Brasil

Como o Flamengo pode ter Léo Ortiz ainda no Campeonato Carioca

Léo Ortiz desembarca nesta terça-feira (05) no Rio de Janeiro e se apresenta com moral ao Flamengo, herdando numeração de ídolo

Com o fim da novela e a decisão de não atuar nos dois jogos contra o Botafogo, pela Libertadores, Léo Ortiz está livre para se apresentar ao Flamengo. O zagueiro desembarca no Rio de Janeiro nesta terça-feira (05), no intuito de estar presente no treinamento do dia seguinte, no Ninho do Urubu. A chegada é muito celebrada pelo Rubro-Negro no ambiente interno, e o defensor ganhou moral antes mesmo de entrar em campo.

Contratação de peso, a terceira do Flamengo para 2024, Léo Ortiz conhecerá os companheiros e, por ter feito toda a pré-temporada e jogado até a última semana pelo Red Bull Bragantino, não precisará de tempo de adaptação física. O desejo do Rubro-Negro, inclusive, é de tê-lo entre os relacionados já no primeiro jogo da semifinal do Carioca, diante do Fluminense.

A chegada de Léo Ortiz

Léo Ortiz desembarcará no Aeroporto Santos Dumont, às 17h (de Brasília). Pelo horário, além do tempo perdido com a imprensa, o zagueiro dificilmente irá ao Ninho do Urubu para o primeiro contato com os companheiros. Isso deve acontecer na quarta-feira (06), pela manhã, quando está marcado um treinamento visando a semifinal do Carioca.

Após longa (e chata) novela, Léo Ortiz finalmente chegará ao Rio para assinar com o Flamengo (Foto: Diogo Reis/AGIF/Sipa USA)

É importante frisar, também, que a data da apresentação oficial de Léo Ortiz ainda não foi divulgada pelo Flamengo. De La Cruz e Viña demoraram para ganharem uma entrevista coletiva só deles, ou seja, é possível que o anúncio aconteça apenas na Data Fifa. Dependerá de como o Rubro-Negro lidará com a semifinal do Estadual.

Herança de peso

Contratado por 8,5 milhões de euros (R$ 45 milhões), divididos entre valores fixos e bonificações por títulos, Léo Ortiz chega com moral ao Flamengo. Ele terá que brigar pela condição de titular, já que Léo Pereira e Fabrício Bruno começaram o 2024 voando, mas conta com a boa vontade de Tite. Foi o treinador que pediu e lutou pela contratação, mesmo com a longa novela.

O defensor ganhou ainda mais destaque na escolha da numeração. Léo Ortiz herdará a camisa 3, que ficou vaga depois que Rodrigo Caio não teve o contrato renovado e deixou o clube carioca. O Xerife é considerado um ídolo pela torcida do Flamengo, ainda que sua passagem tenha sido marcada por muitas lesões. Grandes poderes pedem grandes responsabilidades.

Léo Ortiz terá grandes responsabilidades ao herdar a camisa de Rodrigo Caio, ídolo e multicampeão (Foto: Icon sport)

Os planos do Flamengo

Como mencionado, o Flamengo quer ter Léo Ortiz à disposição de Tite já no jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca, diante do Fluminense, neste sábado (09). Para isso, o clube precisa agir nos bastidores e providenciar toda a documentação em até 48 horas antes da partida, ou seja, quinta-feira (07). Curiosamente, ou não, é o último dia da janela de transferências.

O zagueiro, inclusive, pode muito bem ser utilizado logo na sua primeira partida pelo Flamengo. Tite pode ter o desfalque de Fabrício Bruno, que fraturou o nariz contra o Madureira e ainda não sabe se poderá estar em campo ou não. Tudo dependerá da semana de preparação do Rubro-Negro. A comissão técnica também conta com Léo Pereira e David Luiz para a posição, além dos jovens Carbone e Cleiton.

A história entre Léo Ortiz e Flamengo está só começando e promete ser de muitas alegrias para o torcedor. Ele disputou 214 partidas pelo Red Bull Bragantino, marcou 14 gols e distribuiu sete assistências. Foi eleito o melhor zagueiro do Brasileirão de 2021 e chegou à Seleção Brasileira no ano seguinte, mas, acima disso, foi um símbolo dessa nova fase do Massa Bruta, após ter se tornado uma das primeiras SAF's do país.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo