Flamengo na Copinha: veja as campanhas do time na competição de base
Tetracampeão do torneio de base mais importante do Brasil, o Flamengo sonha em conquistar mais um título da Copinha em 2024
A partir do dia 2 de janeiro, 128 equipes brigarão pelo título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, cuja grande decisão está marcada para o próximo dia 25, data que celebra o aniversário da capital paulista. Dentro dos 32 grupos está o Flamengo, que costuma revelar grandes talentos para o futebol nacional e é um dos maiores vencedores da competição de base mais importante do país.
Tetracampeão da Copinha, o Rubro-Negro sonha em levantar a quinta taça do torneio em 2024, já que a última conquista aconteceu em 2018. Por conta disso, o Mengão quer voltar a mostrar sua imponência na competição sub-20, tendo em vista que foi campeão todas às vezes que chegou à final.
Em clima de Copa São Paulo, a Trivela relembra as campanhas vencedoras do Flamengo no torneio de base mais importante do futebol brasileiro.
DE OLHO NA BASE! Calendário do Flamengo na fase de grupos da Copinha 2024 foi divulgado. Pelo Grupo 19, os Garotos do Ninho estreiam contra o São José-RS, dia 05, sexta-feira, às 17h30, em Osasco.
📸 Divulgação | Copinha pic.twitter.com/Lw34cYDyyz
— Marquinhos (Tudo Pelo Flamengo) (@Marquinhos_RJ21) December 12, 2023
Os 4 títulos do Flamengo na Copinha
1990
A primeira conquista do Flamengo na Copinha está guardada no imaginário de todo torcedor até os dias de hoje. Isso porque a geração que disputou o torneio de 1990 é considerada uma das melhoras da base rubro-negra. O elenco contava com futuras estrelas que brilharam entre os profissionais do Mais Querido e craques revelados pela Gávea.
Entre eles, estão o goleiro Adriano, o zagueiro Junior Baiano, o lateral-esquerdo Piá, o volante Fabinho, os meias Marquinhos, Marcelinho Carioca e Djalminha, além dos atacantes Luís Antônio, Nélio e Paulo Nunes. Para erguer o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior de maneira inédita, o Flamengo teve um aproveitamento quase perfeito em 1990.
Em 11 jogos, foram sete vitórias, três empates, e apenas uma derrota – essa para o Juventus, adversário da grande decisão daquela Copa São Paulo. De longe, a partida mais marcante foi a goleada por 7 x 1 em cima do Corinthians, no Pacaembu, com show de Djalminha, que fez cinco gols. Na final, Junior Baiano marcou um golaço para garantir a vitória do Rubro-Negro por 1 x 0 e sacramentar a conquista do torneio de base.
Flamengo campeão da Copinha de 1990.
Esse time ainda contava com Paulo Nunes e Marcelinho Carioca que foram convocados pela Seleção sub-20 durante a competição.
Nostálgico! pic.twitter.com/ELCgirOMIt
— Futebol Nostálgico! (@futnostalgico) January 2, 2023
2011
Após um jejum de 21 anos, o Flamengo voltou a ser campeão da Copinha em 2011, quando 92 equipes se dividiram em 23 chaves. Naquele ano, os garotos da Gávea caíram no Grupo K, com Mogi Mirim, São José e Gurupi.
Geração comandada pelo goleiro César, o Mengo bicampeão da competição sub-20 também contava com o zagueiro Frauches, o meia Adryan, o meia-atacante Rafinha, o atacante Negueba e o centroavante Lucas. Na primeira fase da Copa São Paulo de 2011, os rubro-negros empataram por 0 x 0 com o Mogi Mirim, golearam o Gurupi por 7 x 1 e triunfaram sobre o São José por 3 x 0.
Na segunda fase, o Flamengo se classificou de forma dramática, nos pênaltis (5 x 3), após empate por 2 x 2 no tempo regulamentar. Nas oitavas de final, eliminou o São Paulo ao ganhar por 1 x 0. Nas quartas, uma vitória mais tranquila sobre o Coritiba, desta vez por 6 x 2. As semifinais foram ainda mais difícies, quando o Desportivo Brasil deu trabalho no empate por 0 x 0.
