Por que o Corinthians prioriza contratação de laterais em vez de zagueiros
Mesmo com problemas defensivos e rodízio de atletas no setor, avaliação da comissão técnica vê as alas como principal deficiência no elenco corintiano

Mesmo sem acertar a dupla de zaga nesta temporada, o Corinthians prioriza a investida por laterais. O clube monitora o mercado por atletas no setor e já fez algumas sondagens. Ainda assim, nenhuma proposta formal foi feita até o momento.
A aquisição de um zagueiro na próxima janela de transferências não é algo descartado, mas não será tratada como prioridade. Hoje, Dorival Júnior se preocupa com a ausência de jogo pelos lados do Corinthians. Nesta esteira, a contratação de um atacante de beirada também é discutida.
Tanto que o clube privilegia laterais de características ofensivas e não descarta a utilização deles em linhas avançadas em algumas circunstâncias.
Sobre o aspecto defensivo, Dorival avalia que houve evolução e até mesmo os erros individuais que às vezes ocorrem e comprometem a equipe têm diminuído.
Assim, entende-se que o plantel está bem servido na posição. Há grande expectativa também com o retorno de Gustavo Henrique, que se recuperou de uma cirurgia de hérnia inguinal e ficará à disposição logo na retomada. Dorival Júnior vê Gustavo como titular da zaga corintiana e capaz de evoluir o nível técnico do setor.
De toda forma, o Corinthians não descarta a contratação de um defensor. Nas últimas semanas, nomes foram oferecidos. Todos eles passam diretamente para um banco para a averiguação dos analistas de mercado, em especial Renan Bloise que possui contato mais direto com o executivo de futebol Fabinho Soldado.
Quais os laterais que o Corinthians monitora no mercado?
Nas últimas semanas, três nomes se destacaram nas análises corintianas: Igor Vinicius, David Pastor e Joaquín Garcia. Igor é o primeiro da lista. O jogador está em fim de contrato com o São Paulo e é pedido do técnico Dorival Júnior. Ambos trabalharam juntos no Tricolor.
Conforme apurado pela Trivela, as conversas entre o clube alvinegro e os representantes do jogador caminhavam bem até os últimos dias, inclusive com bom andamento na parte financeira. Porém, algumas questões envolvendo a compensação para o São Paulo antecipar a liberação do jogador prejudicaram o andamento positivo.
Neste meio-tempo, o Santos avançou nas tratativas e se tornou mais um empecilho para o Timão fechar com o lateral.

Fortaleza e Vasco também monitoram a situação, abrindo um possível cenário de leilão que desagrada o departamento de futebol corintiano. O executivo Fabinho Soldado, inclusive, já se retirou de alguns negócios por conta disso.
Assim, o nome de David Pastor ganhou força no início desta semana. O jogador brasileiro comunicou recentemente a saída do Farense, de Portugal, por divergências com a diretoria, e foi oferecido ao Corinthians.
O jogador foi bem avaliado pelo scout corintiano, principalmente por conta da força ofensiva e a possibilidade de atuar em mais de uma posição pelos lados do campo.
O que joga contra o atleta, porém, é a possibilidade do Timão entrar como solidário em um possível imbróglio judicial com o Farense, já que Pastor possui contrato com o clube português até junho de 2027.

Corre por fora o argentino Joaquín Garcia, que pertence ao Vélez Sarsfield. O jogador foi oferecido ao Timão e foi avaliado positivamente, até por conta da juventude e potencial de revenda.
O atleta tem contrato com o clube argentino até 2027, mas existe a possibilidade de liberação por empréstimo, já que o atleta retorna de uma lesão no joelho. Essa questão física, por sua vez, preocupa o Timão.
A informação sobre o possível negócio foi publicada inicialmente pelo jornalista Samir Carvalho e confirmada pela Trivela.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Corinthians também monitora lateral-esquerdo
A reportagem também apurou que o Corinthians buscou informações sobre Thiago Espinoza, do Racing, do Uruguai. O atleta atua pela lateral-esquerda, posição que o Timão já possui quatro jogadores. De toda forma, ele agradou ao departamento de futebol corintiano nas partidas do Timão contra o adversário uruguaio, pela Sul-Americana.
Hoje, o Corinthians tem os seguintes laterais-esquerdos no elenco: Fabrizio Angileri, Matheus Bidu, Hugo e Diego Palácios. Os dois últimos, o clube pretende negociar no meio do ano. Bidu, por sua vez, tem contrato até o fim da temporada e, até o momento, não houve avanço sobre uma possível renovação.
Fabrizio Angileri é o titular da posição, mas vem de uma sequência ruim de atuações após bom início na reta final do Campeonato Paulista.