
Atacante: Ângelo – Strasbourg -18 anos
Jogador que despontou como grande promessa do Santos, passou por um momento complicado na carreira após se recusar a sair do Peixe para provar o seu potencial e que agora está no Strasbourg da França, emprestado pelo Chelsea. Jogador que melhorou sua capacidade de finalização em seus últimos momentos no Brasil e ganhou o carinho do torcedor antes de sair para a Europa. Tem muito a mostrar ainda no cenário europeu e pode render alegrias ao torcedor no futuro.
Atacante: Endrick – Palmeiras / Real Madrid -17 anos
O cara do Palmeiras neste Campeonato Brasileiro está se preparando e cumprindo duas metas no Verdão antes de ir para o real Madrid, em julho de 2024. Em 49 jogos nesta temporada, a joia palmeirense, que foi convocado por Fernando Diniz para esta Data-Fifa, marcou 12 gols e tem sido protagonista do time treinado por Abel Ferreira nesta recuperação do time em busca de mais um título nacional.
