Brasil

Flamengo aguarda desfecho na temporada para investir em alvo já conhecido

Conversas entre representantes de De La Cruz e Flamengo nunca pararam, e departamento de futebol já admite pagar multa ao River Plate

O primeiro alvo do Flamengo para a janela de transferências do fim do ano nem é aquela novidade para a torcida e diretoria do clube. Depois de se frustrar no meio da temporada, o Rubro-Negro planeja nova investida para tirar o meia Nicolás De La Cruz do River Plate, da Argentina. O aporte deve ser um dos principais da equipe desde 2019.

O principal obstáculo da negociação segue sendo o River Plate, que, nas palavras de Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, “sentou em cima da multa”. O valor para tirar o uruguaio de Buenos Aires sem precisar negociar é de 16 milhões de dólares, cerca de R$ 78 milhões. Nas outras frentes, contudo, as conversas caminham bem, e as partes nunca deixaram de manter contato. 

Staff e Flamengo em sintonia

Não é de hoje que os representantes de De La Cruz estão em contato com o departamento de futebol do Flamengo. Desde maio, quando a primeira foi estabelecida, as conversas funcionam bem e em bom tom. O uruguaio e seu staff já demonstraram o desejo pela transferência rumo ao Rio de Janeiro em diversas oportunidades, mas o acordo em si ainda não foi selado.

A Trivela apurou que as partes tratam tudo com cautela, mas, entre si, veem caminho livre para fechar a negociação depois que tudo for acertado com os clubes. As bonificações do meia uruguaio, por metas e títulos, além de uma provável valorização salarial, já estiveram na agenda das conversas. Nesse aspecto, o Flamengo está bem encaminhado.

Braz e Spindel terão trabalho para trazer De La Cruz ao Rio de Janeiro (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

River quer a multa

Como mencionado, o problema da negociação é o River Plate que, ciente da valorização do jogador no mercado, além do fato de perder uma peça chave para um rival de Libertadores, pede os valores da multa rescisória. Inicialmente, o Rubro-Negro trabalhava com proposta que poderia chegar na casa dos 12 milhões de dólares, quatro a menos que o total. Agora, a situação é diferente.

O Flamengo já admite a possibilidade de desembolsar o valor integral da multa rescisória para tirar De La Cruz do River Plate. Caso pague os 16 milhões de dólares, o clube argentino não poderá mais bater de frente com o Rubro-Negro, que terá caminho livre para firmar o acordo. Vale lembrar que o clube argentino detém apenas 30% dos direitos econômicos do jogador e quer o pagamento à vista.

Os outros 70% pertencem ao clube formador, o Liverpool, do Uruguai. Ao se aproximar do clube de Montevidéu para negociar, o Flamengo não teve dificuldades. Nesses moldes, é só questão de tempo até o Rubro-Negro aparar todas as arestas.

De La Cruz comemora um de seus gols pelo River Plate (Foto: Marcelo Endelli)

Investida marcada para dezembro

Como informou o jornalista Mauro Cezar, do UOL Esporte, o Flamengo prepara a investida por De La Cruz para dezembro. Nenhuma reunião com o River Plate foi marcada, já que o clube da Gávea ainda aguarda o desfecho da temporada para encarar a negociação. Segundo uma fonte revelou à reportagem da Trivela, o Rubro-Negro não deseja que as tratativas se arrastem, como foi na última janela de transferências.

Primeiro reforço de uma lista

Se chegar, De La Cruz será o primeiro de uma lista de reforços feita pelo departamento de futebol, em parceria com a comissão técnica, claro. Além de um meia criador, o Flamengo também pretende contratar um zagueiro, um lateral esquerdo e um volante de marcação. Essas são as três prioridades do Rubro-Negro para a próxima janela de transferências.

Os dois primeiros chegam por conta das saídas esperadas pelo Flamengo no fim do ano. O departamento de futebol almeja um nome para competir pela lateral esquerda com Ayrton Lucas, já que Filipe Luís dificilmente renovará, por conta da idade avançada. Na zaga, Rodrigo Caio está fora dos planos e David Luiz pode negociar a quebra da cláusula de renovação automática para deixar o Rubro-Negro ainda em 2023.

A Trivela apurou, inclusive, que mais de um nome pode ser contratado para o setor, visto que o Flamengo teme perder Fabrício Bruno e Léo Pereira para a janela de transferências. O primeiro sonha com a Europa, e já recebeu sondagens de clubes do Velho Continente. O canhoto, por sua vez, é alvo do mundo árabe e já balançou com proposta da Arábia Saudita no meio do ano.

Em ano de eleição, Landim e Braz prometem não poupar esforços para contratar (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

A última prioridade é um volante de marcação, mas que saiba sair para o jogo. O Flamengo até está bem servido na posição, com Thiago Maia, Erick Pulgar e Allan, mas entende que pode se reforçar ainda mais no setor. São os primeiros caminhos do clube que, vale destacar, ainda não definiu nomes específicos para as posições, embora tenha alguns no radar.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo