Brasil

Ainda dá? Corinthians encara o Santo André com esperança de classificação viva no Paulistão

Em jogo importante na busca pelo mata-mata do Paulistão, Corinthians pode ter a estreia de Igor Coronado, além da volta do centroavante Pedro Raul e o goleiro Cássio

Corinthians e Santo André entram em campo neste sábado (2), às 16h (horário de Brasília), pela 11ª rodada do Campeonato Paulista. Esse é penúltimo jogo da primeira fase da competição e, apesar das dificuldades no início, o alvinegro vai em campo ainda com a esperança de conseguir uma vaga na no mata-mata do estadual.

Atualmente o Timão ocupa a lanterna do grupo, com 10 pontos somados, e precisa da vitória sobre o praticamente rebaixado Santo André, para somar os três pontos e colar no vice-líder Mirassol, que entra em campo pouco tempo depois. Depois da derrota para a Ponte Preta, no último domingo (25), por 1 a 0, as chances de passar para a segunda fase diminuíram, porém, a esperança de se classificar voltou após os tropeço da Inter de Limeira diante do São Paulo.

O Corinthians teve uma semana livre de treinamentos, tempo de trabalho que António Oliveira disse que era bastante necessário tanto para recuperar os jogadores fisicamente, quanto para desenvolver suas ideias e metologias de jogo, já que desde a sua chegada o treinador precisou de um plano de ação rápido para tirar o time da situação que se encontrava.

— Vai dar para recuperar os jogadores, do ponto de vista físico, porque a sequência tem sido forte e nós queríamos estar dentro de todas as competições e felizmente ainda estamos. Sabemos da dificuldade que é nos mantermos no Paulista, mas não vamos em nenhum momento desistir. Com mais dias de trabalho, dará para trabalhar com mais tempo, mais detalhe, dentro das situações de fase ofensiva e defensiva — disse o treinador corintiano antes do início da semana.

Igor Coronado pode estrear com a camisa do Corinthians

Além da importância do jogo para o Timão, a expectativa é pela possibilidade de Igor Coronado entrar em campo, o que deve acontecer no decorrer da partida, e não desde os minutos iniciais. Isso porque o jogador passou a treinar 100% com todo o elenco nesta semana. Coronado está sem atuar desde dezembro, quando disputou a última partida com o seu ex-clube saudita, o Al-Ittihad, e existe uma preocupação em evitar qualquer tipo de lesão no jogador.

Nestes dias de treinamento, o meia foi testado em três posições diferentes, como ponta esquerda, como meia-armador, e também como ponta direita. Segundo apurado pela reportagem da Trivela, Coronado desempenhou ótimo papel e com bastante segurança em todas as funções, principalmente na armação das jogadas, setor que o clube tem sofrido bastante.

Cássio e Pedro Raul voltam e estão à disposição de António Oliveira

Além da estreia de Coronado, o treinador corintiano poderá contar com a volta de dois atletas: Pedro Raul e Cássio. O centroavante do Corinthians estava sem entrar em campo há duas semanas, desde que sofreu uma lesão muscular na coxa direita, mas teve evolução e voltou a treinar nos últimos dias com o restante do elenco.

Cássio também voltou após deixar o campo na partida contra o Palmeiras de maca por conta de dores no quadril. O goleiro ficou de fora das partidas seguintes, inclusive a válida pela Copa do Brasil. Além disso, o goleiro precisou cumprir a suspensão pelo cartão vermelho que levou no Derby, após cometer falta em cima do Rony.

Retrospecto entre Corinthians e Santo André

Corinthians e Santo André já se enfrentaram em 37 oportunidades, sendo 32 delas apenas pelo Campeonato Paulista, com o Timão tendo o maior número de vitórias sobre o clube do ABC paulista:

32 jogos
17 vitórias
5 derrotas
10 empates

O último confronto entre os dois times foi pela primeira fase do Campeonato Paulista de 2023. Dentro do Neo Química Arena, o Timão saiu com a vitória por 3 a 1, com dois gols de Yuri Alberto e um de Paulinho.

Foto de Jade Gimenez

Jade Gimenez

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo