Brasil

Flamengo x Philadelphia Union: estreia de De La Cruz é mais um atrativo para o jogo

Primeiro reforço do Flamengo para 2023, De La Cruz estreará na pré-temporada da equipe nos Estados Unidos, seguindo planejamento

Contratado, anunciado e, agora, regularizado: De La Cruz apareceu no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e está liberado oficialmente para estrear pelo Flamengo. A primeira partida do uruguaio, no entanto, não deve acontecer em duelo válido pelo Carioca, mas sim na pré-temporada do Rubro-Negro nos Estados Unidos. O jogo contra o Philadelphia Union tem tudo para ser o palco.

Primeiro de dois compromissos do Flamengo na Flórida, o confronto vale pela FC Series, novo nome dado à Flórida Cup, vencida pelo clube da Gávea em 2019. Depois de ficar de fora da estreia em 2024, diante do Audax, pelo Estadual, De La Cruz está liberado pelo departamento médico, será relacionado por Tite e ficará à disposição em Tampa.

De La Cruz foi apresentado pelo Flamengo no início do mês e está liberado para estrear (Foto: Divulgação/CRF)

Adaptação de De La Cruz é positiva

Como a Trivela havia antecipado, no início da semana, a adaptação de Nicolás De La Cruz tem sido bem tranquila no Flamengo. O meia participou da maior parte das atividades do Flamengo no Ninho do Urubu, mas não esteve na estreia da temporada por conta de questões burocráticas com a inscrição, além da falta do aval do departamento médico. Tannure e sua equipe preferiram esperar para que o uruguaio ficasse 100% para entrar em campo.

Enquanto isso, a rotina de treinos foi intensa, e De La Cruz contou com a ajuda de outros estrangeiros do elenco para se enturmar. Colado com Arrascaeta e Varela, com quem também divide vestiário na Seleção Uruguaia, além do goleiro argentino Agustín Rossi, o meia foi flagrado jogando cartas e se divertindo nesses primeiros dias de Flamengo. Em resumo, a chegada foi leve.

Hora da estreia e múltiplas funções

O torcedor do Flamengo já está ciente da contratação de Nicolás De La Cruz desde dezembro do ano passado e, finalmente, terá o gostinho de ver o uruguaio em campo. Algo que pode ajudar na estreia é a versatilidade do meia, que pode atuar em vários locais do disputado meio-campo do Rubro-Negro. No momento, ele luta por uma vaga com Gerson, Arrascaeta e Victor Hugo, por exemplo.

Essa versatilidade faz com que De La Cruz possa atuar tanto como primeiro volante quanto como meia de criação. A Trivela apurou, inclusive, que o uruguaio tem feito os treinamentos nas duas funções, ou seja, está sendo preparado para ser uma nova espécie de curinga no meio-campo do Flamengo. Tite, sem dúvida nenhuma, está bem servido.

Vai ser titular?

As expectativas do torcedor foram correspondidas e, depois de ficar de fora do primeiro jogo, De La Cruz tem tudo para iniciar a partida contra o Philadelphia. Tite e sua comissão técnica, inclusive, promoverão uma série de mudanças com relação ao time que enfrentou o Audax, na primeira rodada da Taça Guanabara.

Dessa forma, o Flamengo vai a campo com: Rossi, Varela (Wesley), David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Allan, Victor Hugo e De La Cruz (Arrascaeta); Luiz Araújo, Bruno Henrique e Gabigol. 

O Flamengo realizará seu primeiro amistoso nos Estados Unidos às 16h (de Brasília), no Al Lang Stadium, em Tampa, Flórida. Depois de enfrentar o Philadelphia Union, o elenco receberá folga e voltará aos trabalhos na terça-feira (23), onde permanecerá até o dia do segundo e último confronto da pré-temporada, diante do Orlando City.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo