Brasil

Fluminense vive drama nos clássicos: já são 10 jogos sem vencer os rivais

Depois de viver boa fase contra maiores rivais no Rio de Janeiro, Fluminense encara sequência ruim e não vence há 10 clássicos

Desde que Mário Bittencourt assumiu a presidência do Fluminense em 2019, um aspecto é valorizado até por seus opositores: o Tricolor voltou a vencer clássicos. Entre 2020 e o início de 2023, o Flu viveu excelente momento contra seus rivais, o que levantou o moral do torcedor. De lá para cá, entretanto, o clube vive um drama.

Já são 10 jogos sem vencer seus três maiores rivais: Flamengo, Vasco e Botafogo. São cinco derrotas e apenas cinco empates enfrentando os outros grandes clubes do Rio de Janeiro. Um retorno a momentos que incomodavam o clube e sua torcida. A última vitória do Flu sobre um rival foi o 4 a 1 sobre o Fla no segundo jogo da final do Campeonato Carioca de 2023, em 9 de abril. Quase um ano atrás.

Se conquistou o Campeonato Carioca em 2022 e 2023 com vitórias sobre seus rivais, o Fluminense deixou a peteca cair já no Campeonato Brasileiro do ano passado. Imerso na campanha que lhe deu o sonhado título da Libertadores, o Flu chegou a disputar alguns dos clássicos com reservas, o que diminui o impacto do tabu, mas não o anula.

— O time no primeiro tempo fez uma partida equilibrada, dentro das condições possíveis. Flamengo mereceu, vitória justa, e a arbitragem não interferiu em nada. Preparamos esse time em um dia só, falando com a fisiologia para saber aqueles que tinham condições de iniciar e ganhar a Taça Guanabara. No primeiro tempo ocorreu tudo dentro do esperado, e tivemos três alterações, mas dois deles, Guga e Marlon, pediram pra sair. Depois que Flamengo fez o primeiro gol, tínhamos mais necessidade de avançar e o Flamengo soube aproveitar — afirmou Diniz sobre a derrota no Fla-Flu.

Flamengo dominou o Fluminense após mexidas ruins de Fernando Diniz e abriu vantagem no Carioca - Foto: Icon sport
Flamengo dominou o Fluminense após mexidas ruins de Fernando Diniz e abriu vantagem no Carioca – Foto: Icon sport

Fernando Diniz vai mal contra rivais do Fluminense

Fernando Diniz de longe é “culpado” pela seca de vitórias do Fluminense em clássicos. Ainda assim, ostenta números ruins contra os maiores rivais do Tricolor.

O rival mais vencido pelo técnico em suas duas passagens pelo Flu é o Flamengo. São quatro vitórias em 15 jogos, e ainda assim, Diniz perdeu mais do que venceu. Cinco empates e seis derrotas completam as estatísticas. O aproveitamento é de apenas 37,8%.

Já Vasco e Botafogo costumam complicar ainda mais o Fluminense sob o comando do ex-técnico interino da Seleção. Foram menos jogos contra os dois, já que ambos sofreram rebaixamentos durante passagens de Diniz no clube e não disputaram todas as edições da Série A do Brasileirão no período.

Fernando Diniz só comandou o Tricolor em uma vitória contra cada um dos dois rivais, nos mesmos sete jogos disputados contra cruzmaltinos e também alvinegros. Foram quatro derrotas para cada, um aproveitamento igual de 23,8%.

Aproveitamento de Diniz contra rivais do Fluminense

  • Flamengo — 15 jogos (4 vitórias, 5 empates, 6 derrotas) — 37,8% de aproveitamento
  • Vasco — 7 jogos (1 vitória, 2 empates, 4 derrotas) — 23,8% de aproveitamento
  • Botafogo — 7 jogos (1 vitória, 2 empates, 4 derrotas) — 23,8% de aproveitamento

Fluminense ‘dá adeus’ à Taça Guanabara, mas chaveamento pode ajudar

Com a derrota para o Flamengo, o título da Taça Guanabara ficou difícil para o Fluminense. Ainda invicto, o Rubro-Negro abriu três pontos de vantagem para o Tricolor e ainda conta com 11 gols a mais de saldo, com apenas mais uma rodada em disputa.

As chances de título do Flu são ínfimas, assim como as do terceiro colocado Nova Iguaçu, que tem os mesmos 21 pontos que a equipe comandada por Fernando Diniz. O time da Baixada precisaria tirar 15 gols de saldo na última rodada.

Com três clubes já classificados, um dos quatro grandes está eliminado. Vasco e Botafogo brigam pela última vaga na semifinal do Campeonato Carioca, com o Cruz-Maltino em vantagem de 19 pontos contra 17 do Alvinegro.

Na última rodada, o Flu faz o Clássico Vovô com o Bota. Os alvinegros precisam vencer e torcer por um tropeço do Vasco, que pega a já eliminada Portuguesa. O Nova Iguaçu, já garantido, enfrenta o Volta Redonda fora de casa.

O chaveamento, entretanto, pode ser melhor para o Fluminense nas semifinais. Se a tabela se mantiver na próxima rodada, a tendência é que o Tricolor enfrente o Nova Iguaçu, enquanto o Flamengo pegaria quem se classificar entre Botafogo ou Vasco. O Flu, assim, evitaria um clássico na próxima fase.

Foto de Caio Blois

Caio Blois

Caio Blois nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e se formou em Jornalismo na UFRJ em 2017. É pós-graduado em Comunicação e cursa mestrado em Gestão do Desporto na Universidade de Lisboa. Antes de escrever para Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo