Brasil

De La Cruz estreia, Cebolinha brilha, e Flamengo passa fácil pelo Philadelphia Union

Cebolinha participou dos dois gols do Flamengo na vitória sobre o Philadelphia Union, válida pela FC Series

O Flamengo venceu o Philadelphia Union por 2 a 0 neste domingo (21), em jogo válido pela FC Series, torneio de pré-temporada nos Estados Unidos. Pedro e Cebolinha marcaram para o Rubro-Negro ainda no primeiro tempo, em atuação bem interessante do meio para frente. Tite teve a oportunidade de rodar o elenco e sair com o triunfo.

Cebolinha, sem dúvida, foi o grande destaque do Flamengo na partida. Apesar disso, o jogo teve outros atrativos, como é o caso de estreia de Nicolás De La Cruz pelo Rubro-Negro. A Trivela conta todas as nuances do primeiro jogo do clube carioca na Flórida.

Tite inova na escalação

Ao contrário da estreia na temporada, contra o Audax, em Manaus, o Flamengo entrou em campo muito diferente da base que terminou 2023. Fabrício Bruno, Ayrton Lucas, Erick Pulgar e Arrascaeta começaram no banco e deram lugar a David Luiz, Carbone, Allan e Matheus Gonçalves. Quem decidiu, no entanto, foram os que não perderam a vaga.

Cebolinha dá o tom no primeiro tempo

Ainda que tenha terminado a primeira etapa com 2 a 0 no placar, o Flamengo não começou muito bem. Em marcha lenta e errando muitos passes, o Rubro-Negro viu o Philadelphia Union pressionar a saída e conseguir algumas oportunidades por meio de erros. Quem mais errou foi o jovem Carbone, titular com apenas 18 anos. Apesar disso, ele daria a volta por cima pouco tempo depois.

Pedro comemora um dos gols do Flamengo na vitória sobre o Philadelphia Union (Foto: Divulgação/CRF)

Carbone mostrou que tem bom passe ao achar lindo lançamento para Cebolinha, que sofreu pênalti do goleiro Blake. Pedro foi para a cobrança e converteu: Flamengo 1 a 0 antes dos 15 minutos. Depois do gol, o Rubro-Negro soube dominar melhor as ações, teve mais espaços e trocou muito bem a bola. O segundo tento, contudo, só viria mais para o fim do primeiro tempo, com direito a mais chances claras desperdiçadas, com Luiz Araújo, por exemplo.

O segundo do Flamengo, que praticamente encaminhou a vitória, foi uma pintura de Everton Cebolinha. O camisa 11 recebeu com liberdade pela esquerda, ajeitou e colocou no ângulo, sem chances para Blake. A bola ainda beijou a trave antes de decretar a vantagem do Rubro-Negro.

Mudanças e estreia de De La Cruz

Para o segundo tempo, Tite promoveu dez — isso mesmo — alterações. O único que permaneceu em campo com relação ao início foi o goleiro Rossi, ou seja, Wesley, Fabrício Bruno, Cleiton, Ayrton Lucas, Pulgar, De La Cruz, Arrascaeta, Victor Hugo, Bruno Henrique e Gabigol entraram no intervalo.

Os 45 minutos dessa formação foram de menos poder de decisão, mas a melhora na troca de passes foi nítida. O meio-campo do Flamengo ganha muito com o trio de estrangeiros, e De La Cruz teve boa estreia. Se movimentou bastante, foi bem no passe e obrigou o goleiro Trent, que também entrou na etapa complementar, a fazer boas defesas.

Faltou o gol, e muito disso passa pela atuação apagada de Bruno Henrique e Gabigol. A dupla até conseguiu criar algumas chances claras, e o centroavante chegou a marcar, mas estava impedido, mas os erros na hora de definir pesaram. O que sobrou foi intensidade, algo que deve ter sido muito cobrado por Tite nos últimos treinamentos, já em solo norte-americano.

Flamengo de folga na segunda-feira

A vitória era esperada pela delegação do Flamengo, mas as variantes apresentadas são sempre interessantes para que o time cresça ainda mais. Os jogadores ficarão de folga nesta segunda-feira (22), antes de retornarem aos trabalhos na terça. O segundo e último compromisso do time nos Estados Unidos será no sábado (27), contra o Orlando City.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo