‘Última vez foi o Guardiola’: a estratégia usada por Diniz que convenceu Douglas Costa a fechar com Fluminense
Douglas Costa, novo reforço do Fluminense, chegou ao Brasil neste sábado (27) e falou pela primeira vez como atleta tricolor

O Fluminense segue fortalecendo seu elenco para 2024. Entre os reforços contratados está Douglas Costa, que estava livre no mercado e deve assinar com o Tricolor até o final de 2025. Com passagens pelo futebol europeu, o atacante esteve próximo de ir para a Turquia, mas uma estratégia utilizada por Fernando Diniz convenceu o jogador de 33 anos a voltar para o Brasil.
Douglas Costa estava prestes a fechar com o Samsunspor, onde receberia um salário maior do que no Fluminense. Contudo, o atacante mudou de ideia ao ter contato com o técnico do Tricolor. Em entrevista ao GE, o atleta explicou que uma ligação de Diniz foi fundamental para ele ir para as Laranjeiras. A última vez que ele recebeu um telefonema de um treinador foi de Pep Guardiola, então no Bayern de Munique:
“Falamos um pouco na conversa. Tinha tempo que alguém não me ligava e buscava as minhas qualidades. A última vez foi o Guardiola no Bayern de Munique. Acho que casa muito com um dos melhores momentos da minha carreira e me cativou a vir para o Fluminense”.
Antes do treinador do Fluminense procurar Douglas Costa, ele recebeu o contato do espanhol em 2015, momentos antes de ser contratado pelos Bávaros. À época, o atacante contou que Guardiola perguntou se “estava preparado para aprender a jogar futebol”, como contou em entrevista ao jornalista Duda Garbi, em 2021. O jogador fechou com o Bayern e teve uma passagem de sucesso.
Na Alemanha, Douglas Costa levantou três Bundesligas, uma Copa da Alemanha e um Mundial de Clubes. Em baixa na carreira após passar pelo LA Galaxy, o atacante espera recuperar seu bom futebol sob o comando de Diniz no Tricolor. E as credenciais do jogador de 33 anos dão motivos para acreditar que isso aconteça no Fluminense.
A vovó simplesmente invadiu a entrevista pra pedir um beijo do Douglas Costa ??? pic.twitter.com/aQrrWxHep7
— Victor Lessa (@Victorg_Lessa) January 27, 2024
Douglas Costa pode render no Fluminense
Com um contrato contando com uma cláusula de produtividade, Douglas Costa pode render no Fluminense. Fernando Diniz e Fred confiaram no talento do atacante, que não apresenta grandes atuações há algum tempo. Apesar disso, o atleta ficou admirado pelo primeiro contato com o Tricolor e espera dar uma resposta à altura dentro de campo.
Revelado pelo Grêmio, Douglas Costa surgiu no futebol brasileiro como uma grande promessa antes de ser vendido para o Shakhtar Donetsk, em janeiro de 2010, então com 19 anos. Na Ucrânia, o atacante foi pentacampeão nacional, além de ter conquistado três Supertaças da Ucrânia e duas Taças da Ucrânia. Em 2015, foi para o Bayern de Munique de Pep Guardiola, onde ficou até 2017;
Na sequência, o veterano foi para a Juventus, onde ganhou três Series A, uma Copa da Itália e uma Supercopa da Itália. Já em 2021, Douglas Costa deixou a Europa para retornar ao Imortal, onde não teve o mesmo sucesso da primeira passagem. Em meio as polêmicas, o atacante fez parte do elenco do Grêmio que foi rebaixado para o Brasileirão Série B.
Na temporada seguinte, o atleta de 33 anos foi para o Los Angeles Galaxy, onde estava até o final de 2023. Ao todo, foram 51 jogos, oito gols e oito assistências pelo time da MLS. Agora, Douglas Costa acredita que trabalhar com Diniz no Fluminense seja um ponto de virada em sua carreira, já que o técnico brasileiro é conhecido por seu cuidado com os jogadores – principalmente os contestados e/ou veteranos.
Douglas Costa é o simbolismo do ponta. Dos extremos mais puros que o Brasil fabricou. O protótipo. Perfeito para o jogo posicional (venerado por Pep Guardiola), ideal para quem privilegia a proximidade e o atleta inventivo (sonho de Fernando Diniz). pic.twitter.com/53qfeQDnWy
— Caio Alves (@CaioAlves) January 23, 2024
No Tricolor, o atacante reencontrará Marcelo e Renato Augusto, já que esteve com a dupla na Copa do Mundo na Rússia, em 2018, defendendo as cores da Seleção Brasileira. Ainda não dá para saber como será a trajetória de Douglas Costa nas Laranjeiras. Mesmo assim, é inegável que o jogador está animado com a oportunidade e espera retribuir a confiança de Fernando Diniz e companhia no Fluminense:
“O Fluminense fala por si só. Um time que foi campeão da Libertadores no último ano. Um elenco de alta qualidade. O Fred e o Diniz frisaram muito isso. A competitividade mexeu comigo. Era algo que estava buscando neste momento da minha carreira. Chego muito feliz e motivado. Acho que essa mudança vai ser importante para a minha carreira. Feliz pelo chamado do Diniz, o Fred também ajudou. Venho muito motivado e pronto para lutar”.