Brasil

Flamengo pode ser chave para classificação do Cruzeiro para a Libertadores; entenda

Time celeste recebe o rubro-negro nesta quarta-feira (6), no Independência, pelo Brasileirão

Mesmo que só se fale da final da Copa Sul-Americana na torcida do Cruzeiro, a equipe celeste tem importantes desafios pela frente antes de encarar o Racing (ARG), no dia 23, em Assunção, no Paraguai. Nesta quarta-feira (6), a Raposa recebe o Flamengo, no Independência, às 21h, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Flamengo esse que pode ser decisivo para as aspirações do clube celeste na temporada por dois fatores: desempenho no Brasileirão e na Copa do Brasil.

Falando primeiramente do campeonato nacional, a tendência é que o Flamengo não entre com força máxima contra o Cruzeiro, visto que está em meio à disputa da final da Copa do Brasil — o rubro-negro venceu o Atlético-MG no 3 a 1 no jogo de ida, no Maracanã.

Ainda há indefinição sobre como o treinador Filipe Luís escalará o time. Os primeiros esboços devem ocorrer nos treinamentos desta terça (7).

O Flamengo irá poupar jogadores contra o Cruzeiro?

Se depender do vice-presidente de futebol do Fla, Marcos Braz, Filipe Luís — que tem o poder da escolha — priorizará o mata-mata da Copa do Brasil.

Com certeza a escalação de quarta-feira (contra o Cruzeiro) será visando a final contra o Atlético-MG. É claro que eu não conversei com o Filipe Luís e quem manda é ele. Mas ele é sabedor da importância do jogo de domingo. E mais do que isso, o Flamengo tem essa vantagem, é uma boa vantagem, mas não define absolutamente nada — afirmou Braz, na zona mista após Flamengo 3×1 Atlético-MG.

Filipe Luís apontou o desejo de seguir por outro caminho e na coletiva pós-jogo de domingo (3), afirmou que só não irão jogar os atletas que não tiverem condições para isso.

Não temos grupo para poupar. Temos um Brasileiro pela frente e iremos em busca da vitória contra o Cruzeiro. Iremos começar a estudar e os jogadores vão começar a se recuperar. Há alguns que não vão ter condições de se recuperar, e outros vão poder jogar — declarou o treinador flamenguista.

O rubro-negro deve ser escalado por Filipe Luís com algo próximo a:

  • Rossi, Varela (Wesley), Fabrício Bruno (Léo Ortiz), Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Evertton Araújo e Alcaraz; Gerson (Michael), Bruno Henrique (Plata) e Gabigol.

Vencer a partida desta quarta é fundamental para que o Cruzeiro consiga se manter próximo do G6 do Campeonato Brasileiro, o que daria mais tranquilidade para a equipe trabalhar focada na final da Copa Sul-Americana.

Além disso, em caso de uma derrota na decisão, o time celeste precisará garantir vaga na Copa Libertadores de 2025 pelo Brasileirão.

Ficar de fora do principal torneio de clubes da América do Sul no ano que vem impactaria de forma muito negativa no ambicioso planejamento celeste.

Atualmente, o Cruzeiro ocupa a oitava posição, com 44 pontos em 31 jogos. O sexto colocado, São Paulo, se desgarrou e tem 51 pontos.

Outro ponto importante é que vencendo seus dois últimos jogos pré-Data Fifa, contra Flamengo e Criciúma, a Raposa não teria tanta urgência em superar o Corinthians, confronto pelo Brasileirão que ocorre poucos dias antes da final contra o Racing.

Flamengo campeão seria benéfico para o Cruzeiro

O Flamengo também pode ajudar o Cruzeiro sendo campeão da Copa do Brasil — ainda que um título rubro-negro ameace a dominância celeste na competição, visto que a Raposa tem seis títulos enquanto os cariocas têm quatro.

Bem, a ajuda flamenguista não passa apenas por impedir um título do rival Atlético-MG, mas pela possibilidade de abertura de um G7 no Brasileirão.

Tendo o G6 já ficado consideravelmente distante, é mais fácil para o Cruzeiro superar o Bahia, atual sétimo colocado, com 46 pontos, dois a mais que a equipe mineira.

Por isso, um título flamenguista, deixaria a missão celeste mais fácil. Sendo assim, os rubro-negros mundo afora terão um reforço grande na torcida para o jogo derradeiro da final da Copa do Brasil.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo