Brasil

Coudet quer ‘educar’ jovens do Internacional, e utiliza o Gauchão para dar oportunidades

Na vitória do Internacional sobre o São José, técnico Eduardo Coudet deu a Thauan Lara e Gustavo Prado a chance de inicarem pela primeira vez como titulares em 2024

Dentro da rotação que promove no elenco do Internacional no Campeonato Gaúcho, o técnico Eduardo Coudet começa a dar oportunidade para alguns jovens formados no Celeiro de Ases. Depois de Lucca, que brilhou na vitória sobre o Caxias e foi titular nos dois jogos seguintes, o lateral esquerdo Thauan Lara e o meio-campista Gustavo Prado também iniciaram no triunfo colorado sobre o São José, no último domingo (11), no Passo D'Areia.

Essa foi a primeira partida em que os dois jogadores advindos das categorias de base do Inter foram titulares na temporada 2024. Gustavo Prado até havia entrado no segundo tempo do jogo contra o Caxias. Por outro lado, Thauan Lara ainda não tinha sido utilizado.

Thauan Lara foi reintegrado após punição por se apresentar acima do peso

O lateral esquerdo de 20 anos, que faz parte do elenco profissional do Inter desde 2022, enfrenta problemas com a balança. Ele se apresentou acima do peso na pré-temporada, e foi afastado do grupo, passando a treinar em separado no CT das categorias de base, em Alvorada.

Thauan foi reintegrado na semana passada e voltou a treinar com o elenco principal no CT Parque Gigante. Relacionado pela primeira vez contra o São José, ele atuou durante os 90 minutos da vitória colorada no Passo D'Areia. Questionado sobre o jogador após a partida, Coudet destacou a importância de educá-lo.

— Eu, como cabeça do grupo, tento melhorar os jogadores e também educar os jogadores. Indicar um comportamento para um jogador profissional, que é um ativo do clube. Hoje, sobretudo aos jogadores da base de qualquer clube, o importante é dar uma educação, um comportamento. E isso acontece no dia a dia, e tudo que não dê certo sinto que é uma falta de respeito para o grupo. Não é só cobrar por cobrar, entende? É tratar de ajudar também. No longo prazo, o jogador agradece. Não falar do caso pessoal, e sim de uma maneira de trabalhar, e de se fazer respeitado no grupo. Cada vez que temos algum desvio, que não é só com o Thauan, acontece o tempo todo, temos a obrigação de educar, e ter um regramento interno, onde o respeito pelo companheiro é o melhor — frisou o treinador.

Com a reintegração de Thauan Lara, Coudet passa a ter uma reposição de ofício para Renê. Até então, quando o titular não jogava, De Pena atuava improvisado. Mas mesmo com a volta do jovem lateral, o Inter segue em busca de um reforço para a posição. Nos últimos dias, o nome de Alex Sandro, da Juventus, foi especulado.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Gustavo Prado foi o melhor jogador em campo contra o São José

Já Gustavo Prado ascendeu ao elenco profissional do Inter após a disputa da Copa São Paulo de Futebol Jr. O meio-campista de 18 anos agradou Coudet, que após ter dado alguns minutos para ele contra o Caxias o escalou como titular diante do São José.

Gustavo não só atuou os 90 minutos no Passo D'Areia, como foi, para muitos, o melhor em campo. O garoto recebeu, inclusive, troféu de uma casa de apostas que patrocina o Inter. Coudet revelou bastidores do bate-papo que teve com o jovem meia antes da partida.

— Preparamos os jogadores para poder manter e sustentar a parte física, o ritmo do time. E depois, mais do que a movimentação que preparamos para cada jogo, vem a liberdade para jogar. Eu não vou cobrar porque um jogador perde uma bola. Isso que falo com os mais novos, com os jogadores de base, que tem menos jogos. Não vou cobrar por tentar fazer algo diferente. […] Já falei com ele, sabe que tem a liberdade para jogar, e depois responsabilidade quanto à preparação para o jogo — contou o treinador.

Internacional no Campeonato Gaúcho 2024

  • 1º lugar com 16 pontos
  • 7 jogos, 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota
  • 10 gols feitos, 2 gols sofridos
  • 76% de aproveitamento
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo