Brasil

Entenda como reclamação do Palmeiras afeta as categorias de base do Corinthians

Clube alviverde acusa o Timão de ter aliciado um atleta de 14 anos e contestação ocasionou em exclusão da equipe alvinegra de Movimento de Clubes Formadores

O Corinthians foi excluído do Movimento dos Clubes Formadores do Futebol Brasileiro (MCFFB), um núcleo formado por 45 clubes que, entre outras coisas, possui um acordo para evitar que essas equipes roubem atletas de base entre elas. A exclusão partiu de uma reclamação do Palmeiras. 

Diretor das categorias inferiores palmeirense, João Paulo Sampaio acionou o coletivo após o Timão avançar na contratação de um atleta que estava no rival alviverde e completa 15 anos em 2025 — a idade é a mínima para assinatura de um contrato de direito federativo. O jogador em questão teve o nome preservado. 

Em nota oficial publicada nesta sexta-feira (10), a equipe do Parque São Jorge classificou a retirada do MCFFB como arbitrária e negou ter aliciado qualquer atleta do Palmeiras — o que foi deixado implícito no comunicado como “motivos alegados”. 

Além disso, contrapondo ao Palmeiras, o Corinthians afirmou que todas as contratações feitas para as categorias de base em 2024 foram “sempre em conformidade com os procedimentos estabelecidos para garantir relações éticas e transparentes entre as agremiações”. 

– O Sport Club Corinthians Paulista, por meio de sua diretoria de futebol de base, esclarece que foi surpreendido pela decisão arbitrária que resultou na exclusão do clube do Movimento dos Clubes Formadores (MCF). O Corinthians não reconhece os motivos alegados para essa exclusão e refuta categoricamente qualquer acusação de aliciamento de atleta – diz trecho do comunicado. 

O Palmeiras não se pronunciou sobre a situação. Caso isso aconteça, a matéria será atualizada. 

As informações sobre a exclusão do Corinthians do MFCFFB foram publicadas inicialmente pela Itatiaia e confirmada pela Trivela

Como a saída do Movimento de Clubes Formadores afeta o Corinthians?

Como primeira consequência da retirada no MCFFB, o Corinthians foi excluído da Copa FAM, torneio sub-17 que é organizado pelo Palmeiras e será disputado em janeiro. 

Enquanto ausente do Movimento, o Timão não terá o direito de disputar competições de base sem as chancelas da Federação Paulista de Futebol (FPF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

Esses campeonatos amistosos que preenchem o calendário anual dos times nas categorias inferiores geralmente são organizados e disputados por times que compõem o MCFFB. 

Categorias de base do Corinthians é formada pelo Executivo Alex Brasil e o diretores Claudinei Alves e Valmir Costa (Foto: Rubens Machado / Corinthians)

Por exemplo, nas divisões inferiores ao sub-17 sequer há torneios com chancelas nacional (CBF) e estadual (FPF).

Dessa forma, as competições do Movimento de Clubes Formadores são a solução para diversas equipes terem jogos durante a temporada completa nas suas categorias de base. 

Com a exclusão, o Corinthians passa a ser o único clube entre os 12 grandes brasileiros fora do Movimento. 

Saída do Movimento também pode dificultar que o Corinthians segure jovens promessas

Além de não poder disputar competições fora as chanceladas pela FPF e CBF, a saída do Timão do MCFFB deixa o clube vulnerável a perder atletas em formação. 

Fora do Movimento, o Corinthians, diferentemente do Palmeiras e outros grandes, não está mais contemplado no “acordo de cavalheiros” entre os gestores das categorias de base das equipes do Brasil.

Isso facilita que times brasileiros tentem convencer atletas corintianos a mudarem de clube. 

O Corinthians pode ser reintegrado ao Movimento? 

Mesmo oficialmente negando ter ferido o código de ética do Movimento de Clubes Formadores, a diretoria das categorias inferiores corintianas entrou em contato com o rival antes da exclusão do coletivo. 

Segundo informações inicialmente publicadas pela Itatiaia e confirmadas pela Trivela, no intuito de minimizar a situação e evitar a exclusão do MCFFB, o Corinthians ofereceu ao Palmeiras a divisão futura dos direitos econômicos. 

O Verdão negou a oferta e prosseguiu com a reclamação contra o Timão, o que levou à retirada corintiana do grupo. 

Uma possível reinserção do Corinthians no Movimento de Clubes Formadores só acontecerá caso haja reconciliação entre o clube alvinegro e o Palmeiras.

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue a São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília.
Botão Voltar ao topo