Brasil

Mais pronto, Matheus Gonçalves é curinga para o 2024 de Tite no Flamengo

Depois de uma temporada interessante no Bragantino, Matheus Gonçalves está de volta ao Flamengo e quer fazer barulho com sua versatilidade

Matheus Gonçalves é uma das principais joias do Flamengo nos últimos anos. Rápido, de excelente drible, bom passe e um chute preciso, o meia-atacante está retornando ao Ninho do Urubu depois de uma produtiva temporada emprestado ao Red Bull Bragantino. Mais pronto do que nunca, resta saber como Tite poderá utilizá-lo no concorrido setor ofensivo do Rubro-Negro.

A jovem promessa de 18 anos tem ao seu lado a versatilidade, que pode encaixá-lo em diversas funções do meio-campo e do ataque. O que pesou para a falta de oportunidades foi a inexperiência, e o 2023 interessante em Bragança Paulista o fez adquirir a bagagem necessária. A conversa com Tite ainda está pendente, mas nada que não possa ser resolvido na reapresentação.

Matheus Gonçalves celebra seu gol contra o Resende, em jogo válido pelo Carioca de 2023 (Foto: Nayra Halm/Fotoarena/Sipa USA)

Gonçalves se diz pronto para os profissionais do Flamengo

Faltou rodagem. Esse foi o sentimento dentro do Flamengo para a falta de oportunidades de Matheus Gonçalves no time profissional. O garoto até foi titular sob a batuta de Vítor Pereira, chegando até a balançar as redes no clássico contra o Botafogo, em Brasília, mas a chegada de Sampaoli enterrou as chances. Ciente de que o banco poderia resultar na perda de confiança, o Rubro-Negro emprestou o meia ao Bragantino.

13 jogos e uma assistência depois, Matheus confirmou ao ge que volta uma outra pessoa ao Flamengo. Não que o estilo de jogo insinuante tenha mudado, pelo contrário, continua afiado, mas a bagagem adquirida em outro clube fez com que a maturidade chegasse cedo ao Garoto do Ninho.

— Acho que no meu futebol eu continuo mesma pessoa. Acredito que melhorei mais na parte humana. Joguei contra mais times, fiz mais viagens. Ganhei mais rodagem e bagagem. Estou mais pronto — analisou.

Como ele pode ajudar no time?

Por jogar com a perna esquerda, a preferência de Matheus Gonçalves é pela ala direita de ataque, seja como meia ou como ponta. O drible faz com que ele se torne um jogador de muita variação, que pode pegar adversários desprevenidos. É o fundamento que ele mais se apoia e foi o ponto de partida para uma série de golaços nas categorias de base.

A questão que pode ajudar é a versatilidade. Por mais que não tenha o passe mais apurado, ele melhorou no quesito durante a estadia em Bragança Paulista. A velocidade também faz com que ele possa exercer todas as funções no ataque, incluindo a de centroavante, em determinadas circunstâncias. São os “mini-jogos” que Tite tanto fala.

Em entrevista à Trivela, realizada em julho, Mário Jorge falou um pouco sobre Matheus Gonçalves. À época, o meia ainda não tinha sido emprestado pelo Flamengo, e o treinador, com quem conviveu no sub-20 e sub-17, fez muitos elogios.

— O Matheus é um jogador que eu tenho muito carinho, acompanhei desde cedo, é diferenciado com a bola nos pés. Acho que falta um pouco mais de sequência, uma grande, como ele teve com o Vítor Pereira. Sempre que desce (ao sub-20), faz a diferença para nós, ele foi muito bem nos dois jogos contra o Vasco, na final do Carioca sub-20. Tenho certeza que pode decolar em pouco tempo — finalizou.

Promessa de frutos dentro e fora de campo

O Flamengo não se anima apenas com a possibilidade de Matheus Gonçalves ser peça importante entre os profissionais. Como tem acontecido nos últimos anos, o Rubro-Negro olha para os seus garotos como fonte de renda para os cofres. Vini Jr, Lucas Paquetá, Reinier, João Gomes, Matheus França, pode escolher, todos nomes que fizeram sucesso no time de cima. Chegou a hora da canhotinha de Gonçalves brilhar.

Gerson em ação pelo Flamengo contra o Botafogo, em Brasília (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

O Red Bull Bragantino não foi bobo ao tentar a contratação em definitivo de Matheus Gonçalves. Pelo tempo passado em Bragança, já deu para perceber que o meia é um jogador diferente, e o Flamengo, mais do que ninguém, sabe disso, por isso a recusa. Internamente, o meia-atacante é visto como uma das principais joias das categorias de base, ao lado de Lorran.

Por isso, também, o Flamengo se preveniu ao renovar o contrato de Matheus Gonçalves. O vínculo da jovem promessa é válido até dezembro de 2027, e a multa rescisória gira em torno de R$ 535 milhões (100 milhões de euros).

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo