Brasil

Flamengo quer usar Data Fifa como laboratório para facilitar adaptação de Tite

Acordo entre Tite e Flamengo está próximo, mas treinador ainda precisa convencer a família para trabalhar no Brasil ainda em 2023

Adenor Leonardo Bacchi, o Tite, é o único nome na mira do Flamengo para substituir Jorge Sampaoli, demitido na última quinta-feira (28). O treinador está em conversas frequentes com a diretoria rubro-negra, que espera fechar a contratação ainda nesta semana, antes de enfrentar o Corinthians, ex-clube do comandante. Para isso, o clube montou uma força tarefa e espera novidades.

A Trivela apurou que o acerto está bem encaminhado: Tite gosta do projeto do Flamengo e quer ser pilar na reconstrução, mas a decisão de assumir um clube brasileiro ainda em 2023 dependeria do convencimento da família do treinador. O Rubro-Negro, contudo, vive momento de gelo no sangue — brincadeira eternizada por Marcos Braz, vice-presidente de futebol do clube —, para ter o seu escolhido.

A linha do tempo para a negociação entre Tite e Flamengo

Ainda que as negociações tenham esquentado nos últimos dias, o Flamengo está em contato com o staff de Tite desde o fim de agosto. Na época, Sampaoli balançava, e o Rubro-Negro realizou uma consulta para saber se o treinador já tinha acordo encaminhado com alguma equipe, e os representantes negaram, segundo informação do ge. A partir daí, a ponte foi estabelecida.

Com o Flamengo ainda empregando Sampaoli, e a decisão firme de Tite de não assumir um clube em 2023, as negociações ficaram mais distantes. Após o vice da Copa do Brasil, e ciente de que Adenor gostava do projeto, o Rubro-Negro acelerou a demissão do argentino para poder nomear rapidamente um sucessor. Clube e possível sucessor, contudo, agem com cautela nos bastidores.

Por mais que queira Tite antes da Data Fifa, o Flamengo sabe que a dificuldade das tratativas passam pelo convencimento da família do treinador. A Trivela entende que salário e bonificações ainda precisam ser discutidos, mas o denominador comum seria facilmente encontrado. As novidades podem chegar quando o aval dos familiares vier, ao longo da semana.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Período de Data Fifa ajudaria na adaptação ao Flamengo

O período separado em outubro para as Eliminatórias da Copa do Mundo, entre os dias 9 e 17, seria fundamental para a adaptação de Tite. A ideia do Flamengo é ter o treinador junto ao elenco logo depois do jogo contra o Corinthians, no sábado (07), na Neo Química Arena. A reportagem confirmou, inclusive, que as chances de Adenor comandar o Rubro-Negro nesta partida são praticamente nulas.

No clube, a questão da Data Fifa é vista da mesma maneira com o período que Jorge Jesus teve, durante a Copa América de 2019. Claro que Tite não terá o longo espaço de tempo — cerca de um mês —, proporcionado por uma competição entre Seleções, mas, no entendimento do Flamengo, é suficiente para começar a identificar e indicar alguns problemas.

O primeiro passo, claro, é conhecer o elenco e traçar prioridades de contratações para reformular em 2024. A Trivela informou, na semana passada, que a vontade do Flamengo de ter Tite ainda neste ano passa muito pela reconstrução do plantel, que deve ter a cara do treinador. Depois de uma temporada repleta de fracassos, o Rubro-Negro não quer perder nenhum segundo para voltar ao protagonismo em 2024.

Mário Jorge comanda o treino desta segunda-feira

Sem Sampaoli, Mário Jorge foi o escolhido para guiar o Flamengo nesse período e já conseguiu a primeira vitória, diante do Bahia, no último sábado (30). O resultado serviu para dar tranquilidade ao clube e, de quebra, fez com que o retorno ao grupo de classificados para a Libertadores fosse oficializado. Embora o objetivo esportivo seja esse, a verdadeira meta antes do próximo comandante assumir é outro.

Durante a coletiva no Maracanã, Mário Jorge bateu bastante na tecla de recuperar a confiança do elenco. O interino quer os jogadores com o brilho no olhar, perdido e esquecido por um ano em que os reveses foram frequentes, especialmente em decisões. Com a autoestima boa, esse plantel pode conseguir algo grande, fato inquestionável pela qualidade dos atletas.

— Ninguém fala da qualidade do elenco. Temos que tentar resgatar o brilho nos olhos dos jogadores. A gana e a vontade de vencer. Eles sofreram alguns baques na temporada. Vamos tentar resgatar essa confiança — disse.

Mário Jorge comanda o treino de reapresentação do Rubro-Negro, nesta segunda-feira (02), às 15h (de Brasília), no Ninho do Urubu e terá suas digitais em toda a preparação para o duelo diante do Corinthians. Nova vitória seria muito importante para o Flamengo se manter na zona de classificação para a Libertadores e, quem sabe, até assumir a vice-liderança. No momento, a equipe está na quinta posição, com 43 pontos.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo