Copa do Brasil

Existe chance de o Santos disputar a Copa do Brasil de 2024 após seguidos vexames em 2023?

Santos pode ser o único grande do Estado de São Paulo a ficar fora da Copa do Brasil em 2024 e não disputar a competição por conta de desempenho em 2023

Com a maioria dos clubes tendo mais seis rodadas para disputar no Campeonato Brasileiro, as vagas para as principais competições de 2024 estão sendo preenchidas. E, diante do novo critério de classificação, o Santos realmente deve ficar fora da próxima edição da Copa do Brasil, que terá o Estado de São Paulo representado por nove clubes.

Diferente dos outros anos, para 2024 a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu mudar a fórmula de classificação para a principal competição de mata-mata do país. Com isso, o antigo ranking nacional de clubes deixou de ser caminho para a Copa do Brasil e viu os campeonatos estaduais ganharem mais importância na busca por essas vagas.

Essa mudança, somada ao péssimo desempenho no Campeonato Paulista de 2023, quando não passou da fase de grupos, se transformou em um obstáculo quase intransponível pelo Peixe no restante da atual temporada.

Como foram distribuídas essas nove vagas de São Paulo na Copa do Brasil?

Com a valorização dos Estaduais, a Federação Paulista de Futebol (FPF) tem direito a contar com seis clubes por meio de suas competições, sendo cinco classificados pelo Campeonato Paulista e um pela Copa Paulista.

Além disso, os clubes filiados à entidade que conquistarem vagas para a Copa Libertadores por meio do Brasileirão e da Copa do Brasil de 2023 também estarão confirmados na competição de 2024.

Vagas pelo Brasileiro e Copa do Brasil de 2023

Diante dessa distribuição, o São Paulo, que conquistou a Copa do Brasil deste ano, já está garantido para brigar pelo bicampeonato em 2024.

Campeão paulista em 2023, o Palmeiras, vice-líder do Brasileirão, com 59 pontos, está muito próximo de conquistar a classificação para a Libertadores. Desta forma, a vaga obtida com o título estadual será repassada. O mesmo vale para o Red Bull Bragantino, que, com 58 pontos no Campeonato Brasileiro, está com um pé na próxima Libertadores. Assim, o direito de disputar a Copa do Brasil por conta do terceiro lugar no Estadual também será repassado.

Quem herdará as vagas de Palmeiras e Red Bull Bragantino?

O regulamento da FPF informa que as cinco vagas para a Copa do Brasil por meio do Campeonato Paulista serão destinadas para os cinco melhores times da competição.

Como o Palmeiras, primeiro colocado, e o Red Bull Bragantino, terceiro colocado, estão em vias de confirmar classificação pelo Brasileirão, e o São Paulo, quarto colocado, já está garantido pela Copa do Brasil, esses três lugares serão destinados para os times que terminaram o Estadual em colocações subsequentes.

Assim, os classificados pelo Paulistão são:

  • Água Santa (vice-campeão)
  • Ituano (semifinalista)
  • São Bernardo (quartas de final)
  • Corinthians (quartas de final)
  • Botafogo-SP (quartas de final)

Campeã da Copa Paulista, a Portuguesa Santista se junta a esses oito times.

Caso Palmeiras ou Red Bull Bragantino não venham a se garantir na Libertadores, o Botafogo-SP perde a vaga. Se os dois ficarem de fora, o Corinthians terá que acompanhar a Copa do Brasil pela TV.

O Santos tem uma única chance de se classificar

Com 38 pontos e na 14ª colocação do Brasileirão, ainda lutando para se manter na Série A, a única chance do Santos para estar envolvido na próxima Copa do Brasil é conquistando uma das vagas para a Libertadores.

Matematicamente ainda é possível, mas muito improvável, pois, o máximo de pontos que o Peixe pode fazer no restante da competição são 56 pontos. Donos da 5ª e 6ª posições na tabela, Atlético-MG e Flamengo têm 53, cada, com mais 18 e 21 pontos, respectivamente, para disputar.

 

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo