Um é pouco, dois é bom, três é crise: Corinthians tritura técnico no Paulista pelo 3º ano seguido
Sylvinho, Fernando Lázaro e agora Mano Menezes todos demitidos por uma sequência de erros culminado no péssimo desempenho do estadual

O Corinthians não é campeão desde 2019, ano em que conquistou seu 30º Campeonato Paulista da história, deste então o clube vive um jejum de cinco anos sem conseguir chegar ao topo de um pódio. Naquele ano o treinador era Fábio Carille que tinha retornado ao clube depois cerca de seis meses atuando fora do país, na primeira fase o alvinegro somou 21 pontos, venceu seis, empatou e perdeu três, nas fases seguintes:
- Quartas de final: Corinthians x Ferroviária – empatou os dois jogos em 1 a 1, e passou nos pênaltis;
- Semifinal: Corinthians x Santos – venceu o primeiro jogo por 2 a 1, perdeu o segundo por 1 a 0, e passou nos pênaltis;
- Final: Corinthians x São Paulo – empatou o primeiro em 0 a 0 e venceu o segundo por 2 a 1
Depois da conquista o Corinthians engatou outros treinadores no comando do clube, porém nos últimos três anos, o Paulistão foi uma máquina de triturar os profissionais no Timão: Sylvinho, Lázaro e agora Mano Menezes.
Sylvinho: demitido em fevereiro de 2022
Sylvinho chegou ao clube em maio de 2021, ele estava sem clube há dois anos após ter encerrado seu vínculo com o Lyon, da França, o contrato dele com o Corinthians era válido até o fim de 2022, e já vinha sendo questionado há muito tempo no cargo.
O treinador foi demitido no início de fevereiro, terceira rodada do Campeonato Paulista, após uma derrotada para Santos por 2 a 1, dentro da Neo Química Arena. A demissão do treinador ficou marcada pela comemoração – com buzinas, gritos e palmas – da torcida que ainda deixava o estádio quando o anúncio foi divulgado.
Sob o comando dele até sua demissão, a campanha do Corinthians no Paulistão de 2022, era de três jogos: um empate com a Ferroviária, e duas vitórias, contra o Santo André e outra diante do Peixe. Depois da saída do treinador, o Timão chegou até a semifinal, mas acabou eliminado pelo São Paulo, no Morumbi.
- Fase de grupos: 23 pontos; sete vitórias, dois empates e três derrotas
- Quartas de final: Corinthians x Guarani – empate por 1 a 1, classificado nos pênaltis
- Semifinal: São Paulo 2 x 1 Corinthians

Lázaro: demitido em abril de 2023
Fernando Lázaro foi oficializado como treinador do Corinthians no final da temporada de 2022, quando Vitor Pereira deixou o clube. A efetivação do técnico surpreendeu a torcida do Timão, já que a expectativa era que o presidente Duílio buscasse um grande nome no mercado, mas a escolha foi por buscar lazaro na Itália, onde ele estava com Seleção Brasileira, fazendo parte da comissão técnica do Tite, para a Copa do Mundo no Qatar.
Quando a diretoria do Corinthians optou pela demissão do Lázaro o alvinegro já tinha sido eliminado no Campeonato Paulista, e já estava mais que balançando no cargo, porque além da precoce queda no estadual, o desempenho do time na Copa do Brasil e na Libertadores eram péssimos, e a oficialização foi depois da derrota para os Argentinos Juniors por 1 a 0, pela Libertadores.
A campanha do Corinthians no Campeonato Paulista de 2023, sob o comando de Fernando Lázaro:
- Fase de grupos: 22 pontos; seis vitórias, quatro empates e duas derrotas
- Quartas de final: Corinthians x Ituano – empate por 1 a 1, eliminado nos pênaltis

Mano Menezes: Demitido em fevereiro de 2024
A última “vítima” foi Mano Menezes. O treinador chegou ao Timão em setembro de 2023, depois da saída de Vanderlei Luxemburgo, o objetivo principal do trabalho de Mano era recuperar o time no Campeonato Brasileiro da última temporada e planejar a reformulação do elenco para 2024, porém Mano Menezes foi demitido na segunda-feira (05), 24 horas depois da derrota para o Novorizontino, por 3 a 1, na Neo Química Arena.
Porém, com todas as mudanças vividas pelo clube com a nova diretoria no comando e as dificuldades para a chegada de reforços, o ano do Corinthians começou com os dois pés esquerdos, e entrou para a história como pior sequencia de derrotas desde 1932.
Até agora o alvinegro só venceu uma partida, a da estreia diante do Guarani, depois disso, são cinco derrotas, em seis jogos, e um saldo de gols de menos cinco, números que colocam o time perto da lanterna da zona de rebaixamento do Paulistão.
A campanha do Corinthians no Campeonato Paulista até a saída de Mano:
- Fase de grupos: três pontos, uma vitória e cinco derrotas
