Brasil

Corinthians inicia política ambiental para tentar atrair investimento de multinacionais

Liderado por presidente interino, Timão quer implementar política ambiental e de governança para chamar parcerias internacionais

O Corinthians iniciou a implementação de uma política ambiental na Neo Química Arena. A ideia é atrair cada vez mais possíveis parceiros multinacionais através dessas medidas. 

Um dos intuitos do projeto é passar ao mercado internacional a mensagem de que o Timão tem o que oferecer em termos de gestão. 

A diretoria corintiana entende que atualmente há uma preocupação do mercado externo com as contrapartidas sociais que as instituições podem oferecer. 

Os métodos da política que está sendo implementada no Corinthians são embasados no ESG, que é uma sigla em inglês para os termos Environmental, Social and Governance – que na tradução livre significa ambiental, social e governança. 

Criada em 2004 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o Banco Mundial, a agenda estabelece alguns pilares para avaliar o desempenho em sustentabilidade e responsabilidade social das empresas em negócios e parcerias globais. 

Corinthians ESG
Corinthians quer implementar agenda da ONU nas práticas internas (Foto: Divulgação/Nações Unidas Brasil)

A Trivela apurou que o presidente interino Osmar Stábile é quem encabeça o projeto. 

A reportagem soube que o dirigente já tinha o intuito enquanto ocupava a vice-presidência, mas não conseguiu prosseguir com a ideia pelos problemas políticos com o presidente afastado Augusto Melo e aliados dele. 

Agora, com o poder da caneta, Stábile deixou claro que a política ambiental é a prioridade no período em que estiver liderando a diretoria executiva corintiana de forma interina. 

A ideia de Osmar é levar o ESG também para o CT Joaquim Grava e Parque São Jorge, sede social do clube alvinegro. Porém, isso não será possível até o dia 9 de agosto, quando está marcada a Assembleia Geral de Sócios que votará em última instância o pedido de impeachment contra Augusto Melo. 

Assim, a Neo Química Arena foi escolhida para a implementação dos métodos inicialmente. 

A ideia é que o processo se torne referência e seja adotado nas outras “casas” do Corinthians, independentemente da diretoria em exercício. 

Quais são os próximos passos para a implementação do ESG no Corinthians?

O Timão iniciou a implementação dos ESG na Neo Química Arena através da criação, aprovação e assinatura de uma política ambiental. 

Neste momento são discutidos os indicadores para adequação do programa à realidade da operação do estádio. 

A Trivela apurou que até a próxima semana será apresentado um cronograma de implementação das políticas para os colaboradores, fornecedores e parceiros. 

Ainda que o intuito seja promover o programa inicialmente na arena corintiana, existe a intenção de, aos poucos, levar algumas ideias de sucesso para outros ambientes do clube antes mesmo do início de fato do ESG nestes locais.

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue a São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília.
Botão Voltar ao topo