Paz e invencibilidade do Flamengo serão colocadas à prova no primeiro grande teste de 2024
Flamengo chega em excelente momento na semifinal do Campeonato Carioca, mas agora é para valer, e todo cuidado é pouco

O Flamengo enfrenta o Fluminense neste sábado (9), no Maracanã, em jogo válido pela ida da semifinal do Campeonato Carioca. O momento do Rubro-Negro é excelente, já que a equipe chega invicta não só em clássicos, mas em toda a temporada, e em situação de paz nos bastidores. Tudo isso, no entanto, pode ir por água abaixo com um resultado negativo.
Ainda que tenha conquistado a Taça Guanabara, os verdadeiros testes do Flamengo começam na semifinal do Estadual. O Rubro-Negro tem a vantagem do empate no agregado, mas quer mostrar serviço e selar a paz. Uma derrota, ciente de como funciona o ambiente do clube, seria bem ruim para uma semana decisiva.
Como chega o Flamengo?
Como mencionado, o momento do Flamengo é de tranquilidade. A equipe ainda não perdeu em 2024, com excelentes números tanto no ataque quanto na defesa, e acabou de conquistar seu primeiro título desde 2022. Por mais que a Taça Guanabara já não tenha mais aquele apelo, foi importante para que o Rubro-Negro chegasse com confiança às semifinais.

O desempenho dentro de campo é só uma reflexão daquilo que se vê fora dele. O Flamengo não tinha essa paz desde que Dorival Júnior andava pelos corredores do Ninho do Urubu, algo que deixou muitas saudades em 2023. O trabalho da comissão técnica de Tite faz com que tudo pareça mais fácil do que é, segundo ouviu a Trivela, em contato com fonte presente no dia a dia do clube.
Tite, no entanto, terá desfalques importantes para a partida. Gerson está fora por conta de uma hidronefrose, ocasionada por uma infecção nos rins, e não entrará em campo pelo restante do Campeonato Carioca. Gabigol é a segunda baixa, ausente por lesão muscular, e tenta se recuperar visando o jogo de volta. A presença do atacante está totalmente descartada.
Apesar disso, Tite contará com reforços no clássico. Wesley está de volta aos gramados após se recuperar de lesão muscular, enquanto Fabrício Bruno, recuperado de uma fratura no nariz, também é opção. Léo Ortiz, recém contratado e apresentado nesta sexta-feira (8), foi regularizado no BID da Ferj e tem tudo para ser relacionado para o Fla-Flu.
Preparados para a primeira partida da semi do @Cariocao! ?⚫️ #VamosFlamengo
?: Marcelo Cortes /CRF pic.twitter.com/Jsi6sAMlAU
— Flamengo (@Flamengo) March 8, 2024
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Invencibilidade em clássico é alicerce
Um fator que joga a favor do Flamengo é a invencibilidade, não só em 2024, mas em clássicos. O Rubro-Negro não perde uma partida diante de um rival desde abril do ano passado, quando foi derrotado pelo Botafogo por 3 a 2, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. De lá para cá foram dez jogos, com sete vitórias e três empates, um aproveitamento superior a 70%.
A taxa de conversão nesta temporada também é boa, já que o Flamengo venceu Botafogo e Fluminense na Taça Guanabara, e empatou com o Vasco da Gama. O rival tricolor, adversário de logo mais, inclusive, não vence o Rubro-Negro desde a final do último Campeonato Carioca, que terminou com título do clube das Laranjeiras, o segundo consecutivo. Nesse meio tempo, a equipe da Gávea eliminou o arquirrival na Copa do Brasil.
Foco para não estremecer bastidores
No melhor estilo Flamengo, a partida contra o Fluminense gera enorme expectativa e confiança, pelo excelente momento vivido, mas uma derrota pode mudar completamente os ventos. Será uma semana difícil para Tite caso perca esse primeiro clássico, especialmente por se tratar de uma partida que vale bastante uma vaga em uma decisão, algo que não aconteceu até o momento em 2024.
Por isso, todo cuidado é pouco para o Flamengo. O rival tem sido a única pedra no sapato em clássicos nos últimos anos e, apesar dos desfalques, também chega com moral, já que se sagrou campeão da Recopa Sul-Americana há dez dias. A bola rola para o Fla-Flu a partir das 21h (de Brasília), em um Maracanã que promete estar repleto de torcedores.