Cuca revela o que mudará em relação a Milito no Atlético-MG: ‘Trabalho mais simples’
Treinador gostaria de contar com jogadores polivalentes, mas valorizará características dos atletas em começo de trabalho

Cuca foi apresentado oficialmente como treinador do Atlético-MG para a temporada 2025. Esta será a quarta passagem do profissional de 61 anos pelo Galo.
No começo da entrevista, o técnico foi questionado se faria alguma improvisação para ajustar os jogadores a seu modelo de jogo.
Cuca afirmou desejar que seus jogadores consigam executar mais de uma função em campo ao longo do trabalho, porém, respeitará as características dos atletas neste começo de ciclo.
— São situações de jogo, mas começo o trabalho da maneira mais simples. Mas gosto de ter criatividade e jogadores polivalentes, que possam atuar em mais de uma posição. A princípio, quero sentir os jogadores atuando em suas posições, dar a eles a liberdade de poder jogar onde gostam — afirmou Cuca.
O torcedor do Atlético-MG deve esperar uma equipe em um desenho um pouco diferente do antecessor de Cuca.
Milito montou a sua equipe na temporada passada em um 3-4-3, com Scarpa improvisado na ala direita. Na visão do novo técnico, pelo menos neste começo de trabalho, isso não deve acontecer.
Cuca fala da necessidade de rejuvenescer o Atlético-MG
Até o momento, o Atlético-MG confirmou a contratação de quatro nomes para este começo de temporada. Gabriel Menino, ex-Palmeiras, assinou contrato até o fim de 2028, com opção de extensão por mais um ano.
O meia Robert veio por empréstimo do Athletic em 2024 e assinou vínculo definitivo com o Galo até o fim de 2027. Já Patrick Silva veio da base do Palmeiras. O volante de 20 anos assinou até 2028, com possibilidade de extensão por mais um ano.
Além destes, o clube mineiro está em negociações avançadas com o lateral-direito Natanael, ex-Coritiba, segundo apuração do “ge”.
Perguntado sobre a vinda de reforços, Cuca falou da necessidade de rejuvenescer o elenco do Atlético-MG. O treinador também comentou sobre a saída de alguns atletas neste começo de ano.
— Precisamos rejuvenescer nossa equipe e estamos em busca de jogadores com este perfil (mais jovem), sobre saída e atletas, nós não conseguimos controlar tudo, existem jogadores que você não quer que saia, mas eles saem, como é o caso do Zaracho, do Battaglia. Não foi uma questão nossa, mas os atletas entenderam que era o momento deles saírem, aí não há muito o que fazer — ponderou o técnico do Galo.

Zaracho, Battaglia, Alan Kardec, Vargas, Paulinho, Mariano e Matheus Mendes já não fazem parte do elenco do Galo para 2025. Outros quatro nomes ainda devem sair.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Treinador abre entrevista abordando caso na Suíça
Logo no início de sua entrevista de apresentação, Cuca abordou sobre o polêmico caso de sua condenação na Suíça.
O treinador foi condenado por abusar sexualmente de uma menor de idade durante uma excursão no país, ainda quando era jogador do Grêmio, em 1987.
No final de 2023, o crime foi prescrito e o julgamento foi anulado pela Justiça suíça devido ao abandono do advogado de Cuca no caso e ao fato de o ex-jogador não ter um registro legal de domicílio em seu nome na época.
Em sua fala, o treinador disse que demorou para falar sobre o tema, pois não conseguia abordá-lo da maneira correta. Hoje, Cuca diz se sentir “um homem melhor e determinado a defender uma sociedade mais justa com as mulheres.
— Demorei muito tempo para falar do tema e hoje abro a entrevista com ele, é porque antes eu não conseguia falar, eu consigo ver os meus defeitos, consigo entender, eu tentava explicar o ‘Cuca', falar do ‘Cuca' e não era isso que a sociedade queria — disse o treinador.
— Busco ser uma pessoa melhor, uma pessoa que entenda mais o tema, não só pelas filhas, pela minha neta, pela minha mãe, pela minha irmã. Mas pelas mulheres, pelo respeito que elas merecem, pela igualdade que buscamos — complementou.
Apesar de ter passado a falar abertamente sobre o caso, Cuca nunca anunciou medidas práticas que demonstrem a mudança de pensamento relatada na coletiva.