Brasil

Flamengo pode (finalmente) vencer dois jogos no mesmo dia e dar presente a Tite

Tite quer um Flamengo confiante, unido, e tem possibilidade de ganhar presente com marca jamais atingida na história do clube

O Flamengo fará sua segunda e última maratona de dois jogos consecutivos no mesmo dia neste sábado (27). Os profissionais entrarão em campo na parte da tarde para enfrentar o Orlando City, pela FC Series, torneio de pré-temporada nos Estados Unidos, enquanto os Garotos do Ninho representam o time no Carioca, diante da Portuguesa-RJ. É momento de quebrar tabu e presentear o trabalho da comissão técnica. 

É importante frisar que o Flamengo entrará em campo com diferenças importantes com relação à primeira sequência de dois jogos seguidos, que aconteceu no último domingo (21). Na ocasião, o Rubro-Negro venceu o Philadelphia Union nos Estados Unidos, mas empatou com o Nova Iguaçu pelo Campeonato Carioca, em duelo disputado em João Pessoa.

Hora de quebrar o tabu?

Entre 1994 e 2002, o Flamengo teve cinco dias em que disputou duas partidas num espaço de poucas horas. Entre Campeonato Brasileiro, Carioca, Copa Rio e até Libertadores, o Flamengo teve um aproveitamento de 60% nestes casos, mas estava faltando alguma coisa. Algo que também não foi antigido no domingo passado, quando enfrentou Philadelphia e Nova Iguaçu: duas vitórias.

Cebolinha foi o grande destaque da vitória do Flamengo sobre o Philadelphia Union (Foto: Divulgação/FC Series)

Do total de seis dias com dois compromissos, o Flamengo jamais obteve 100% de aproveitamento e, agora, quer quebrar esse “incômodo” tabu. A maioria das instâncias terminou com uma vitória e um empate, com exceção da de 2002, quando o Rubro-Negro perdeu para o Americano de Campos por 4 a 1, mas conseguiu devolver o placar ao Once Caldas, pela Libertadores (clique aqui para ver todos os confrontos).

Reforços importantes para tentar o feito

Se não conseguiu quebrar a escrita no primeiro fim de semana, o segundo parece ser mais plausível ao fato. Isso porque, além de contar com o time completo para enfrentar o Orlando City, o Flamengo também terá alguns jogadores do profissional para o jogo contra a Portuguesa-RJ. Thiago Maia, Matheuzinho e Pablo estarão à disposição de Mário Jorge. 

O trio não viajou junto com o restante do elenco para os Estados Unidos por razões muito diferentes. Enquanto Thiago Maia e Matheuzinho ficaram por conta de negociações avançadas com Internacional e Corinthians — sendo que nenhuma teve final feliz até o momento da publicação desta reportagem —, Pablo permaneceu por conta de uma tendinite no joelho.

Vitórias serão presente ao trabalho de Tite

A quebra do tabu não significaria apenas mais uma marca expressiva ao Flamengo, mas um atestado à “cultura” que Tite deseja implementar no clube, que vai muito além dos triunfos. Quando chegou, o treinador sempre deixou claro que o importante mesmo era recuperar a confiança dos atletas, totalmente minada pelo péssimo ano de 2023, não apenas no profissional.

— A relação de confiança é quando há tempo junto, quando há cuidado do técnico para com os atletas e com a equipe. As verdades do seu jeito, positivas ou negativas. Eu não imponho, mas faço atleta refletir. Ele escolhe o seu caminho, mas eu coloco o trabalho. O conhecimento daquilo que se faz, se não há conhecimento técnico e tático, quantificação de cargas, não adianta. Então cuida da qualificação profissional, das relações de transparência e das relações humanas, aí a confiança pode se estabelecer. Esse tempo todo nos permite isso — disse Tite, em coletiva concedida nesta sexta-feira (26), nos Estados Unidos.

Retornar ao Brasil com duas vitórias seria excelente para que o Flamengo iniciasse de vez a sua temporada. Seria, também, um prêmio para Mário Jorge e companhia, que cuidaram do time que representa o Rubro-Negro no Campeonato Carioca com a rotineira tranquilidade.

Os profissionais entrarão em campo primeiro, às 15h (de Brasília), no Exploria Stadium, enquanto a garotada encara a Portuguesa-RJ logo depois, às 18h10 (também de Brasília), na Arena das Dunas, em Natal. A Trivela teve acesso à provável escalação do Flamengo, que você encontra neste link. 

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo