Brasil

Eleição do Santos tem confusão generalizada após tentativa de invasão da torcida na Vila Belmiro

Rebaixamento do Santos no Brasileirão inflou os ânimos na votação, e membros da torcida organizada tentaram invadir a Vila Belmiro

O rebaixamento do Santos no Campeonato Brasileiro, na última quarta-feira (6), após a derrota por 2 a 1 para o Fortaleza, na Vila Belmiro, fez a temperatura subir neste sábado (9), durante a eleição para presidente do clube. Membros de uma torcida organizada do Peixe se desentenderam com o presidente do Conselho Deliberativo do Alvinegro, Celso Jatene, e isso resultou em uma tentativa de invasão no ginásio do clube, onde ocorre a votação. Policiais Militares do Batalhão de Choque precisaram agir.

A confusão começou quando o presidente do CD foi questionado por alguns integrantes da torcida organizada. Conforme observado pela Trivela, os torcedores foram tirar satisfações com Jatene por conta de uma suposta afirmação de que a organizada teria contribuído para o rebaixamento do Santos no Brasileirão.

Jatene, que já foi membro da organizada em questão no passado, pediu calma e respeito.

Torcedor: (…) Tem que pisar fofo, não tá nem correndo com a torcida, xará 

Jatene: Eu tenho 50 anos de Torcida Jovem – tentou argumentar Jatene. 

T: F…, f…. Tá cheio de segurança aí do lado, rapaz. Vai la na torcida então pra gente trocar ideia

J: Eu vou!

T: Então vai lá pra nois trocar ideia eu e você, sem segurança

J: Por que você está falando assim?

T: Falando assim? Você deu entrevista falando que as bombas eram culpa da Jovem

J: Eu?

T: Então o caso do Bauermann era culpa da Jovem? Vai tomar no meio do seu c…, Jatene

J: Não, senhor, eu falei que…

T: Vai tomar no c… Jatene! Vai ficar pequeno pra você viu

J: Eu tenho 50 anos de Torcida Jovem

T: Eu quero que você se foda, tem que respeitar nois também, rapaz.

J: E eu não respeito?

T: Você vai tomar no meio do seu c…

J: Para com isso.

T: Vai tomar no c… Jatene

Acuado, Jatene se afastou dos torcedores e retornou para as arquibancadas do ginásio onde os membros do CD estão posicionados para a eleição. Porém, era tarde. Ele já havia enervado os torcedores.

Em bloco, a organizada, agora em maior número, forçou a entrada no ginásio. Teve início, então, uma briga generalizada entre os torcedores e os seguranças particulares contratados pelo Santos, que frearam a invasão. A todo momento, os torcedores gritavam: “Cadê o Jatene?”

Para controlar a situação, o Choque, que foi acionado antes do pleito justamente para controlar todo e qualquer tipo de protesto em razão do rebaixamento no Brasileirão, passou a agir e, com tiros de bala de borracha, afastou os torcedores da porta do ginásio.

Jatene já havia sido xingado na eleição

A eleição no Santos começou às 10 horas (horário de Brasília). E, no período da manhã, a movimentação na Vila Belmiro foi tranquila. O único momento de indignação registrado nas primeiras horas de votação no ginásio ocorreu quando um eleitor avistou o presidente do Conselho Deliberativo (CD) do Santos, Celso Jatene, em um espaço destinado aos membros do CD e disparou.

– Seu verme. Seu lixo. A culpa pelo rebaixamento também é sua -, disse. Logo após as ofensas, o eleitor foi orientado a deixar o local para evitar que o desentendimento crescesse.

Por conta da confusão, o pleito chegou a ser paralisado por alguns minutos.

 

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo