Brasil

Everson está ao lado dos melhores goleiros do mundo após atingir marca no Atlético-MG

Everson atingiu 100 jogos sem sofrer gol pelo Atlético, e esse dado o coloca entre os melhores do mundo na posição

A vitória do Atlético-MG por 2 a 0 contra o Sport nesta terça-feira (30), pela terceira fase da Copa do Brasil, teve um gosto ainda mais especial para o goleiro Everson, que completou 100 jogos sem sofrer gol com a camisa do Galo. A média do chamado “clean sheet” do dono da meta atleticana é melhor ou próxima a dos considerados melhores goleiros do mundo.

Everson chegou aos 100 jogos sem sofrer gol pelo Atlético na sua partida de número 238, o que significa que ele não foi vazado em cerca de 42% das vezes que entrou em campo, uma média bastante alta, que fica próxima das dos principais goleiros da história e da atualidade.

Em 2023, este foi o 9° jogo de Everson sem sofrer gols. Em 2023, ano que ele foi um dos melhores (se não o melhor) goleiro do país, somou 24 clean sheets, mas a marca insuperável até agora é do histórico ano de 2021, quando ele ficou 34 partidas sem ter a meta vazada.

Clean sheets de Everson pelo Atlético

  • 2020: 9 partidas
  • 2021: 34 partidas
  • 2022: 24 partidas
  • 2023: 24 partidas
  • 2024: 9 partidas

— Muito feliz. É uma marca muito importante, 100 jogos sem sofrer gol em 238 jogos, média de mais de 40%. Muito feliz. Sinal que o trabalho está sendo bem feito e vou continuar trabalhando para aumentar essa marca — afirmou o goleiro após o jogo.

Everson está próximo dos melhores goleiros do mundo

Ficar 42% dos jogos sem sofrer gols é uma marca extremamente relevante. Prova disso é que Victor, considerado o maior goleiro da história do Atlético, conseguiu esse feito em “apenas” 33% dos jogos, somando 140 clean sheets em 424 jogos.

E Everson não fica muito atrás, por exemplo, dos principais goleiros brasileiros do futebol mundial. Alisson passou 43% dos jogos (113/260) sem sofrer gols no Liverpool, enquanto Ederson o supera com 46% (153/329), pelo Manchester City. Na Premier League, inclusive, há um prêmio entregue todos os anos para o goleiro que termina o campeonato com mais clean sheets.

Expandindo um pouco mais o leque e analisando dois dos melhores goleiros da história do futebol, Neuer e Buffon, a média de Everson pelo Atlético também não fica longe da de ambos pelos seus principais clubes. Eles tiveram 47% de jogos sem sofrer gol por Bayern e Juventus, respectivamente.

As médias dos goleiros que atuam na Europa são baseadas nos dados do transfermaket.

Everson, o melhor da história do Atlético?

Everson já está na história do Atlético como um dos maiores e melhores da história do clube. Isso é fato e ninguém pode questionar, principalmente com ele sendo multicampeão (e crucial em várias dessas conquistas), além de atingir marcas incríveis pelo time, como a citada acima.

Diante disso, existe uma discussão sobre onde Everson está na prateleira de goleiros da história do Atlético. Em tamanho para a instituição, a disputa é pesada entre ele e Victor, com João Leite também aparecendo na briga. Para alguns, ele já superou o santo atleticano, que hoje é diretor de futebol do clube. Para outros, Victor é insuperável, até por ter sido canonizado.

Mas, em qualidade, a disputa está bem mais aberta. Quando se trata do trabalho debaixo das traves, o Galo tem alguns nomes fortes na briga. Além dos já citados Victor e João Leite, muitos também colocam Velloso e Taffarel na disputa. E Everson não está nada atrás nessa disputa, pelo contrário, é muito comum encontrar torcedores que vê o atual defensor da meta atleticana com o melhor da história do clube, mesmo que não o considerem (ainda) o maior.

— Desde o começo da minha história aqui no Galo, fui super bem recebido por todos, desde os jogadores, passando pela comissão técnica, diretoria e torcida. Isso me ajudou a me adaptar super rápido e, desde então, temos conquistado títulos importantes. Espero seguir por muito tempo aqui e conquistar mais títulos pelo clube — disse o goleiro atleticano.

Everson pelo Atlético

  • 238 jogos
  • 100 clean sheets
  • 193 gols sofridos
  • Tricampeão Mineiro (2021/22/23)
  • Campeão Brasileiro (2021)
  • Campeão da Copa do Brasil (2021)
  • Campeão da Supercopa do Brasil (2022)
Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick se formou em Jornalismo na PUC Minas em 2021. Antes da Trivela, passou por Esporte News Mundo, EstrelaBet e Hoje em Dia.
Botão Voltar ao topo