Sorteio da Copa do Brasil dão diferentes segundas chances a Atlético-MG e Palmeiras
Galo tem chances de devolver derrota na final da competição nacional em 2024, enquanto final do último Paulistão será reeditada

As oitavas de final da Copa do Brasil darão a Atlético-MG e Palmeiras a oportunidade de vingar derrotas igualmente dolorosas em decisões recentes.
O sorteio realizado nesta segunda-feira (2), na sede da CBF, promoveu a reedição da última final da competição nacional, em que o Galo foi derrotado pelo Flamengo.
A sorte também definiu o clássico entre Palmeiras e Corinthians na próxima fase. Os rivais se encontrarão de forma decisiva quatro meses após protagonizarem a final do Campeonato Paulista, vencida pelo Timão.
Em comum, palmeirenses e atleticanos definem os confrontos como mandantes.
O cenário é diferente para a equipe paulista em relação ao campeonato estadual, em que fez o segundo jogo na Neo Química Arena, casa corintiana. Já para o Galo, o roteiro é exatamente o mesmo da final da Copa do Brasil em 2024.
Na ocasião, o Flamengo basicamente confirmou o título na partida de ida, no Rio de Janeiro, vencendo por 3 a 1. Na volta, em Belo Horizonte, o clube carioca confirmou a conquista batendo o Atlético pelo placar mínimo.
Como Palmeiras e Atlético-MG estarão pós-Mundial de Clubes?
Ainda que o reencontro sirva como oportunidade para Galo e Verdão curarem feridas recentes, ele também pode mexer em cicatrizes abertas.
As oitavas de final da Copa do Brasil acontecerão somente nas semanas entre os dias 29 de julho e 7 de agosto, após a disputa da Copa do Mundo de Clubes.
Neste meio-tempo, a janela de transferências será aberta, o que pode, ao mesmo tempo, fortalecer e enfraquecer os times envolvidos.
De todo modo, se considerarmos o momento atual, os palmeirenses teriam mais chances de vingança contra os corintianos do que os atleticanos frente aos flamenguistas.
Em que pese as recentes derrotas para Flamengo e Cruzeiro, o Verdão atualmente está muito à frente do Corinthians. A equipe alviverde “gabaritou” a fase de grupos da Libertadores, com vitórias nos seis jogos. Até a última rodada do Brasileirão, o time ocupava a liderança, perdida nos tropeços recentes citados acima.

Enquanto isso, o Timão vive momento difícil dentro e fora das quatro linhas. A equipe do Parque São Jorge sequer se classificou aos playoffs da Sul-Americana, sendo eliminado na fase de grupos, e ainda não encontrou padrão com o novo treinador, Dorival Júnior.
A inconstância é a grande marca do Corinthians após o título paulista sobre o Palmeiras. Ainda pior é a condição atual do Timão nos aspectos políticos e administrativos.
Envolto em um conflito de narrativas, o clube alvinegro tem um presidente afastado e uma gestão interina em constante conflito e em guerra nos bastidores.

Já no duelo entre Atlético-MG e Flamengo, uma das maiores rivalidades interestaduais do futebol brasileiro, o momento atual é mais positivo aos cariocas.
Mesmo com a instabilidade pós-título carioca, que quase comprometeu a classificação às oitavas de final da Libertadores, o Flamengo engrenou novamente e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro.
Já o Galo patina e não consegue se firmar. O time mineiro começou o Brasileirão perdendo pontos importantes, mas iniciou o processo de reabilitação nos últimos jogos. Mesmo não atuando de forma convincente, o Atlético não perde há sete partidas na competição nacional.
A Sul-Americana, porém, foi a grande decepção atleticana. O clube de Belo Horizonte não conseguiu liderar um grupo composto também por Cienciano (PER), Deportes Iquique (CHL) e Caracas (VEN).
O Galo não foi eliminado, mas precisará passar, de forma desnecessária, pela fase de playoffs contra o Atlético Bucaramanga (COL) para se manter na competição continental.
O adversário colombiano foi o terceiro colocado no grupo E da Libertadores – chave que teve Racing (ARG) e Fortaleza como classificados às oitavas de final.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Confira todos os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil
São Paulo x Athletico-PR
Flamengo x Atlético-MG
Bahia x Retrô
Internacional x Fluminense
Cruzeiro x CRB
CSA x Vasco da Gama
Corinthians x Palmeiras
Botafogo x Red Bull Bragantino
Os times à direita decidem os confrontos em casa. As partidas de ida acontecerão entre os dias 29 e 31 de julho, enquanto os duelos de volta ocorrerão entre 5 e 7 de agosto.