Brasil

Lembranças dos anos 90: um Flamengo de dois jogos no mesmo dia, e tempos de 15 minutos

O Flamengo voltará a jogar dois jogos no mesmo dia depois de 22 anos, e a Trivela relembra todas as instâncias em que isso aconteceu

O fim de semana reservará um evento bastante curioso para o torcedor do Flamengo. Será a primeira vez em mais de 20 anos que os profissionais do Rubro-Negro entrarão em campo duas vezes no mesmo dia, diante de Philadelphia Union, na pré-temporada nos Estados Unidos, e Nova Iguaçu, pelo Campeonato Carioca. O domingo (21), promete ser de muita agitação.

Para que a torcida possa ir entrando no clima, a Trivela relembra as outras instâncias em que o Flamengo entrou em campo duas vezes no mesmo dia. Ao todo, o Rubro-Negro teve que passar por isso em outras cinco oportunidades, entre os anos de 1994 e 2002. A matéria também destacará alguns compromissos curiosos em 1993, que duraram apenas 45 minutos, ou menos.

Lembranças curiosas

A caminhada do Flamengo nesse recorte de jogos no mesmo dia foi inteira no Maracanã. A grande maioria das partidas serviu como uma espécie de preliminar, algo comum nos estádios até o início dos anos 2000 e que está praticamente extinto no futebol atual. Praticamente todos os compromissos anteriores ao jogo principal eram válidos pela também extinta Copa Rio, ou Copa da Capital.

Como mencionado, o Flamengo iniciou a jornada no dia 10 de novembro de 1994, quando empatou com o Paysandu pelo Campeonato Brasileiro depois de vencer o Madureira por 2 a 0, pela Copa Rio, com gols de Lázaro e Isael. O Rubro-Negro, no entanto, acabou sendo eliminado de ambas as competições de maneira precoce, com campanhas ruins.

O ano de 1998 reservou três dias em que o Flamengo entrou em campo duas vezes, todos nos mesmos moldes do anterior: preliminar da Copa Rio e jogo do Campeonato Brasileiro logo depois. O Rubro-Negro venceu Corinthians, Guarani e América Mineiro e empatou com o Centro de Futebol Zico, duas vezes, e com o São Cristóvão. Na época, o time titular era comandado por Evaristo de Macedo e tinha atletas como Romário.

A quinta e última vez que o Flamengo entrou em campo duas vezes no mesmo dia aconteceu quase quatro anos depois, em fevereiro de 2002. A instância, contudo, foi totalmente diferente das outras: a preliminar valeu pela Taça Guanabara, e o Rubro-Negro foi goleado pelo Americano, de Campos, por 4 a 1. Em compensação, devolveu o placar diante do Once Caldas, pela fase de grupos da Libertadores. Foi a única vitória da equipe naquela edição do torneio sul-americano.

O Jornal O Globo descreve a crítica situação do Flamengo na Libertadores de 2002 (Foto: Reprodução/Jornal O Globo)

Um pouco mais sobre a Copa Rio

O torneio estadual começou em 1991, quando a FERJ o utilizou para definir os participantes da Série B1, B2 e Série C do Campeonato Carioca. A competição, contudo, ganhou destaque por dar ao campeão uma vaga direta na Copa do Brasil. O Volta Redonda é o maior campeão, com cinco títulos, seguido da Portuguesa-RJ, com três.

A partir de 2008, o campeão da Copa Rio pôde escolher entre uma vaga na Copa do Brasil ou na Série D do Campeonato Brasileiro. Dessa forma, o vice-campeão passou a ser contemplado com a classificação não escolhida pelo vencedor. O Flamengo só ganhou o torneio uma vez, justamente no primeiro ano em que ele começou a ser disputado.

A Copa Rio é uma das competições mais folclóricas do futebol brasileiro (Foto: Divulgação)

Os estranhos jogos de 45 minutos (ou menos)

Além de dois jogos no mesmo dia, o Flamengo também teve outros momentos curiosos na década de 90, como jogos de apenas 45 minutos. Todos os cinco compromissos realizados nesses moldes foram em 1993, divididos entre janeiro e agosto.

Em janeiro, o Flamengo enfrentou o Huracán, pelo torneio Libertad, na Argentina, e venceu por 3 a 0, com gols de Nilson, duas vezes, e Djalminha. O mais curioso é que o Rubro-Negro se sagrou campeão vencendo, mas o tempo de jogo foi de apenas 15 minutos por tempo. Dessa forma, dá para dizer que o ataque da equipe comandada por Carlinhos estava afiada.

Depois, o Flamengo ainda encarou uma excursão pela Itália, onde participou de três torneios diferentes. Primeiro, encarou Milan e Genoa no Centenário de Genova, vencendo os donos da casa nos pênaltis e perdendo para os de Milão, na mesma instância. O Rubro-Negro faria sua pior participação no Regio Emilia, pelo qual acabou derrotado por Reggina e Piacenza, dois clubes de pouca expressão na Itália.

O time do Flamengo de 1993 contava com a experiência de Júnior, mas também com a juventude de outros nomes (Foto: Divulgação/CRF)

A última parada foi o Torneio de Milão, quando o Flamengo venceu o Zaragoza, mas acabou derrotado pela Internazionale no San Siro. Na ocasião, o Rubro-Negro foi a campo com: Adriano, Fábio Baiano, Índio, Rogério e Rodrigo Mendes; Fabinho, Luís Antonio e Maestro Júnior (Marcelinho Carioca); Casagrande (Piá), Magno e Nélio. Marcelinho Carioca balançou as redes no revés por 2 a 1.

Problema em dose dupla para o Flamengo

Além deste domingo (21), o Flamengo também terá mais um dia com duas partidas: o próximo sábado (27). Os moldes serão os mesmos do primeiro, já que o Rubro-Negro entrará em campo antes para enfrentar o Orlando City, pela FC Series, às 15h (de Brasília), na Flórida, enquanto o time sub-20 representará o clube no Carioca, contra a Portuguesa-RJ, três horas depois.

Os amistosos nos Estados Unidos e o Campeonato Carioca contarão com transmissão da Band, em TV aberta. Vale lembrar que o Flamengo já foi campeão da FC Series, novo nome da saudosa Florida Cup. Foi em 2019, no início da “Era Landim”.

Veja todas as informações* sobre as partidas citadas

1994 (10/11/1994):

  • Flamengo 2 x 0 Madureira – Maracanã – Copa Rio (Quartas de Final)
  • Flamengo 0 x 0 Paysandu – Maracanã – Campeonato Brasileiro (2ª Fase)

1998 (10/10; 24/10 e 01/11)

  • Flamengo 1 x 1 CFZ – Maracanã – Copa Rio (1ª Fase – Gol: Alessandro)
  • Flamengo 4 x 1 Corinthians – Maracanã – Campeonato Brasileiro (Gols: Marcos Assunção, Beto, Jorginho e Iranildo)
  • Flamengo 1 x 1 São Cristóvão – Maracanã – Copa Rio (1ª Fase – Gol: Vinicius)
  • Flamengo 2 x 1 Guarani – Maracanã – Campeonato Brasileiro (1ª Fase – Gols: Marcos Assunção e Romário)
  • Flamengo 0 x 0 CFZ – Maracanã – Copa Rio (1ª Fase)
  • Flamengo 2 x 0 América Mineiro – Maracanã – Campeonato Brasileiro (1ª Fase – Gols: Beto e Iranildo)

2002 (27/02):

  • Flamengo 1 x 4 Americano – Maracanã – Taça Guanabara (Gol: Victor Simões)
  • Flamengo 4 x 1 Once Caldas – Maracanã – Libertadores (Fase de grupos – Gols: Juninho Paulista 2x, Roma e Fernando)

*Contribuíram na pesquisa: Flaestatística e João Victor Conde Kelly

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo