Brasil

Marcos Antônio é a peça que falta ao Flamengo, e o departamento de futebol sabe disso

Volante de 24 anos está no radar do Rubro-Negro há algum tempo, mas investida recente aproximou as partes de um final feliz

O Flamengo prometeu uma janela pontual nesta meio de temporada, já que trouxe três reforços de peso no início de 2024, em De La Cruz, Léo Ortiz e Matias Viña. A prioridade neste mercado era de trazer um meio-campo para reforçar o setor mais carente do elenco rubro-negro. Para isso, o clube tem negociações avançadas com Marcos Antônio, da Lazio.

A negociação caminha bem. Restam alguns detalhes pertinentes a serem debatidos, mas a vontade de Marcos Antônio está sendo preponderante. E a do Rubro-Negro também.

Como está a negociação?

Flamengo e Marcos Antônio já falam a mesma língua. O clube está ciente da pedida salarial do atleta, além do desejo de vestir a camisa rubro-negra. Agora, resta a negociação com a Lazio, detentora dos direitos econômicos do volante.

A primeira investida do Flamengo buscava cessão gratuita, já que Marcos Antônio está sem espaço no clube da capital italiana, mas não deu certo. Agora, o Rubro-Negro busca um empréstimo com opção de compra, que deve girar em torno de 6 milhões de euros. A informação foi publicada primeiro pelo ge e confirmada pela reportagem da Trivela.

Marcos Antônio pertence à Lazio, mas estava emprestado ao PAOK
Marcos Antônio em ação pela Lazio (Foto: Icon Sport)

A Lazio, no entanto, quer que o Flamengo assuma a obrigação de compra, caso o atleta dispute mais da metade das partidas durante o período de empréstimo. Esse é o principal impeditivo nesse momento, para que a negociação tome rumo de final feliz.

Reforço importante

Se chegar mesmo ao Ninho do Urubu, Marcos Antônio chega para ajudar em posição que vive momento delicado. Nas ausências de Pulgar e De La Cruz, para a Copa América, Tite sofreu para montar a dupla de volantes que faz a sustentação da defesa rubro-negra.

Léo Ortiz foi improvisado, Allan e Igor Jesus tiveram chances, mas se machucaram. Gerson, voando na ponta direita, teve que voltar ao meio, enquanto Victor Hugo também foi utilizado. Curiosamente, apenas o zagueiro conseguiu manter um nível alto no período.

Marcos Antônio é um volante com características semelhantes às de Allan. Gosta bastante do jogo em transição, além de armar o ataque organizado com tranquilidade. O que se vê de diferente é o chute de fora da área, uma arma para o jogador de 24 anos. Nesse caso, ele pode ser considerado um substituto imediato para De La Cruz, sem perder tanto na parte técnica.

Por isso, o volante recebeu o aval de Tite nos bastidores. O comandante sabe que o calendário enxuto cobra seus preços e quer estar preparado para enfrentar as dificuldades com o melhor material humano possível.

Desejo antigo

Não é de hoje que o Flamengo demonstra interesse em Marcos Antônio, pelo contrário, o volante está na lista do scout desde 2022. Até o momento, contudo, os contatos não haviam passado de sondagens, conversas para entender melhor a situação do atleta. O cenário se alinhou, e o departamento de futebol agiu.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo