Danilo vai para sua segunda Copa São Paulo como treinador depois de uma temporada de eliminações
Corinthians amargou eliminações no mata-mata e precisará corrigir erros para conseguir sucesso na Copinha
A Copa São Paulo de Futebol Jr. é o torneio que abre o calendário do futebol nacional, apesar de ser um campeonato focado nas categorias de base, é dele que saem as promessas e os nomes que podem ocupar espaço nas equipes titulares do futebol nacional, sejam elas da Série A ou B.
No Corinthians a Copinha é tradição, já são dez títulos conquistados pelo Timãozinho que tem um gostinho do que é jogar no alvinegro desde primeira rodada, já que mesmo tendo sede em cidades do interior paulista, tem a torcida corintiana em peço nas arquibancadas. A base vive um período de jejum de títulos, já são seis anos sem conseguir chegar a final.
O ano de 2023 foi frustrante para o sub-20 alvinegro, que teve revés em todos os campeonatos que disputou, a começar pela Copinha, e agora vê na edição de 2024 a chance de por fim a má fase, e Danilo conquistar seu primeiro título como treinador do Timãozinho, em entrevista à Central do Timão, o ex-jogador e ídolo do Corinthians falou sobre a preparação do elenco para a competição:
— A preparação é a melhor possível, a gente sabe que é a melhor competição que tem na base, então a gente vem preparado pra fazer o melhor. A gente sabe que a Copa São Paulo não é fácil, a gente sabe que são jogos difíceis, com equipes que às vezes você não conhece, mas a gente tem que superar. O Corinthians é o maior ganhador, esperamos que a gente possa ir bem na primeira fase, depois a gente sabe que é mata-mata, esse ano a gente acabou caindo.
Campeonato Brasileiro: Corinthians eliminado na semifinal para o Palmeiras
Em agosto o Timãozinho conseguiu chegar até a semifinal do Brasileirão sub-20, na primeira fase o Corinthians ficou com o segundo lugar no grupo B, com 18 pontos. Na fase seguinte, as quartas de final, enfrentou o Grêmio, venceu os dois jogos, tanto na ida, quanto na volta, mas foi na semifinal contra o rival Palmeiras, que o clube teve maior dificuldade, o primeiro jogo o resultado foi acachapante, 5 a 1 para o alviverde no primeiro jogo, depois um a zero, dentro da Neo Química Arena.
— O campeonato inteiro, a campanha que fizemos é brigando lá em cima. Infelizmente, mata-mata é assim. Erramos e pagamos o preço. Tm que saber jogar o primeiro jogo para trazer um resultado bom ou ruim para decidir em casa no segundo jogo. Fomos muito mal no primeiro jogo e acabamos pagando o preço – disse Danilo logo depois da eliminação.
Copa do Brasil: Corinthians eliminado pelo Fluminense, mais uma vez no mata-mata
Deixando o Brasileirão de lado, o foco foi a Copa do Brasil, e o Corinthians manteve a invencibilidade até as quartas de final, quando perdeu o primeiro jogo para o Fluminense por 4 a 0, o mesmo problema vivido no Brasileirão, goleada fora de casa. Na partida da volta o Timão até conseguiu sair vencedor por 3 a 1, ainda assim acabou eliminado, com o placar agregado em 5 x 3. Danilo voltou a falar sobre as dificuldades de disputar mata-mata, ainda mais sem conseguir um bom resultado no primeiro jogo:
— Mata-mata é assim. Ano passado fomos bem nisso, chegamos nas finais do Paulistão e Brasileiro com atuações bem equilibradas. Se não jogar bem fora, só jogar em casa, não vai chegar. Eu já falei para eles isso, que para chegar em final tem que conseguir bom resultado fora e dentro.
Campeonato Paulista: Eliminado na terceira fase, com o terceiro lugar do grupo
Depois das duas eliminações, restou Timãozinho o Campeonato Paulista, que também não obteve sucesso, e caiu na terceira fase da competição. O time precisava vencer o Água Santa por uma diferença de cinco gols para avançar na competição, mas o resultado foi uma vitória por 2 x 1, insuficiente para a classificação, a outra condição era que o Palmeiras derrotasse a Portuguesa, o que ocorreu, com o rival marcando o gol da vitória minuto da partida.
Com a eliminação precoce no Paulistão sub-20 e a derrota as eliminações nas disputas anteriores: Brasileiro e Copa do Brasil, o Corinthians ficou sem compromissos oficiais pelo restante da temporada, e pode trabalhar apenas com preparação para a Copa São Paulo.