Brasil

Fabrício Bruno é o vencedor do Flamengo nesta Data Fifa, por ampla margem

Titular absoluto no Flamengo, Fabrício Bruno aproveitou as oportunidades de Dorival Júnior e se destacou na Seleção Brasileira

Seis jogadores do Flamengo participaram da Data Fifa de março, mas nenhum com o destaque e o prestígio de Fabrício Bruno. O zagueiro surpreendeu a todos com a titularidade nos dois amistosos da Seleção Brasileira, diante de Inglaterra e Espanha, mais ainda pelas atuações extremamente seguras em ambos os jogos. Tudo isso é fruto de um grande trabalho no Rubro-Negro.

Se todos esperavam um período com os uruguaios em destaque, pela profusão de grandes jogadores, esse momento de Fabrício Bruno traz um sorriso ainda maior no Flamengo. Apesar disso, ele aumenta, também, o receio por uma possível transferência. A Trivela explica melhor a situação do defensor, o melhor do Rubro-Negro desde 2023.

Grandes atuações pela Seleção Brasileira

Fabrício Bruno esteve em campo ao longo dos 90 minutos nas duas partidas e mostrou muita segurança na estreia pela Seleção Brasileira. A principal atuação veio diante dos ingleses, em Londres, quando o zagueiro do Flamengo anulou Ollie Watkins, líder de participações em gol da Premier League. O corte dele no primeiro tempo foi providencial para pavimentar a vitória brasileira. Ele também foi bem contra a Espanha, embora não tenha conseguido manter a meta intacta.

Os incríveis 93% de precisão no passe impressionaram, especialmente pelo aproveitamento próximo a 50% nos lançamentos, marca excelente para um zagueiro. Fabrício Bruno venceu praticamente todos os duelos, seja no chão ou pelo alto, e acumulou mais dez cortes precisos. O único problema foi o cartão amarelo recebido diante da Espanha, no Santiago Bernabéu. Os palcos de grande apelo não desestabilizaram o foco do defensor do Flamengo.

Fabrício Bruno estreou com brilho pela Seleção Brasileira, contra dois grandes rivais (Foto: Icon Sport)

Elogios da imprensa internacional

Por mais que os jornalistas espanhóis também tenham elogiado, foram os ingleses que se derreteram pelo desempenho de Fabrício Bruno na vitória por 1 a 0, em Wembley. Os jornais The Guardian, Daily Mail e Squawka classificaram a atuação do defensor do Flamengo como “poderosa” e “segura”.

“O defensor central do Flamengo anulou (Ollie) Watkins sem problemas na capital”, escreveu o Daily Mail, que deu nota 7 ao zagueiro pela boa marcação no atacante do Aston Villa, um dos principais goleadores da Premier League nesta temporada.

“Foi o seu grande desarme sobre Watkins que negou o golo ao jogador do Aston Villa na primeira parte, e ele defendeu bem o tempo todo”, disse o Squawka, que deu a maior nota a Fabrício Bruno entre os jornais analisados: 8.

“Fabrício Bruno estreou por causa dos problemas de lesão do Brasil e não errou nada. O zagueiro do Flamengo parecia poderoso”, finalizou o The Guardian, que também deu nota 7 ao defensor após a atuação segura em Wembley.

Não é surpresa

Ainda que muitos tenham franzido a testa quando Fabrício Bruno foi escalado como titular da Seleção Brasileira, a decisão de Dorival Júnior não veio como uma surpresa para o zagueiro. Pelo contrário, ele frisou, após o jogo contra a Espanha, que a oportunidade é fruto de um trabalho que vem desde o ano passado. Em 2024, ele ainda não sofreu nenhum gol em jogos oficiais e faz parte da melhor defesa do Brasil, comandada por Tite. Palavras fortes do defensor na zona mista.

— As pessoas julgam muito o livro pela capa e não têm muito o entendimento. Mas minha mentalidade é muito forte, eu faço acompanhamento psicológico para não deixar isso me abater — disse.

Sobre o futuro

Não é segredo, pelo menos para a Trivela, que Fabrício Bruno tem o sonho de jogar na Europa. Pela performance em 2023, o Flamengo esperava receber propostas vantajosas na última janela de transferências, algo que não se concretizou, e o clube aproveitou para renovar o vínculo com o defensor até 2028. Isso não impede, contudo, que ele atraia o interesse do Velho Continente no próximo mercado.

Segundo o jornalista Fabrizio Romano, Fabrício Bruno recebeu sondagens de Atalanta, Wolverhampton, Nottingham Forrest e clubes do mundo árabe na janela anterior, e o Flamengo estaria disposto a vendê-lo por valores entre 12 e 15 milhões de euros, mais de R$ 70 milhões na cotação atual. Por enquanto, não houve nenhuma movimentação nos bastidores.

O zagueiro permanecerá no Flamengo pelo menos até o meio do ano, quando decidirá seu futuro. É provável que ele esteja presente no jogo do próximo sábado (30), válido pela ida da grande final do Campeonato Carioca. O Rubro-Negro enfrentará o Nova Iguaçu no duelo em questão, a partir das 17h (de Brasília), no Maracanã.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance! e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo