Brasil

Corinthians traça plano para gerir meio-campo, com Garro e Coronado comprometidos

Cérebros do Timão não estão em plena condição física e o técnico Ramón Díaz cria alternativas para ausências dos meias

Na classificação à semifinal do Campeonato Paulista conquistada no último domingo (2), o Corinthians teve os seus dois meio-campistas comprometidos.

Dona da posição, Rodrigo Garro foi preservado do time titular porque ainda sente algumas dores no joelho direito, saldo de uma tendinopatia sofrida no fim do ano passado. 

Assim, os corpos físico e técnico do Timão evitam a sobrecarga na região para que o atleta não se lesione mais gravemente no decorrer da temporada. 

Reserva imediato, Igor Coronado sofreu uma lesão no músculo adutor da perna direita durante os treinamentos na semana passada e sequer foi relacionado no último fim de semana, contra o Mirassol, pelo Paulistão. 

Nesta quarta-feira (5), o Corinthians inicia o último passo rumo à fase de grupos na Libertadores. 

A equipe alvinegra encara o Barcelona de Guayaquil, do Equador, pelo confronto de ida válido pela terceira fase preliminar da competição continental. 

Rodrigo Garro foi relacionado para a partida e deve ser titular. Já Coronado, sequer viajou. 

https://twitter.com/Corinthians/status/1897052408083284159

Ramón encontra alternativas no elenco para suprir possíveis ausências de meias

Garro e Coronado são os únicos meias que o Timão possui no elenco com característica de armação. 

Esse perfil agrada à comissão técnica corintiana, que no fim do ano passado encontrou o time ideal com um quarteto em losango na zona central. Na última ponta do desenho, um meia atuava com liberdade de armação e perto da área, por trás da dupla de atacantes. 

Porém, como a equipe nem sempre contará com Garro e Coronado em algumas partidas, o treinador argentino precisou se reinventar. 

No começo do ano, o treinador argentino testou Memphis Depay atuando centralizado e auxiliando na armação da equipe. 

Na ocasião, Garro tratava o problema no joelho direito e Coronado foi preservado de alguns jogos para não se sobrecarregar fisicamente. 

Igor Coronado Corinthians
Com 10 jogos disputados, Igor Coronado entrou mais em campo nesta temporada do que Rodrigo Garro (Foto: IMAGO / Fotoarena)

Já nas quartas de final do Paulistão, a estratégia foi diferente. 

Com o atacante Ángel Romero escalado entre os titulares, o Corinthians atuou com três volantes no meio-campo — José Martínez fazendo a cabeça de área com André Carrillo e Breno Bidon mais soltos — e três atacantes. 

Memphis Depay atuou aberto pela direita e comprometido taticamente acompanhou até o lateral adversário em algumas circunstâncias. O que fez ele ser até mesmo elogiado pelo treinador. 

– Primeiro quero felicitá-lo, porque foi muito inteligente taticamente pelo que fizemos no jogo. Ele voltou para cobrar o lateral, é um grande profissional e entendeu que jogávamos uma final. Yuri também, Romero também. Taticamente fomos muito bem, e tivemos um ótimo resultado – disse Ramón na entrevista coletiva após a classificação. 

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Rodrigo Garro não jogará todos os jogos do Corinthians e Coronado também terá atenção especial 

Como não deseja perder Rodrigo Garro por um longo período de tempo, os departamentos médico e físico do Corinthians estão de olho no meia argentino desde o início da temporada. 

O atleta jogou a reta final do ano passado no sacrifício e precisou ficar fora dos primeiros jogos de 2025 para não precisar passar por algum procedimento cirúrgico. 

Ainda assim, a tendinopatia patelar no joelho direito do meia é observada e a carga de partidas do atleta é controlada para não acarretar em lesão. 

Por isso, inclusive, Garro foi preservado contra o Mirassol. 

Rodrigo Garro Corinthians
Rodrigo Garro tem seis jogos disputados e uma assistência em 2025 (Foto: IMAGO / Sports Press Photo)

E isso não tem a ver somente com a quantidade de jogos consecutivos, mas também pelo grau de exigência desses compromissos. 

Ainda que o duelo contra o Leão fosse importante, por ser um mata-mata de Estadual, a sequência dos três próximos jogos é ainda mais. 

Os duelos contra o Barcelona de Guayaquil são fundamentais para o planejamento corintiano no primeiro semestre, disputando a fase de grupos da Libertadores. Enquanto no fim de semana, o clássico contra o Santos define o primeiro finalista do Paulistão. 

Assim, preservado da equipe titular do Corinthians nas quartas de final do Estadual, Rodrigo Garro deve ser titular em Guayaquil e contra o Peixe no fim de semana. 

A informação foi publicada inicialmente pelo ‘ge’ e confirmada pela Trivela

Já Igor Coronado é ausência garantida contra o Barcelona. Ele sequer viajou para Guayaquil. 

Para o clássico do fim de semana, o camisa 77 ainda é dúvida. 

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue a São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília.
Botão Voltar ao topo