Brasil

Fluminense joga mal, mas bate a Portuguesa e conquista primeira vitória no Carioca

Mesmo com atuação ruim, Tricolor vence com gols de Lelê e Isaac e vence a primeira no Estadual e em 2024

Mesmo sem jogar bem, o Fluminense venceu a Portuguesa por 2 a 1, com gols de Lelê e Isaac, e conquistou sua primeira vitória em 2024. Ronaldo diminuiu para a Lusinha, e o Tricolor, atual bicampeão do Carioca, ficou com os três pontos. A equipe de Marcão segue invicta na competição.

Gramado ruim prejudica jogo, mas ajuda Lelê e o Fluminense

Assim que o árbitro Felipe da Silva Gonçalves Paludo deu o apito inicial, foi possível ver que o gramado de Moça Bonita estava muito longe do ideal para um jogo de futebol. A grama alta atrapalhava o jogo, mas acabou ajudando o Fluminense.

Isso porque aos quatro minutos, a Portuguesa se preparou para bater uma falta no campo de defesa, em um lance despretensioso. Joazi tentou recuar para Fillemon, mas viu a bola travar no gramado e sobrar para Lelê. Esperto, o centroavante bateu de primeira e pegou o próprio rebote para balançar as redes e abrir o placar em Bangu.

Assim como na estreia, o camisa 18 deixou o seu aproveitando erro da zaga. Eficiente.

Isaac marca primeiro como profissional e Fluminense aumenta

Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, é conhecido como um dos bairros mais quentes da cidade. Localizado lá, o estádio de Moça Bonita, claro, é um verdadeiro caldeirão. Mas não pela pressão da torcida, e sim pela temperatura. O primeiro tempo, às 16h, passava de 30 °C, com sensação térmica ainda maior. O calor, lógico, era outro fator para atrapalhar o jogo.

O Campeonato Carioca, não à toa, já utiliza há anos uma parada em cada um dos dois tempos. Além de técnica, serve também para hidratação aos atletas. E se pararam para beber água, os jogadores voltaram com todo o gás. Logo no lance seguinte ao retorno da bola rolando, o Fluminense aumentou o placar.

Apertado na área, o goleiro Vitor Eudes mostrou qualidade com os pés mais uma vez e lançou Isaac, pela direita, aos 27. O ponta ganhou no alto da zaga, disparou, invadiu a área e bateu forte, cruzado, sem chances para Dida para fazer o seu primeiro gol como profissional.

Geração de imagens atrapalha transmissão

Os direitos de transmissão do Campeonato Carioca foram vendidos na TV aberta para a Band, na TV fechada para Bandsports e Sportv (apenas o Vasco), e por streaming para o Canal Goat e a CazéTV (também apenas o Cruz-Maltino), além do Premiere, em pay-per-view, para os jogos em que os vascaínos são os mandantes.

Geração de imagens teve problemas técnicos na transmissão de Fluminense x Portuguesa - Foto: LUCAS MERÇON /FLUMINENSE FC
Geração de imagens teve problemas técnicos na transmissão de Fluminense x Portuguesa – Foto: LUCAS MERÇON /FLUMINENSE FC

A geração de imagens, entretanto, é toda feita pela Brax, empresa de marketing esportivo parceira da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). E em Fluminense x Portuguesa, houve problemas na transmissão. Tanto a Band, em menor escala, quanto o Canal Goat, que passavam o jogo, lidaram com interrupções de sinal direto de Bangu.

O vento e a chuva a partir do fim do primeiro tempo foram os culpados pelos problemas técnicos, de acordo com apuração da Trivela.

Marcão demora a mexer no Fluminense e Portuguesa reage

Assim como na estreia, o Fluminense saiu na frente e sentou no resultado. Postura que é possível explicar também pela demora de Marcão em mexer no time. Embora tenha feito duas substituições no intervalo, sacando Arthur e Gustavo Apis para a entrada de Wallace e Edinho, o técnico viu a equipe sentir o ritmo mais forte da Portuguesa e não reagiu.

Quem mostrou poder de reação foi o time da Ilha do Governador, que desde o primeiro minuto incomodou o goleiro Vitor Eudes. Até que, aos 24, em chute sem ângulo, o lateral Ronaldo diminuiu para a Lusinha.

Na sequência, Marcão reuniu a equipe na parada para hidratação e deu poucas indicações técnicas. Na sequência, tirou Isaac, exausto, e colocou Rafael Monteiro, repetindo praticamente as mesmas mexidas da estreia — que não surtiram efeito por lá.

Portuguesa perde chances e Fluminense fica com a vitória

Foi com mais sorte que juízo que o Fluminense alcançou sua primeira vitória no Campeonato Carioca. Marcão escalou mal, demorou a mexer e viu a Portuguesa crescer no jogo. No fim, o time da Ilha do Governador merecia o empate pelo que fez no segundo tempo, mas perdeu muitas chances. Sempre pela esquerda, nas costas do inoperante Cris Silva, a Lusinha quase igualou o placar.

As escolhas por Alexandre Jesus e Cris Silva nas laterais são muito questionáveis, assim como a substituição de Arthur, único armador da equipe, no intervalo. O segundo tempo do Tricolor foi terrível e por pouco a equipe não cedeu o empate assim como na estreia.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo