Felipe Melo quer se aposentar em 2025, mas não sabe se fica no Fluminense
Zagueiro não tem renovação definida com o Tricolor, e plano de jogar o Mundial em 2025 não está garantido
Felipe Melo anunciou em um vídeo em suas redes sociais que quer se aposentar no fim de 2025. A ideia do zagueiro do Fluminense é disputar o Mundial de Clubes do próximo ano, em novo formato, e encerrar sua carreira — com planos de virar técnico.
Mas seu contrato vai apenas até 31 de dezembro de 2024, e a Trivela apurou que sua renovação com o Tricolor não está garantida.
Um dos líderes do elenco e capitão quando está em campo, Felipe sofreu algumas lesões e disputou apenas 23 jogos na temporada. Aos 41 anos, o jogador não é mais titular absoluto como em 2023, quando conquistou seu terceiro título da Libertadores e levantou a taça pelo Flu, clube do coração de sua família.
Pouco utilizado por Mano Menezes, ele vive indefinição no clube.
A presença fora de campo segue muito importante no clube. O jogador é constantemente visto e celebrado por sua postura no vestiário e nos treinamentos no CT Carlos Castilho. Dentro de campo, entretanto, o desempenho não têm sido tão bom. Em suma, sua renovação não está garantida.
Fluminense ainda não decidiu se renova contrato de Felipe Melo
A situação contratual de Felipe Melo depende também de como estará o Fluminense em 2025. Isso porque o clube vive uma temporada aquém do esperado, e, naturalmente, precisa definir como será o seu próximo ano em termos de orçamento.
A Trivela apurou que nenhuma decisão será tomada até que o Tricolor se livre do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, pois esse é o principal objetivo neste momento.
Por um lado, há quem defenda a renovação com o defensor pelos serviços prestados ao clube e liderança importante no elenco. Outros, contudo, enxergam um declínio técnico em função da idade avançada, além de questões físicas, como um problema crônico no joelho.
A declaração pública do seu desejo em renovar contrato e disputar o Mundial de Clubes de 2025 foi recebida com naturalidade no CT Carlos Castilho.
O clube sabe da vontade do jogador, embora não tenha batido o martelo sobre a sua renovação. Com salário alto e rendimento inferior aos últimos anos em 2024, tudo dependerá de como será a próxima temporada do Fluminense. A decisão será tomada pelo presidente Mário Bittencourt e pelo diretor Paulo Angioni, além, claro, da comissão técnica.
É importante lembrar que Mano Menezes também possui contrato apenas até o fim do ano.
Marcelo também ainda não sabe se fica
Outros cinco jogadores do elenco do Fluminense têm contrato até o fim de 2024: Felipe Alves, Manoel, Marcelo, Diogo Barbosa e Jan Lucumí. Destes, apenas um recebeu um aviso da diretoria de que está nos planos para 2025.
E não foi Marcelo, que tem indefinição parecida com a de Felipe Melo. Isso porque o lateral-esquerdo ainda não decidiu se jogará mais uma temporada. O camisa 12 vive às voltas com um desejo de se aposentar e retomar a vida em família, com a carreira expoente do filho Enzo, no Real Madrid, como um fator importante para retornar à Espanha, por exemplo.
Marcelo tem, contudo, o mesmo desejo de disputar o Mundial de Clubes em 2025. Outro líder eminente do elenco e ídolo da torcida, o jogador de 36 anos certamente terá um tratamento diferente para decidir sobre sua renovação.
Em entrevista recente, em homenagem recebida pelo clube em Xerém, ele cobrou publicamente o presidente Mário Bittencourt.
— O presidente (Mário Bittencourt) estava aqui hoje (em Xerém). Eu falei: “vamos renovar essa parada aí”. Está cheio de lateral chegando aí. Cinco laterais. Vai me mandar embora agora? Não, não. Não é assim não, compadre. Senão vou ficar deitado aqui (no Estádio Marcelo Vieira). Quero ver quem vai me tirar (risos) — disse o jogador à TNT Sports.
A Trivela, entretanto, apurou que essa conversa não existira até então. Depois, algumas reuniões foram feitas, mas o futuro do craque está indefinido.
Dentre os seis jogadores com contrato a se encerrar no fim do ano, apenas Diogo Barbosa recebeu uma certeza de que faz parte dos planos e negociará a extensão do vínculo após o fim da competição. Felipe Alves e Jan Lucumí não ficam, enquanto Manoel se junta a Felipe Melo e Marcelo em situação indefinida.