Como Botafogo pode impactar no planejamento do Corinthians e sonho de Yuri Alberto
Centroavante corintiano está na lista de possíveis reforços do West Ham, mas tem Igor Jesus à frente
O atacante Yuri Alberto, do Corinthians, está na lista de possíveis reforços do West Ham, da Inglaterra, para o início de 2025. O jogador, no entanto, está atrás de Igor Jesus, do Botafogo, entre as prioridades.
A equipe carioca, porém, não sabe qual decisão tomará em relação às investidas ao seu centroavante, tampouco se vai negociar o jogador.
O Glorioso está na final da Libertadores e se for campeão, a tendência é que Igor fique no clube para as disputas da Copa Intercontinental e, principalmente, o Super Mundial de Clubes.
Além disso, o clube da estrela solitária recebeu outras investidas, além do West Ham. Também há times da Alemanha, Espanha e até outros da Inglaterra.
E, conforme apuração da Trivela, um dos ingleses faz parte do “Big Six”, como é chamado o grupo com as seis principais agremiações do país: Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham.
Assim, dependendo da decisão da diretoria botafoguense sobre o futuro de Igor Jesus e a concorrência pela contratação do jogador na próxima janela de transferências, o caminho pode ficar livre para Yuri Alberto ser negociado com o West Ham.
O Corinthians deseja negociar Yuri Alberto?
Em entrevista ao Poropopodcast, podcast oficial do Corinthians, o presidente Augusto Melo garantiu que não há interesse do clube em vender Yuri Alberto.
— Saindo para onde? Não tem isso não. A gente conta com ele no projeto 2025. É uma peça fundamental, não sei de onde tiraram isso — disse o mandatário corintiano na entrevista.
O discurso externo, no entanto, é diferente do pensamento que a diretoria corintiana tinha internamente há alguns meses.
Na reta final da janela de transferências do meio do ano, o Southampton acenou com a seguinte proposta ao Corinthians por Yuri Alberto:
- Empréstimo por uma temporada, até agosto de 2025, com pagamento de 3 milhões de euros referente a taxa pela operação;
- Valor para a compra de 80% dos direitos econômicos após o fim da cessão temporária fixado em 18 milhões de euros.
A oferta foi considerada boa pelo Timão à época, mas foi recusada pela ausência de tempo em encontrar uma alternativa no mercado, já que a janela estava prestes a fechar e o clube alvinegro não conseguiu consumar a contratação de Arthur Cabral, do Benfica, de Portugal.
Ainda assim, de acordo com informações levantadas pela Trivela, foi definido entre a direção corintiana que Yuri Alberto seria negociado caso uma proposta semelhante chegasse no fim da temporada.
Porém, o centroavante deslanchou desde então.
Foram nove gols marcados em 13 jogos disputados, além de três assistências. Assim, o atleta tenha média de praticamente uma participação em gol por partida no período.
Antes, Yuri Alberto havia balançado as redes 16 vezes em 39 partidas, com os mesmos três passes diretos para companheiros marcarem. A média, então, caía pela metade, com um envolvimento do jogador em um a cada dois gols corintianos.
Com 25 gols marcados, o atacante é o artilheiro do Corinthians em 2025, ano que já é o que ele foi mais vezes às redes em toda a carreira.
Yuri Alberto deseja deixar o Corinthians?
O centroavante sonha em jogar na Inglaterra.
Recentemente, durante participação em uma das zonas mistas na Neo Química Arena, Yuri confirmou a proposta do Southampton e admitiu que tinha o interesse em avançar na transferência. Porém, o próprio profissional disse que o Corinthians recusou a oferta antes mesmo que ela chegasse ao estafe dele.
Depois disso, em nota, o atacante reforçou o seu compromisso com o clube que defende atualmente.
Segundo a Trivela apurou, alguns dias após o episódio houve uma conversa entre o jogador e integrantes da diretoria onde ele ressaltou o sonho em atuar no futebol inglês, mas entregou as decisões sobre o futuro nas mãos dos dirigentes corintianos e reafirmou estar focado no Timão.
Desta maneira, a tendência é que o atleta permaneça no Corinthians em 2025, ao menos que o clube alvinegro receba uma proposta considerada irrecusável pelo centroavante e mude a ideia de mantê-lo para a próxima temporada.
O próprio West Ham já teve uma oferta recusada pelo Timão no ano passado, quando a equipe do Parque São Jorge era dirigida por Duílio Monteiro Alves.
O valor de 18 milhões de euros (pouco mais de R$ 47 milhões à época) por 60% dos direitos do jogador foi considerado baixo à época, já que somente 9 milhões de euros ficaria com o Corinthians, que detém metade do passe. O clube paulista, porém, permaneceria com uma fatia econômica de 20% referente ao atleta.
Enquanto isso, o Southampton segue monitorando a condição de Yuri Alberto e pode acenar com uma nova investida até o fim do ano.
Diversos times do mercado árabe também já fizeram sondagens ao estafe do atacante e até ao Timão, mas nunca avançaram esses contatos em propostas oficiais.