Corinthians terá reforço na Copa do Brasil após começo de polêmica com a CBF
Corinthians consultou a CBF, recebeu o aval e poderá contar o zagueiro na partida contra o São Bernardo, na próxima quinta-feira (14)
O drama para a escalação do zagueiro Cacá na Copa do Brasil teve um desfecho positivo nesta segunda-feira (11). Segundo informação publicada pelo ge e confirmada pela Trivela, a CBF deu o “ok” para o Timão escalar o defensor no jogo da próxima quinta-feira, 20h (horário de Brasília) contra o São Bernardo, pela segunda fase da competição.
Por conta da dupla interpretação do texto do regulamento da Copa do Brasil (destacado abaixo), a dúvida sobre a escalação de novas contratações não se limitou ao Corinthians, que contatou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre o assunto. O Internacional teve a mesma dificuldade para saber se poderia contar com os reforços Rafael Borré e Thiago Maia contra o Nova Iguaçu.
– Art. 6º – A contratação de novo atleta pelo Clube, seja como profissional ou não profissional, habilita a sua atuação pelo Clube na COPA DO BRASIL a partir do dia seguinte à data de publicação do seu nome no BID pela DRT, desde que antes do início de cada fase da competição (ou seja, caso já disputada uma partida da fase, somente terá condições de jogo para fase seguinte se o Clube obtiver classificação), e cumpridos os demais requisitos do RGC e deste REC, incluindo a sua inscrição na competição pelo Clube dentro do prazo definido no artigo 5º – diz o regulamento oficial.
O trecho em questão deixou dúvidas sobre a possível estreia de Cacá, que foi regularizado no BID na última quinta-feira (7), mesmo dia em que aconteceu a primeira partida da segunda fase: a vitória do Atlético-GO sobre o Real Brasília por 3 a 1.
Porém, segundo uma fonte da CBF ouvida pela reportagem, o trecho em questão se refere diretamente ao início da efetiva participação de cada clube que contratou um novo atleta na respectiva fase, e não da rodada geral. Ou seja, Cacá está liberado para entrar em campo no Estádio Primeiro de Maio.
Cacá é reforço importante para a zaga corintiana
Contando com as demais contratações da temporada, Cacá é o 11º reforço do Timão. No entanto, a posição do jogador é uma das mais carentes do elenco, principalmente após a saída dos dois titulares, Veríssimo e Gil, o segundo negociado com o Santos ainda no fim de dezembro.
Neste momento, o elenco do Corinthians conta com cinco zagueiros além de Cacá: Caetano, Félix Torres, João Pedro, Raul Gustavo e Gustavo Henrique. A expectativa da diretoria alvinegra é que o novo zagueiro brigue por uma vaga no time titular.
— Tenho velocidade, boa marcação e agressividade. A energia de jogar com a torcida e vibrar. Chego preparado para o time não levar gol, defender bem e se surgir oportunidade de fazer um gol, meter a bola na rede. A gente está aqui se precisar até para jogar no gol. Estamos para representar o Corinthians, estar preparado para tudo e me sinto preparado para jogar em qualquer posição. É um futebol coletivo, fui muito bem recebido e estou preparado — disse o zagueiro em sua coletiva de apresentação, na última sexta-feira (8).
— Estou aqui para ajudar, independentemente de quem esteja em campo. Gostei bastante de todos os zagueiros se ajudando, estávamos conversando muito hoje e toda a entrega tem que ser pelo Corinthians. Com quem eu fizer dupla ou com quem estiver no banco estarei disposto a ajudar.