Brasil

Classificação, invencibilidade e mais: o que está em jogo para o Flamengo contra o Boavista

O Flamengo chega ao jogo diante do Boavista com possibilidades interessantes na tabela, além de mirar consistência ainda maior em 2024

O Flamengo enfrenta o Boavista nesta terça-feira (20), em jogo válido pela nona rodada da Taça Guanabara. O duelo é importante demais para a equipe de Tite, não apenas pelas pretensões na tabela de classificação, mas pela organização e consistência da equipe como um todo. O treinador, inclusive, também contará com um reforço importante.

De La Cruz, entregue ao departamento médico desde o início do carnaval, treinou com o grupo e deve ficar à disposição. A estreia de Viña também gera expectativa, embora as chances de começar entre os titulares sejam baixas. A Trivela esquenta o jogo do Flamengo com aquilo que ele tem de melhor.

Boas e más notícias

Enquanto contará com De La Cruz, além da provável estreia de Matias Viña, apresentado nesta segunda-feira (19) no Ninho do Urubu, Tite também terá algumas baixas importantes. Allan contraiu dengue, enquanto Gerson teve uma infecção renal e está no hospital até melhorar o problema. A dupla já estaria fora de qualquer maneira, mas o último treino antes da partida rendeu mais desfalques.

Pulgar apresentou uma virose, teve febre, passou mal e dificilmente entrará em campo. Como se trata de um jogo de menor apelo, contra um rival de pouca expressão, o Flamengo não deve forçar. Fabrício Bruno será poupado pelo desgaste físico, pensando na fase final do Campeonato Carioca. Dessa forma, Tite terá quatro baixas no total.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Classificação antecipada?

Nesse momento, a tabela de classificação permite que o Flamengo confirme vaga na fase final do Campeonato Carioca com uma vitória. O Rubro-Negro possui 18 pontos e iria a 21 com um triunfo, estacionando na liderança pelo saldo de gols. Mais importante que a ponta, a equipe de Tite não poderia mais ser alcançada pelo Botafogo, primeiro fora do G-4.

  1. Fluminense – 21 pontos (6 vitórias e +10 de saldo)
  2. Flamengo – 18 pontos (5 vitórias e +13 de saldo) – 1 jogo a menos
  3. Nova Iguaçu – 18 pontos (5 vitórias e +3 de saldo)
  4. Vasco da Gama – 16 pontos (4 vitórias e +5 de saldo)
  5. Botafogo – 14 pontos (4 vitórias e +4 de saldo)

Dessa forma, caso garanta a classificação antecipada para a fase final, o Flamengo chegaria tranquilo às últimas duas rodadas, ainda que em uma delas enfrente o Fluminense, em jogo que deve definir o campeão da Taça Guanabara. É importante que o Rubro-Negro também termine entre os dois primeiros, no intuito de levar a vantagem do empate para as semifinais.

O Flamengo quer ser campeão da Taça Guanabara, algo que não aconteceu no ano passado (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

Invencibilidade em disputa

Além da vaga, o Flamengo também quer se manter invicto em 2024. Foram oito jogos oficiais e mais dois amistosos, com aproveitamento de 73%. A equipe de Tite só não venceu Vasco e Orlando City com os titulares, tendo empatado outras duas vezes, diante de Portuguesa-RJ e Nova Iguaçu, quando o sub-20 representou os profissionais, no início do Carioca.

Veja números do Flamengo em 2024

  • 10 jogos (6 vitórias e 4 empates)
  • 17 gols marcados (Melhor ataque entre os cariocas)
  • 2 gols sofridos (Melhor defesa do ano na Série A)
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo