Coudet monta estratégias distintas no Inter para enfrentar Cuiabá e River
Após semana livre para treinamentos, Inter terá dois compromissos importantes, pelo Brasileiro e pela Libertadores
O Internacional espera ensaiar diante do Cuiabá para estar pronto contra o River Plate. O técnico Eduardo Coudet está tendo a semana livre para trabalhos com o elenco. Embora o jogo de sábado (29) sirva também de preparo para o de terça-feira (1), o treinador argentino deve adotar estratégias distintas para os dois compromissos.
O Colorado precisa voltar a vencer. Já são quatro partidas sem vitórias e sem marcar gols. O último resultado positivo foi o 3 a 1 pra cima do Independiente Medellín, há praticamente um mês, no dia 28 de junho, no Estádio Beira-Rio, pela Copa Libertadores.
O objetivo do Inter é vencer o Cuiabá por dois motivos. O primeiro e óbvio, é somar os três pontos para subir na tabela do Campeonato Brasileiro. No momento, o Colorado ocupa a décima posição. O segundo é readquirir confiança para enfrentar o River Plate, na Argentina, no jogo de ida das oitavas de final da competição sul-americana.
📸 Preparação intensificada para enfrentar o Cuiabá.
🔗 Veja as imagens desta quarta: https://t.co/UMG6jbYOSq pic.twitter.com/CKS5TxSk6b
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) July 26, 2023
+Leia mais: Inter: reforço deve estrear, mas Coudet tem dúvidas para jogo com Cuiabá
Dois jogos e duas estratégias diferentes
Embora as partidas contra Cuiabá e River Plate estejam relacionadas, o Inter observa as duas de maneira diferente. Eduardo Coudet analisa o contexto, as necessidades e, principalmente, estilo de jogo e qualidade dos dois adversários. Desta forma, o argentino pensa em duas maneiras de atuar nos enfrentamentos.
Contra o Cuiabá, se tratando de uma partida no Estádio Beira-Rio, sem caráter decisivo, o treinador deve escalar o Inter com peças e postura ofensiva. O Colorado não negociará um resultado que não seja de vitória no confronto. O time vai procurar ter a posse de bola para pressionar o adversário.
Um dos desafios do Inter será voltar a marcar. Sem balançar as redes há quatro rodadas e com o terceiro pior ataque da competição, o Colorado já teve uma atitude ofensiva diferente na estreia de Eduardo Coudet. A semana de trabalhos no CT Parque Gigante tem priorizado as jogadas de ataque.
O Cuiabá oferece riscos ao Inter e, por isso, o treinador argentino não se esquecerá dos cuidados defensivos. O time mato-grossense já venceu quatro vezes como visitante no Campeonato Brasileiro 2023. O adversário de sábado também teve melhora de resultados e desempenho após a chegada do técnico Antônio de Oliveira.
Contra o River Plate, o Inter deve adotar cautela. O treinador tentará principalmente não perder ou voltar ao Estádio Beira-Rio para o jogo de volta com uma desvantagem mínima. O objetivo em relação à postura da equipe é ter equilíbrio nas ações.
Na passagem anterior de Coudet pelo Inter, o treinador chegou ao clube já em meio à decisão de pré-Libertadores. Na oportunidade, precisou avançar duas fases eliminatórias para entrar na fase de grupos da competição e também com pouco tempo de trabalho para colocar em prática as suas ideias.
O Inter não jogará retrancado contra o River Plate, na Argentina, mas o setor defensivo será priorizado no confronto. O time argentino tem um dos melhores ataques do futebol sul-americano. No compromisso de ida, Coudet poderá abastecer o meio campo com mais um jogador com características de marcação.
Força física e intensidade serão fundamentais
Seja para atacar ou para marcar, força física e intensidade são dois aspectos que o técnico Eduardo Coudet não deixa de lado. O treinador trabalhou os pontos em exaustão nos últimos treinamentos, no CT Parque Gigante.
As atividades com o argentino são nitidamente diferentes no comparativo com Mano Menezes. Isso não significa dizer que são melhores ou piores, mas a característica é outra. Coudet, auxiliado pelos preparadores físicos, pede intensidade a todo o momento para o grupo de jogadores.
A força física entra também no perfil dos atletas escolhidos. Eduardo Coudet prioriza jogadores com maior capacidade de enfrentamento e disputa de espaços. Pedro Henrique deve ganhar espaço com o treinador. Luiz Adriano, por outro lado, possivelmente não seja titular da equipe.
Inter terá cinco novidades no time contra o Cuiabá
Para enfrentar o Cuiabá, neste sábado (29), às 16h, o Inter terá retornos importantes para a equipe. Pedro Henrique e Mauricio estão recuperados de lesão e ficam à disposição de Coudet. Existe chance considerável da dupla, inclusive, iniciar o confronto entre os titulares.
Outras novidades são Vitão e Bruno Henrique. O zagueiro cumpriu suspensão na última partida e se recuperou também de um forte quadro gripal. Deve ser titular na zaga ao lado de Gabriel Mercado, com Nico Hernández indo para o banco de reservas. O volante está regularizado e deve entrar durante a partida deste sábado para estrear.
A quinta novidade é o retorno de Luiz Adriano. O jogador ficou cinco dias sem treinar, liberado para ficar com seus familiares após o falecimento de sua mãe no final da última semana. Por causa justamente dos trabalhos perdidos, o atacante pode ficar no banco de reservas mesmo que Enner Valencia seja preservado.
Próximos jogos do Internacional
- Cuiabá, sábado (29), às 16h, no Estádio Beira-Rio, pelo Brasileirão
- River Plate, terça-feira (1), às 21h, no Estádio Monumental de Nuñez, pela Copa Libertadores
- Corinthians, sábado (5), às 18h30, no Estádio Beira-Rio, pelo Brasileirão
- River Plate, terça-feira (8), às 21h, no Estádio Beira-Rio, pela Copa Libertadores
- Botafogo, sábado (12), às 21h, no Estádio Engenhão, pelo Brasileirão