Brasil

Iluminado, Flamengo se classifica no último lance e vai às quartas de final da Copinha

Depois de sofrer o empate já nos acréscimos, o Flamengo buscou o resultado com golaço de Felipe Lima, venceu o Botafogo-SP e está na próxima fase da Copinha

O Flamengo venceu o Botafogo de Ribeirão Preto por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (17), em jogo válido pela Copa São Paulo de Futebol Júnior. Daniel Rogério marcou no primeiro tempo e Felipe Lima, no último lance da partida, garantiu a classificação, enquanto Rafael empatou já nos acréscimos. Em mais uma atuação importante do time comandado por Raphael Bahia, o Rubro-Negro volta a exceder as expectativas na competição.

A garotada, em sua maioria do sub-17, está representando muito bem o Flamengo na Copinha. Ainda que tenham sido lançados na fogueira, depois de mais de dez atletas terem sido entregues aos profissionais para a disputa do Carioca, as jovens promessas deram conta do recado. Wallace Yan, novamente, foi o destaque do jogo.

Primeiro tempo brigado, com gol de replay

Os 45 minutos iniciais de Flamengo e Botafogo-SP foram bem movimentados. As duas equipes buscaram o gol de maneira incessante, embora os Garotos do Ninho tenham conseguido leve vantagem no número de chances criadas. Faltava o último passe, aquele que desmonta a defesa e deixa o atacante na cara do gol. E ele veio com seu principal destaque desde a mudança do elenco: Wallace Yan.

O atacante, que gosta de atuar pelos lados do campo, recebeu pela esquerda, levantou a cabeça e cruzou na medida para o volante Daniel Rogério marcar. Os papéis invertidos se repetiram, já que o camisa 25 já havia balançado as redes com passe do companheiro no último compromisso, diante do São José. 

Depois do gol, o Botafogo tentou pressionar, mas esbarrou numa arrumada defesa do Flamengo. O Rubro-Negro, por sua vez, começou a encontrar espaços nos contra-ataques. Deu para ver, na reta final, que os dois times apresentaram um pouco de cansaço em Osasco, por conta do forte calor.

Sufoco até o fim

Pelo resultado, o bom time do Botafogo-SP começou a pressionar na etapa complementar, apoiado pela postura do seu adversário. Ao contrário do que aconteceu nos últimos jogos, o Flamengo recuou, chamou o tricolor de Ribeirão para o seu campo e começou a “sofrer”. Com isso, os paulistas empilharam chances de gol, mas, novamente, esbarraram na boa defesa do Rubro-Negro.

O goleiro Lucas, discreto nas duas primeiras partidas, foi importante para o Flamengo, com defesas providenciais. Os minutos finais, no entanto, reservaram grande emoção para os envolvidos. No apagar da luzes, já aos 46 minutos da etapa final, Rafael empatou para o Botafogo em chute da entrada da área e silenciou os rubro-negros em Osasco.

Quando a decisão caminhava para os pênaltis, o Flamengo voltou a ficar na frente do placar, no último lance de bola rolando na partida. Felipe Lima recebeu dentro da área e, com tapa de extrema categoria, deu números finais à partida. Emoção total dos Garotos do Ninho, que seguem fazendo história.

Flamengo classificado para as quartas de final

Com o resultado, o Rubro-Negro garantiu vaga nas quartas de final da Copinha. O rival na próxima fase será o Aster, sensação da competição, com pouco mais de um ano de existência, tendo eliminado gigantes como o Palmeiras, por exemplo. O duelo acontecerá na próxima sexta-feira (17), ainda em Osasco, sem data definida pela organização do torneio.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo