Brasil

Fluminense segue com destaques, mas escolhas de Marcão não se mostram acertadas no Carioca

Se alguns nomes se destacaram nos dois primeiros jogos do Fluminense no ano, não dá para dizer o mesmo de outros jogadores, principalmente nas laterais

O Fluminense conquistou a primeira vitória no Campeonato Carioca, mas não com uma boa atuação. Pelo contrário. Jogando mal, o Tricolor levou os três pontos sobre a Portuguesa, e embora siga com alguns destaques, as escolhas de Marcão por veteranos se mostraram equivocadas.

Assim como na estreia, Vitor Eudes, Luan Freitas, Antônio Carlos, Felipe Andrade e Lelê mostraram que merecem a atenção de Fernando Diniz. A espinha dorsal deste Fluminense que espera seus titulares e reservas mais utilizados rende bons frutos, mas outras opções, não.

Nas laterais, principalmente Alexandre Jesus e Cris Silva irritaram o torcedor mais uma vez e receberam vaias em Moça Bonita. A insistência neles não é um acerto de Marcão. Expõe os jogadores e, além disso, não deixa clara a intenção do clube, que parecia ser a de dar minutos para os jovens.

O que o Fluminense quer com Cris Silva?

Após duas atuações com muitos erros defensivos, a pergunta é quase obrigatória na cabeça do torcedor do Fluminense. Embora as outras opções no elenco sejam muito jovens, fica difícil entender o que o clube deseja de Cris Silva.

Contratado por R$ 9 milhões junto ao Sheriff, da Moldávia, após se destacar na Champions League, o lateral-esquerdo nunca manteve um bom nível de atuações. Foi titular na campanha do título do Campeonato Carioca de 2022, mas longe de ter brilho. Acabou reserva de um improvisado Caio Paulista, naquela temporada, e em 2023, foi emprestado à Chapecoense para a disputa da Série B.

Cris Silva não justificou opção de Marcão em lhe dar titularidade em início de 2024 no Fluminense - Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC
Cris Silva não justificou opção de Marcão em lhe dar titularidade em início de 2024 no Fluminense – Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC

O time catarinense brigou até a última rodada contra o rebaixamento para a Série C. Na reta final, o lateral foi para o banco de reservas. Sem propostas, voltou ao Flu, e de acordo com Marcão, é titular neste início por méritos. Nas duas oportunidades que teve, Rafael Monteiro, de 19 anos, foi melhor pelo setor.

— Ele tem uma responsabilidade a mais porque já estava no elenco. Fez uma pré-temporada muito boa, se credenciou a ser titular — disse o auxiliar permanente, ao ser questionado sobre as vaias da torcida em Moça Bonita.

A cada vez que tocava na bola, Cris Silva recebia o “carinho” do torcedor. Ele se mostrou um problema defensivo nos dois jogos e foi muito explorado pelos ataques dos limitados Volta Redonda e Portuguesa. Um jogador que não reúne condições de atuar pelo Fluminense, que o utiliza como numa vitrine, à procura de interessados.

Joias de Xerém mostram que merecem oportunidades no Fluminense

Grandes destaques do sub-20, Arthur e Isaac tiveram poucas oportunidades no Fluminense em 2023. Também, pudera. O campeão da América tinha jogadores de qualidade na posição de ambos, e só a experiência de fazer parte do elenco já foi de grande valia para os dois.

Isaac e Arthur, destaques do sub-20, mostraram qualidade em 2024 pelo Fluminense - Foto: LEONARDO BRASIL/ FLUMINENSE FC
Isaac e Arthur, destaques do sub-20, mostraram qualidade em 2024 pelo Fluminense – Foto: LEONARDO BRASIL/ FLUMINENSE FC

Em 2024, ambos tiveram chances já nos primeiros jogos da temporada. E mostraram que merecem espaço. Toda vez que Arthur sai, e o jovem foi o primeiro substituído nos dois jogos do ano, o Flu piora.

Já Isaac, por outro lado, não estreou bem. Mas foi o melhor em campo contra a Portuguesa e marcou um golaço, seu primeiro como profissional. Exausto, acabou substituído — e sua saída culminou no pior momento do Fluminense em campo.

Zaga segura: revelação e reforço mostram entrosamento no Fluminense

Um destaque quase silencioso do Fluminense em 2024 tem sido a dupla de zaga. Reforço para a temporada, Antônio Carlos chegou sob certa desconfiança, mas fez dois excelentes jogos. Pelo alto, esteve intransponível, e mostrou qualidade também com a bola no chão. Usando a faixa de capitão, também evidenciou capacidade de liderança aos mais jovens.

Ao seu lado, Luan Freitas enfim começa a mostrar porque o Flu apostava tanto nele nas divisões de base. A infelicidade de uma lesão grave em sua estreia como profissional é coisa do passado após um frutífero empréstimo ao Londrina, onde deixou boa impressão dentro e fora de campo.

O companheiro de Antônio Carlos na zaga tem qualidade com os pés e pareceu mais maduro. Mesmo com muitos zagueiros no elenco, Luan merece atenção.

Sem jogar bem, Alexandre Jesus tira espaço de jovens de Xerém

Outra opção difícil de entender de Marcão é por Alexandre Jesus. O centroavante já não era um primor técnico em sua posição de origem, mas o suficiente para marcar gols como profissional e ser útil em um empréstimo para clubes de divisões inferiores. Na lateral-direita, o jogador de 22 anos não reúne condições de ajudar o Fluminense.

Para piorar, tira espaço de jovens da posição. Lucas Justen e Jhoony, que voltou de empréstimo do Red Bull Bragantino, tiveram poucos minutos em campo com a escolha de Alexandre como titular. Marcão, inserido no dia a dia, certamente tem seus motivos para suas escolhas, mas eles não ficaram claros em campo até aqui.

Alexandre Jesus foi mal nos dois jogos em 2024, mas segue prestigiado por Marcão no Fluminense improvisado como lateral-direito - Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC
Alexandre Jesus foi mal nos dois jogos em 2024, mas segue prestigiado por Marcão no Fluminense improvisado como lateral-direito – Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC

Não à toa, a torcida chiou também para o lateral-direito, que brigou com a bola e não mostrou características para atuar pelo setor.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo