Brasil

Como Fluminense vai aproveitar a primeira Data Fifa sem Fernando Diniz

Pausa para a Data Fifa e ausência de Fernando Diniz, na Seleção, fazem Fluminense planejar folgas para o elenco antes de semifinal da Libertadores

A pausa para a Data Fifa veio em boa hora para o Fluminense. O Tricolor passou por duas fases da competição em agosto, se classificou para as semifinais, contra o Internacional, e se prepara para os jogos de mata-mata mais importantes de sua história nos últimos 15 anos no fim de setembro. Além de tudo, o Flu ainda está sem Fernando Diniz, que viajou para estrear pela Seleção Brasileira.

Como divide seu treinador com a Amarelinha, o Fluminense tem inusitados desfalques na comissão técnica. Quando o anúncio de que Diniz assumiria a Seleção foi feito, o presidente Mario Bittencourt garantiu, em coletiva, que o Tricolor teria o auxiliar Eduardo Barros no comando dos treinos em sua ausência. O dirigente, porém, se antecipou à decisão da comissão técnica, que acabou por não virar realidade.

Da esquerda para a direita: Wagner Bertelli, Fernando Diniz, Eduardo Barros e Marcos Seixas, membros da comissão técnica do Fluminense e da Seleção (Foto: Thais Magalhães/CBF)
Wagner Bertelli, Fernando Diniz, Eduardo Barros e Marcos Seixas, membros da comissão técnica do Fluminense e da Seleção             (Foto: Thais Magalhães/CBF)

Além de Eduardo Barros, Fernando Diniz também levou para a Seleção seu outro auxiliar, Wagner Bertelli, e outro dois profissionais da comissão técnica permanente do clube: o preparador físico, Marcos Seixas e o chefe da análise de desempenho, Gabriel Oliveira.

Assim, o Fluminense terá dois auxiliares permanentes comandando os treinamentos: Marcão e Cadu. Os dois ex-volantes do Flu serão responsáveis por gerir as atividades e também a escala. Nesta semana, o elenco do Tricolor trabalhará quarta, quinta e sexta.

Ex-jogadores do Fluminense, Marcão e Cadu são auxiliares permanentes do clube (Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC)
Ex-jogadores do Fluminense, Marcão e Cadu são auxiliares permanentes do clube (Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC)

A comissão decidiu por dar folgas ao time na segunda (3/9) e na terça (4/9), após viagens seguidas para Curitiba, Assunção, no Paraguai, e Volta Redonda. No final de semana (8/9 e 9/9), o elenco voltará a dar folga. Descanso que é internamente visto como importante para recuperar os atletas antes da semifinal da Libertadores.

Antes da semifinal da Libertadores, o Campeonato Brasileiro

Os jogos contra o Internacional pelas semifinais da Libertadores já têm data marcada. O Fluminense enfrenta o Colorado no Maracanã, no jogo de ida, no dia 27/9 (quarta-feira), e depois, no Beira-Rio, na partida de volta, no dia 4/10 (também uma quarta).

Antes disso, o Flu tem clássico com o Vasco, no dia 16/9 (sábado) e recebe o Cruzeiro, no Maracanã, em 20/9 (quarta-feira). Para a sequência de cinco jogos em 18 dias — o Tricolor ainda tem viagem para o Mato Grosso para enfrentar o Cuiabá (30/9) —, o descanso agora será mais do que necessário.

Além de semifinalista da Libertadores, Fluminense está na quinta colocação do Campeonato Brasileiro (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)
Além de semifinalista da Libertadores, Fluminense está na quinta colocação do Brasileirão (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Fluminense no Brasileirão 2023

  • 5ª colocação após 22 jogos disputados
  • 57% de aproveitamento até o momento
  • 38 pontos conquistados com 11 vitórias, 5 empates e 6 derrotas

Na folga, Marcelo treina em Xerém com o sub-17

Se o elenco está de folga, o lateral-esquerdo Marcelo é exceção. Em recuperação de lesão no músculo anterior da coxa esquerda, o veterano voltou às origens e treinou em Xerém, com o sub-17.


A atividade faz parte do cronograma definido pelo Fluminense para a transição de sua recuperação. A expectativa é que o lateral esteja pronto para o clássico contra o Vasco, no dia 16 (sábado), no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro.

— Poder treinar em Xerém mais uma vez é maravilhoso. Quando comecei a treinar aqui, eu era uma criança cheia de sonhos e ilusão e, graças a Deus, consegui alcançar os objetivos da minha vida e hoje posso voltar aqui para estar perto da criançada. O Fluminense é uma fábrica de jogadores. O mais importante é saber que melhorou bastante, isso porque já era muito bom. A evolução de Xerém está sendo muito grande e estou muito feliz de estar aqui de volta — declarou, ao site oficial do Fluminense.

A presença de Marcelo agitou o CT do Vale das Laranjeiras, onde treina o futebol de campo do Fluminense, foi um pedido do próprio jogador.

— Hoje, tive a oportunidade de treinar junto com os meninos, o que eu queria fazer há bastante tempo. Como foi folga, aproveitei para treinar aqui e ficar mais perto deles. Eles me perguntam as coisas e eu passo um pouco da minha experiência — disse.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo