Brasileirão Série A

Scarpa no Flamengo? O que se sabe sobre o interesse no ex-Palmeiras

Meio-campista teve sua primeira experiência na Europa, mas não teve bom desempenho

Com Claudinho, De La Cruz e, mais recentemente, Wendel na mira, está claro que o Flamengo busca reforçar o setor de meio-campo. Um dos outros nomes a serem sondados, Gustavo Scarpa, ex-jogador do Palmeiras, desperta o interesse, mas as negociações não devem ter novos capítulos, por conta da vontade do meia.

Scarpa chegou ao Nottingham Forest no fim do ano passado, parte de um sonho a ser realizado pelo jogador. A vontade de jogar na Europa permanece e, mesmo que esteja sem espaço na equipe da Premier League, o meia deve ser emprestado a outro clube do continente, conforme apurou a Trivela, com fontes relacionadas ao clube inglês e ao jogador.

A movimentação do Flamengo

Ciente das dificuldades em negociações por Claudinho e De La Cruz, as duas que mais avançaram, o Flamengo mapeou outros nomes no mercado. Pelo excelente desempenho apresentado no Palmeiras, onde foi líder e craque do Brasileirão de 2022, Scarpa entrou na lista de desejos. As conversas, porém, foram rápidas.

O departamento de futebol do Flamengo apenas procurou o staff do meia para saber da disponibilidade e, se possível, debater valores salariais. O Rubro-Negro costuma procurar os representantes do alvo, antes de entrar em negociações com o clube que detém os direitos econômicos. Como o debate não alcançou tal nível, a direção nem sequer esteve em contato com o Nottingham Forest.

LEIA MAIS: Flamengo recalcula rota e Wendel, do Zenit, volta a despertar interesse

Gustavo Scarpa sorri durante apresentação no Nottingham Forest (Foto: Divulgação)

Primeira temporada apagada de Scarpa na Inglaterra

Seis meses depois de contratar Scarpa sem custos, já que o meia não renovou com o Palmeiras, o Nottingham Forest não vê o jogador com espaço no elenco. O salário de 330 mil libras, cerca de R$ 2 milhões, três vezes mais do que ele recebia no Alviverde, segundo o portal “O Futebolero”, também não ajuda no caso do brasileiro.

O primeiro semestre de Gustavo Scarpa na Premier League foi abaixo da expectativa. O atleta se lesionou em duas oportunidades, no joelho e na panturrilha, no entanto, quando esteve saudável, também não teve o rendimento esperado. Ao todo, Scarpa participou de dez jogos sendo seis deles pela Premier League, três pela EFL Cup e um pela Copa da Inglaterra.

Pelo posicionamento do staff de Scarpa, a ideia é de que ele permaneça na Europa por pelo menos mais uma temporada, já que o “sonho” do atleta contava com pelo menos três no Velho Continente. Foram 486 minutos em campo nos primeiros seis meses, que não resultaram em gols ou assistências.

Gustavo Scarpa teve início complicado no Nottingham Forest (Foto: PAUL ELLIS/AFP via Getty Images/One Football)

O clube inglês ainda não informou os representantes de Scarpa, de maneira oficial, sobre a decisão visando o futuro. Tudo deve ser resolvido nos próximos dias, conforme a pré-temporada europeia for dando seus primeiros passos. Por enquanto, o meia brasileiro segue como parte do plantel do Nottingham Forest, que também conta com outro ex-jogador do Palmeiras: o volante Danilo, de 22 anos.

Os números de Scarpa no Nottingham Forest

• 10 jogos, sendo 6 como titular
• 488 minutos em campo
• Nenhum gol
• Nenhuma assistência
• Um cartão amarelo

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo