Brasil

Corinthians atende pedido de Dorival e reforça a comissão técnica

Guilherme Lyra e João Marcos Soares foram campeões com o treinador corintiano no São Paulo e estavam na Seleção

O Corinthians recebeu dois reforços para o departamento de futebol. Os analistas de desempenho Guilherme chegaram a São Paulo nos últimos dias e integram a comissão técnica liderada por Dorival Júnior. 

A contratação de ambos, inclusive, foi solicitada pelo treinador corintiano desde a chegada ao clube e acontece duas semanas depois por questões burocráticas. 

Nos últimos dias, os profissionais resolveram a rescisão do contrato com a CBF. Eles foram dispensados da seleção brasileira junto com Dorival, no fim de março. 

O técnico, porém, manteve contato com ambos desde o início das negociações com o Timão, inclusive analisando o elenco e buscando a opinião dos profissionais. 

No período também foi necessário o aval do Corinthians, que passa por um processo de retenção de despesas. 

Na última semana, o presidente Augusto Melo assinou um memorando suspendendo contrações, promoções e reajustes de salários em todos os departamentos do clube. 

Mesmo assim, a admissão dos analistas foi aprovada pelos seguintes motivos:

  • Há uma flexibilização do futebol em relação à determinação da diretoria executiva, pois trata-se de um centro de despesas mais robusto;
  • As negociações com os profissionais começaram antes da assinatura do documento. 

Novos membros da comissão técnica do Corinthians foram campeões com Dorival no São Paulo 

Guilherme Lyra e João Marcos Soares trabalharam com Dorival Júnior no São Paulo, em 2023. No clube do MorumBIS eles foram campeões da Copa do Brasil. Depois, ambos foram levados pelo treinador à seleção brasileira

Guilherme Lyra e Dorival Júnior se conheceram durante a passagem do treinador no São Paulo. 

Lyra fazia parte da comissão fixa do Tricolor, atuando como analista de desempenho. Após a chegada do treinador, o profissional se tornou coordenador do departamento. 

João Marcos, por sua vez, trabalhou com Dorival Júnior no Ceará. Quando o técnico foi contratado pelo clube nordestino, em 2022, o profissional já atuava como gerente de mercado. 

Guilherme Lyra e João Marcos Soares Seleção
Guilherme Lyra e João Marcos Soares fecham comissão técnica de Dorival Júnior no Corinthians (Foto: Reprodução/LinkedIn)

No Vozão, João era o responsável pelo mapeamento de atletas e prospecção de jogadores para o time profissional e também para as categorias de base. 

Ele também atuava nas tomadas de decisão de contratações junto à diretoria e comissão técnica e até mesmo participou de negociações com atletas e representantes. 

Quando Dorival Júnior foi contratado pelo São Paulo, levou João Marcos para exercer a mesma função no Tricolor. 

Já na Seleção, o profissional atuava como analista. 

A ideia é que Guilherme Lyra e João Marcos Soares atuem em conjunto com o Centro de Inteligência de Futebol do Corinthians (Cifut), mas com atribuições diferentes. 

Lyra deve exercer um papel de ligação entre o departamento e a comissão técnica, enquanto João Marcos deve ter participação mais próxima ao executivo de futebol Fabinho Soldado nas decisões de mercado.

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue a São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília.
Botão Voltar ao topo