Brasil

Flamengo aposta no projeto para ter versatilidade de Scarpa, mas encontra forte concorrência

Sem oportunidades na Inglaterra e na Grécia, Scarpa começa a voltar as atenções ao Brasil, e o Flamengo pretende batalhar pela contratação do meia

Depois de encaminhar a contratação de duas prioridades, o Flamengo foi atrás de mais uma, e o alvo é um velho conhecido do futebol brasileiro: Gustavo Scarpa. Nos últimos dias, o Rubro-Negro voltou a sondar a situação do meia brasileiro, que pertence ao Nottingham Forest, da Inglaterra, e está emprestado ao Olympiacos, da Grécia. Ele vive indefinição na Europa.

O Flamengo foi atrás de Gustavo Scarpa pela versatilidade do atleta. Ainda que seja um meia de origem, a grande passagem pelo Palmeiras teve muito do jogador caindo pelo lado direito, uma carência identificada pela comissão técnica de Tite. O treinador e seus auxiliares, inclusive, são entusiastas do futebol de Gustavo Scarpa. A informação é do ge e foi confirmada pela Trivela.

Desejo antigo e versatilidade pesam a favor de Scarpa

Não é de hoje o interesse do Flamengo em Gustavo Scarpa. O Rubro-Negro chegou a sondar a situação do meia na última janela de transferências, mas ele optou por permanecer na Europa e tentar a sorte no Olympiacos, de outro velho conhecido da Nação, o lateral rodinei. Ao contrário do “avión”, o ex-Palmeiras não conseguiu se firmar e entrou em campo poucas vezes.

Era natural que o Flamengo o procurasse novamente, já que a situação entre jogador e clube não mudou. Scarpa não conseguiu ter espaço no Nottingham Forest e, como a passagem pelo futebol grego não deu frutos, o objetivo do clube inglês é negociá-lo. A contratação, concretizada ao fim de 2022, foi de graça, ou seja, a pedida dos ingleses não deve ser das mais altas.

Scarpa teve poucas oportunidades no Nottingham Forest e pode voltar ao Brasil (Foto: Icon sport)

Como mencionado, a versatilidade de Scarpa é o principal fator para a nova procura do Flamengo. A comissão técnica de Tite entende que o jogador pode ser a peça que o clube busca para a ponta direita, mas também não perderia as características de meia armador, vistas em grande nível no Palmeiras. A Trivela entende que, dependendo das circunstâncias do jogo, o atleta também poderia ser utilizado como complemento para Arrascaeta e, quem sabe, Nicolás De La Cruz.

Scarpa também pode se beneficiar da técnica de outro canhoto do elenco: Everton Ribeiro. Se tiver o contrato renovado pelo Flamengo, o camisa 7 pode fazer uma bela dupla de opções com o ex-Palmeiras. Tudo dependerá das circunstâncias das partidas, esses mini-jogos citados por Tite a cada coletiva. Se quiser mais velocidade, Adenor ainda tem Luiz Araújo.

Flamengo encontrará concorrência

Ninguém disse que será fácil. Se quiser contratar Scarpa, o Flamengo precisará vencer outros dois clubes que já estão colocados na briga há algum tempo. Atlético Mineiro e Internacional fizeram contatos com o estafe do jogador e aguardam um posicionamento vindo da Inglaterra. Entrar em leilão não é um costume do Rubro-Negro, que deseja ter as contratações à disposição de Tite na apresentação, marcada para o dia 08 de janeiro.

O departamento de futebol do Flamengo está ciente do que agrada Scarpa, tendo em vista a consulta realizada no meio deste ano, mas deve encontrar dificuldades na negociação. Disputar a Libertadores pesa ao seu favor, mas o alto número de meias, que seria um alicerce de Tite, pode fazer com que o ex-Palmeiras busque um lugar menos disputado. Nesses moldes, quem está saindo na frente é o Galo.

Planos do meia brasileiro estão mudando

Tudo dependerá da decisão de Scarpa. O Nottingham Forest já trabalha com negociações pelo meia, mas ele ainda precisa decidir se deseja mesmo retornar ao Brasil. Quando deixou o Palmeiras, ao não renovar contrato, o jogador confirmou que o sonho era viver na Europa por pelo menos dois anos. O primeiro, no entanto, foi de pouquíssimas oportunidades.

Scarpa chegou à Inglaterra como melhor jogador do Brasileirão, mas não conseguiu se firmar. Foram apenas dez partidas pelo Nottingham Forest antes de ser emprestado ao Olympiacos, onde também jogou pouco: só 11 compromissos disputados. Uma lesão complicada na panturrilha também não ajudou o meia a ter a continuidade esperada.

Scarpa chegou ao Olympiacos em agosto, mas não conseguiu se firmar (Foto: Divulgação)

 

O meia ainda não se decidiu, mas os olhos já observam o futebol brasileiro com mais carinho. Para onde quer que vá, Scarpa deve voltar a ser protagonista. Vale lembrar que ele está emprestado ao Olympiacos até junho do próximo ano e seu contrato com o Nottingham Forest vai até a metade de 2026.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo