Assim como Santos, muitos times tradicionais perderam vaga na Copa do Brasil; veja lista
Avaí, Chapecoense, Ponte Preta, Guarani, Mirassol, Novorizontino e Vila Nova-GO são outras equipes afetadas pelo novo regulamento da CBF

O Santos está fora da Copa do Brasil 2024, assim como outros sete clubes que tradicionalmente disputam a competição todos os anos. Essas ausências têm um motivo: os novos critérios de classificação estabelecidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). De acordo com o novo regulamento, as vagas são determinadas pelo rendimento nas competições estaduais e nacionais do ano anterior.
Veja quais são os novos critérios de classificação para a Copa do Brasil:
Critério 1: 12 (doze) vagas, para os clubes classificados para a Conmebol Libertadores de 2024, os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Campeonato Brasileiro da Série B de 2023 e clubes complementares oriundos do Campeonato Brasileiro da Série A de 2023, respeitando a ordem da classificação final, caso seja necessário para se completar as 12 vagas.
Critério 2: 80 (oitenta) vagas para os clubes classificados nas competições estaduais de 2023, excluídos os clubes já identificados no critério 1. De acordo com o critério 2, a distribuição de vagas por estado deverá seguir a tabela abaixo, com base no posicionamento de cada federação do RNF de 2024.
O novo regulamento também não permite que clubes sejam convidados a participar da competição.
Veja os tradicionais times que estão fora da Copa do Brasil 2024:
Avaí
Eliminado antes da fase eliminatória do Campeonato Catarinense, da Copa Santa Catarina e Copa do Brasil, o Avaí não conquistou vaga na edição do ano que vem.
Chapecoense
A Chape fez uma campanha ruim na Série B, o que quase custou a queda para a terceira divisão. No entanto, o ano negativo não se restringiu às competições nacionais, uma vez que teve um desempenho abaixo em duas competições estaduais: Campeonato Catarinense e Copa Santa Catarina.
Guarani
A temporada do Guarani não foi das melhores. Além de terminar no meio da tabela na Série B, a equipe campineira não conseguiu se destacar nas campanhas estaduais. No Paulistão deste ano, o Bugre não conseguiu avançar às quartas, após encerrar sua participação na última colocação do Grupo B.
Mirassol
A única chance para o Mirassol conquistar uma vaga na Copa do Brasil da próxima temporada seria se o Corinthians tivesse terminado o Brasileirão no G-6. Desta forma, uma vaga extra teria sido aberta via Paulistão, que seria do Leão da Alta pela posição que encerrou no estadual. No entanto, a combinação de resultados não se concretizou.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Novorizontino
Fora do G-4 da Série B, o Novorizontino não conquistou o acesso à Série A e também não estará na Copa do Brasil da próxima temporada. No entanto, vai disputar a primeira divisão do estadual no ano que vem, após alcançar o acesso após ser vice-campeão da Série A2.
Santos
No ano do rebaixamento histórico à Série B, o Santos quase caiu no Paulista, sofreu em todas as competições que disputou e, consequentemente, ficará de fora da edição 2024 do torneio nacional. Após 21 participações, a equipe alvinegra, que levantou o caneco em 2010, não se classificou para a Copa do Brasil e terá apenas duas competições para disputar no próximo ano.
Ponte Preta
Mesmo sem vaga na Copa do Brasil, o ano da Ponte Preta teve várias nuances. A 11ª colocação da segunda divisão nacional não foi o resultado esperado pela torcida, mas o saldo da temporada foi positivo. Afinal, a Macaca terá a oportunidade de voltar a disputar a primeira divisão do estadual após ser campeã da Série A2.
Vila Nova-GO
O Vila deixou a participação na Copa do Brasil escapar, principalmente pela campanha decepcionante no Campeonato Goiano. Por outro lado, a equipe quase conquistou o acesso à Série A. Aliás, teria conseguido subir se não fosse a sequência de resultados ruins no fim do campeonato nacional.