Copa do Nordeste

Fortaleza toma susto, mas avança na Copa do Nordeste junto de Sport e Ceará

Leão do Pici abriu 2 a 0 e conseguiu tomar virada, só que avançou às quartas da Copa do Nordeste

O que não faltou foram gols, reviravoltas e emoção na rodada final da fase de grupos da Copa do Nordeste na noite desta quarta-feira (27). Apenas o Bahia chegou como classificado e primeiro colocado do grupo B, garantido como melhor campanha (até por isso escalou o time sub-20), enquanto América-RN e Itabaiana já estavam eliminados antes das partidas começarem. Ou seja, 13 clubes lutavam por sete vagas no mata-mata para as quartas de final, disputadas em 10 de abril.

Dentre os times da Série A do Campeonato Brasileiro, além do Bahia, só o Fortaleza avançou, mesmo sofrendo uma virada inacreditável do Maranhão após abrir 2 a 0 no placar. Enquanto isso, o Vitória, outro clube de primeira divisão, enfiou três no Treze, mas viu o Ceará vencer o Itabaiana e impedir a classificação do Leão Baiano. Outro gigante nordestino, o Sport, acabou na liderança do grupo A ao superar a Juazeirense com facilidade. Também avançaram Altos, Náutico, CRB e Botafogo-PB.

Com isso, os confrontos das quartas também já ficaram definidos: Sport x Ceará (reedição da final do ano passado, vencida pelos cearenses), Fortaleza x Altos, CRB x Botafogo-PB e Bahia x Náutico. Os clubes à esquerda jogam em casa a partida única.

Confira em detalhe os jogos de Fortaleza, Sport e Vitória nesta noite.

Fortaleza tem apagão no segundo tempo e sofre virada inacreditável

Quem vê o placar final nem imagina que a etapa inicial foi tranquila para o Fortaleza, que só levou um leve susto em uma tentativa de longe de Vander. No restante, o Leão dominou e parecia que tinha definido o jogo ainda nos 45 iniciais. Primeiro abriu o placar pelos pés de Moisés fazendo jogada individual da ponta para o meio, tabelando com Lucas Sasha e mandando para as redes. Depois, Martin Lucero acordou a coruja com uma espetacular finalização no ângulo.

Para o segundo tempo, porém, tudo mudou. Um verdadeiro apagão no clube do Pici, como tem acontecido nessa temporada, tomou conta dos jogadores. Aos cinco, João Ricardo salvou o time ao afastar chute de Felipe Cruz, que, no escanteio logo depois, mandaria para as redes após sobra. Mais um tempinho no relógio, Fortaleza tentando se encontrar, pênalti para o Maranhão – a sétima penalidade cometida pela equipe de Vojvoda na temporada. Vinícius Barata converteu e colocou fogo no jogo, abrindo espaço para Clessione virar antes dos 40 minutos. Mesmo com a vitória, os maranhenses não avançaram ao mata-mata.

Vojvoda tem muito com o que se preocupar no clube, visto que venceu apenas dois jogos nos últimos 13 jogos de 2024.

Coutinho crava mais um e Sport se aproveita de um a mais para aumentar vantagem na Juazeirense

O Sport veio para jogo contra o adversário baiano com vontade de se impôr. Dominou o campo rival, teve mais a bola e o gol foi ficando cada vez mais próximo. Apesar de um bom coletivo de Mariano Soso, a individualidade foi o que pesou para o placar ser alterado. Romarinho pegou a bola na esquerda e fez o que quis com a zaga da Juazeirense. O ponta levou até a linha de fundo e tocou rasteiro para Gustavo Coutinho cravar mais um. Ainda deu tempo de Luís Soares ser expulso e facilitar ainda mais na etapa final.

Com um jogador a mais por 45 minutos, tudo ficou mais natural para o clube pernambucano, que ampliou com Christian Barletta e gol contra de Yan Ferreira.

Vitória passeia contra Treze, mas de nada vale e é eliminado

Na etapa inicial, o Vitória mereceu e muito o resultado positivo que construiu. Criou as grandes chances do jogo, viu Zé Hugo perder um gol inacreditável, além de outras oportunidades de Luan e Eryc Castillo. Até que antes dos 40, Luan cobrou falta perfeita na área e Luiz Adriano deu uma testada de almanaque para abrir o placar. O centroavante quase fez o segundo nos acréscimos, mas dessa vez parou em Andrade. O Treze, por outro lado, só chegou em batida perigosa de

Nos 45 finais, o Leão Baiano amassou e quem brilhou foi Andrade. O goleiro do Treze parou três tentativas de forma espetacular. Só não conseguiu frear Léo Gamalho, que converteu uma penalidade já nos minutos finais, e Lucas Esteves após grande passe de Jean Mota.

Todos os resultados da última rodada da fase de grupos do Nordestão

  • River-PI 0 x 1 ABC
  • CRB 2 x 0 Altos
  • América-RN 1 x 0 Náutico
  • Vitória 3 x 0 Treze
  • Ceará 2 x 1 Itabaiana
  • Sport 3 x 0 Juazeirense
  • Maranhão 3 x 2 Fortaleza
  • Botafogo-PB 4 x 0 Bahia

Quando acontecem as semifinais e final da Copa do Nordeste?

Como o jogo das quartas, a semifinal será em partida única, na casa do clube de melhor campanha. A CBF definiu que esses duelos serão disputados em 24 de abril. Por outro lado, a grande final será em ida e volta, marcada para 5 e 9 de junho.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de eSports no The Clutch. Além disso, atuou como assessor de imprensa no setor público e privado.
Botão Voltar ao topo