E a passagem até à grande decisão daquela Copa São Paulo de Futebol Júnior não seria possível se não fosse por César, que fechou o gol do Mengão antes da vitória nos pênaltis por 3 x 0. Na final, o Flamengo de 2011 ganhou do Bahia por 2 x 1 (gols de Frauches e Negueba, esse de pênalti) para garantir a taça da competição sub-20 para a Gávea.
Alguns campeões da Copinha pelo #Flamengo em 2011 se reuniram essa semana. Qual deles você se lembra? pic.twitter.com/wemPLjmjzi
— Raisa Simplicio (@simpraisa) December 7, 2019
2016
O tri do Flamengo na Copa São Paulo veio em 2016, quando 112 times foram divididos em 28 grupos. Os adversários na chave foram Red Bull Brasil, Palmeira e União Mogi. A classificação à segunda fase veio após três vitórias (2 x 1, 5 x 1 e 3 x 1, respectivamente). Para chegar à terceira fase, os meninos rubro-negros ganharam do Brasília por 3 x 0.
Na terceira fase, o Mais Querido enfrentou o Red Bull Brasil novamente e venceu por 1 x 0. O adversário das oitavas de final foi o Bahia, reeditando a final da Copinha de 2011. Após um empate em 2 x 2, a vaga nas quartas de final veio nos pênaltis (5 x 4). Depois, os garotos da Gávea eliminaram o São Paulo (2 x 0) e o Atlético-MG (2 x 1) para chegar à terceira final de sua história na competição de base mais importante do Brasil.
Valendo o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2016, o Flamengo pegou o Corinthians, que abriu 2 x 0 ainda no 1º tempo da final. Na volta do intervalo, o Rubro-Negro buscou o empate em 2 x 2, com gols de Trindade e Matheus Sávio. Nos pênaltis, o goleiro Thiago defendeu duas cobranças e Patrick Valverde marcou o gol de mais uma taça do torneio.
Que jogaço foi esse!
Final da Copinha 2016@Flamengo x Corinthians pic.twitter.com/79ONxpn0CW
— isempreflamengo (@iSempreFlamengo) January 11, 2022
2018
O quarto e último título do Flamengo na Copinha foi em 2018, quando caiu no Grupo 21. Na estreia, contra o Ji-Paraná, o atacante Lucas Silva marcou dois gols na goleada por 6 x 0. A segunda partida foi mais complicada, tanto que ficou apenas no empate por 1 x 1 com o Aimoré. Gol de Luiz Henrique.
Na briga pela liderança da chave, os garotos rubro-negros venceram o Oeste por 2 x 0, com gols marcados por Lucas Silva e do meia-atacante Pepê. A segunda fase da competição daquele ano foi mais fácil para o Mengo, que goleou o Elosport por 5 x 0. Para chegar às oitavas de final, uma vitória sobre o Coritiba por 1 x 0 (gol de Bernardo) foi suficiente.
Roteiro parecido com o triunfo por 1 x 0 sobre o Audax, cujo gol foi anotado por Bill. Na fase seguinte, o Flamengo também venceu por 1 x 0, desta vez o Avaí. Já na semifinal daquela Copa São Paulo de Futebol Júnior, os meninos da Gávea venceram a Portuguesa por 3 x 2, com dois gols de Vitor Gabriel e um de Luiz Henrique.
A final da Copa São Paulo de 2018 foi contra o São Paulo, e um gol relâmpago de Wendel logo nos primeiros minutos de jogo sacramentou o tetracampeoanto do Flamengo na competição sub-20.
Olha esse Flamengo campeão da Copinha de 2018! pic.twitter.com/XwNAZf0wvB
— Andrade (@AndradeRNegro2) December 30, 2021
Como foi a participação do Flamengo na Copinha em 2023?
Na última edição do torneio de base mais importante do futebol brasileiro, o Flamengo foi eliminado ainda na segunda fase, após perder para o Avaí por 2 x 1. Só que é importante lembrar que seis jogadores inscritos na Copinha 2023 foram chamados pelo time principal no meio da competição de base para a disputa do Carioca.
Entre eles estava Lorran, meia-atacante que é considerado uma das grandes joias reveladas pela Gávea nos últimos anos e já desperta o interesse de clubes europeus. Rayan Lucas, que costuma aparecer entre os profissionais, também jogou o torneio de base em 2023 pelo Mais Querido.