Copa do Brasil

Bate e volta de Rafinha e voo fretado: São Paulo faz megaoperação no clássico

Principal polêmica dos últimos dias foi a viagem de Rafinha para participar de um amistoso festivo na Alemanha. Mas calma, ele até treinou em São Paulo

O São Paulo enfrenta o Corinthians nesta terça-feira (25), às 21h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. O primeiro dos dois clássicos decisivos por uma vaga na grande final da competição mudou a rotina do clube nos últimos dias, com uma operação especial montada exclusivamente em preparação para o Majestoso.

O técnico Dorival Júnior comandou o último treino antes do clássico na manhã desta segunda-feira (24), no CT da Barra Funda. Foi o ato derradeiro de uma sequência de esforços do clube para ter o elenco na melhor condição possível para enfrentar o Corinthians.

Avião fretado muda rotina

Tudo começou ainda no sábado, dia da derrota por 2 a 1 para o Cuiabá na Arena Pantanal, pelo Campeonato Brasileiro. Dorival preservou alguns jogadores da escalação titular, como Rafinha, liberado para disputar um jogo festivo pelo Bayer de Munique (ALE), Alisson e Luciano.

Além disso, a viagem para a partida em Cuiabá teve uma logística diferenciada. A delegação retornou da capital do Mato Grosso em um voo fretado logo após a partida. Trata-se de uma prática que era comum sob o comando de Rogério Ceni, mas que não costuma acontecer desde que Dorival assumiu a equipe.

Normalmente, o treinador prefere passar a noite nas cidades das partidas fora de casa e treinar por lá na manhã seguinte. Só então, a delegação volta a São Paulo.

O calendário também pesa nessa decisão. A partida contra o Corinthians é na terça-feira, pouco mais de 48 horas após o fim da partida contra o Cuiabá.

Rafinha vai e volta da Alemanha

Os dias que antecedem o clássico também são cercados de uma boa dose de polêmica. Isso, porque o São Paulo liberou Rafinha para participar de uma homenagem do Bayern de Munique na Alemanha. O lateral-direito foi desfalque na derrota para o Cuiabá.

Rafinha marcou presença em uma mistoso de lendas do Bayern contra lendas do Borussia Dortmund. O clube informou que o atleta já seria desfalque na partida contra o Cuiabá por uma decisão da comissão técnica.

A ida de Rafinha para a Alemanha já estava acordada com a diretoria desde antes da chegada de Dorival Júnior. Pesou para a liberação o fato de o jogador ser uma liderança do elenco e uma referência de postura para os demais atletas. Além disso, a avaliação é de que a viagem não interferiria na preparação para o clássico.

O lateral participou da homenagem, entrou em campo vestindo a camisa 13 e até posou para fotos com os demais jogadores do Bayern. Mas ele não disputou a partida. Apenas acompanhou os lances do lado de fora, sem uniforme de jogo. Assim, ele cumpriu o que estava combinado com o clube.

Rafinha retornou ao Brasil imediatamente após o evento. Tanto que ele participou normalmente do treino desta segunda-feira e será titular da lateral direita no clássico.

Defesa completa

Além de Rafinha, o São Paulo esvazia seu departamento médico. Ao menos no que diz respeito aos zagueiros. Recuperado de uma lesão no tornozelo esquerdo, Lucas Beraldo já ficou à disposição contra o Cuiabá e deve iniciar como titular contra o Corinthians nesta terça-feira.

Além dele, Alan Franco está recuperado de dores na perna direita. O argentino treinou normalmente no último domingo (23) e também nesta segunda-feira e deve ser relacionado por Dorival Júnior.

O quadro é bem diferente do que o clube vivia duas semanas atrás. O São Paulo enfrentou e venceu o Palmeiras no Allianz Parque pela Copa do Brasil com Arboleda e Diego Costa como titulares e com o jovem Matheus Belém como única opção para a dupla no banco de reservas.

Provável escalação do São Paulo

Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo (Diego Costa) e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Michel Araújo (Wellington Rato) e Rodrigo Nestor; Luciano e Calleri.

Datas da semifinal

O São Paulo enfrenta o Corinthians nesta terça-feira (25), às 21h30 (horário de Brasília), pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. O duelo da volta está marcado para o dia 16 de agosto, às 19h30, no Morumbi.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo