Brasil

Com preteridos, Corinthians tem elenco fechado para início do Brasileirão

Plantel do Corinthians não deverá ter mudanças pelo menos até a janela de transferências da Fifa, que abre no dia 10 de julho

O Corinthians não pensa em usar a janela de abril para reforçar seu elenco para o início do Campeonato Brasileiro. Mesmo com atletas preteridos por António Oliveira, que sequer figuram entre os relacionados para as partidas, a ideia do Timão é não comprar ou vender até o meio do ano.

A Trivela apurou que o planejamento da diretoria está fechado até pelo menos as três primeiras rodadas do Brasileiro. Somente a partir desse momento é que o Corinthians trabalhará para contratar reforços ou negociar nomes da casa, caso António observe necessidades na equipe. No mais, ninguém entra e ninguém sai até a próxima janela de transferências da Fifa, que inicia no dia 10 julho e vai até 2 de setembro.

Antes de estrear pela competição de pontos corridos, o Corinthians vai a campo na próxima terça-feira (9), contra o Nacional-PAR, pela segunda rodada da Copa Sul-Americana, na Neo Química Arena, às 19h (horário de Brasília).

Caso Mosquito

A situação de Gustavo Mosquito é uma das mais complexas do Timão no momento. Claramente ‘encostado’ pelo treinador português, o atacante não entra em campo desde o fim da participação do clube alvinegro no Campeonato Paulista, somente ocupando o banco de reservas nos confrontos contra o São Bernardo, pela Copa do Brasil, e contra o Racing, do Uruguai, pela Copa Sul-Americana.

Ele chegou a ser utilizado durante o torneio estadual, principalmente como opção nos minutos finais das partidas, mas não marcou nenhum gol e deu apenas uma assistência. Ao todo, Mosquito tem 255 minutos em campo nesta temporada.

Mesmo com contrato renovado, Mosquito era um dos nomes mais cotados para serem negociados neste período em que o regulamento da CBF permite que jogadores que tenham disputado os Estaduais possam trocar de clube. Em 2024, esta janela está em vigor desde 1º de abril e ficará aberta até o dia 19.

No entanto, até agora nenhuma equipe demonstrou real interesse em contar com o atleta em seu plantel. Nem mesmo o Botafogo, que esteve interessado em contratar Mosquito no início do ano, chegou a apresentar uma proposta formal à diretoria do Corinthians. Ou seja, mesmo com poucos minutos, ele deverá continuar no Timão.

Matheus Bidu reintegrado

Ao contrário da situação de Mosquito, Matheus Bidu voltou a receber atenção de António Oliveira. Antes do treinador português assumir o Timão, o lateral chegou a negociar sua saída do clube paulista após ser afastado por Mano Menezes. Como as conversas com possíveis compradores não foram adiante, ele continuou vestindo a camisa alvinegra. Agora, reintegrado ao elenco, voltou a ter oportunidades.

Na última terça-feira (2), Bidu entrou em campo pela primeira vez em uma partida oficial na temporada. A informação de que ele figurava entre os relacionados para o confronto contra o Racing-URU já havia chamado a atenção, mas foi uma surpresa quando António o mandou tirar o colete para substituir Hugo, que estava amarelado.

Os primeiros 45 minutos do jogador no ano foram discretos, mas, com a falta de ritmo, era esperado que o lateral-esquerdo não tivesse uma grande apresentação. Mesmo assim, ele ainda foi um dos mais bem avaliados em campo no empate meia-boca diante da equipe uruguaia. Segundo o Sofascore, a pontuação de Bidu foi 6,8, enquanto Garro, o melhor do time em campo, recebeu 7,4 de nota.

Foto de Livia Camillo

Livia Camillo

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
Botão Voltar ao topo