Copa do Brasil

Santos Dumont? Luxa diz que não inventou para levar Corinthians à semifinal

Treinador explica formação inédita no confronto decisivo com o América-MG pela Copa do Brasil

O técnico Vanderlei Luxemburgo disse que não inventou para escalar o Corinthians para o jogo contra o América-MG, neste sábado (15). Com a estreia de Matías Rojas, a equipe venceu por 3 a 2 no tempo regulamentar e conseguiu nos pênaltis, por 3 a 1, a classificação à semifinal da Copa do Brasil.

Luxemburgo, afinal, não é o “Santos Dumont”. Em uma entrevista coletiva em que alternou respostas ríspidas e o típico bom humor, o treinador citou o “pai da aviação” ao comentar o esquema tático do Corinthians com Matías Rojas.

O que Luxa disse após Corinthians 3 (3) x (1) 2 América-MG?

  • Treinador explicou como escolheu a formação da equipe
  • Disse que a semifinal contra o São Paulo não tem favorito
  • Analisou o que o time pode evoluir para os próximos jogos

O Corinthians precisava da vitória, já que havia sido derrotado por 1 a 0 no duelo de ida em Belo Horizonte. E Luxemburgo apostou em um sistema ofensivo inédito: o estreante Rojas com liberdade atrás dos atacantes Róger Guedes e Yuri Alberto, com Renato Augusto na esquerda e Fausto Vera na direita. O losango do meio ainda tinha Moscardo à frente da zaga.

O Matías mostrou que é um grande jogador, eu sabia dessa intensidade dele, não sou o Santos Dumont, não inventei nada, coloquei onde ele joga. É um jogador versátil, e achei que o Róger ficando lá (mais para a ponta) o gol fica longe para ele. Quanto mais por dentro estiver, vai facilitar.”

“É a primeira vez que jogo com esse time junto, muitas coisas ficaram faltando, como os meias passarem mais do lado do campo. O Fausto foi muito tímido, precisa passar mais. O Renato, também, mas está voltando. Uma série de coisas aconteceu nessa nova formação. Estamos no caminho certo, temos que saborear a vitória, porque ninguém nos deu licença, nós que conquistamos esse direito de estar na semifinal”, disse o treinador.

Luxemburgo elogia o São Paulo

O rival do Corinthians na semifinal da Copa do Brasil será o São Paulo, que passou pelo Palmeiras na última quinta-feira. O Alvinegro e o Tricolor têm em comum os técnicos que chegaram com a temporada em andamento e hoje vivem bom momento.

“O Dorival já mostrou sua qualidade, não só hoje no São Paulo, como antes também, e eu também. Não tem que ficar falando, ter comparação. São dois jogos difíceis, têm condições de passar tanto o São Paulo, quanto o Corinthians, é um clássico difícil de ser jogado”, disse Luxa.

Cássio salva o Corinthians e ganha elogios

Nos pênaltis, Cássio voltou a aparecer para salvar o Corinthians. O goleiro viu Marcinho isolar e pegou as cobranças de Paulinho Boia e Benítez. O Corinthians venceu por 3 a 1 a disputa de pênaltis.

“É um ídolo do Corinthians, ele é um pegador de pênalti, é difícil, quando abre os braços o gol fica pequenininho. Num jogo decisivo, inibe um pouquinho o outro lado. Eu falei: ‘tenham calma, façam o gol porque temos um pegador de pênalti aqui'. Em mata-mata é muito importante isso”, exaltou o técnico.

Corinthians vai poupar titulares contra o Universitario (PER)

O Corinthians novamente vai poupar titulares contra o Universitario (PER). O duelo será na terça-feira (18), em Lima, pela volta dos playoffs da Copa Sul-Americana. Com reservas, o time brasileiro ganhou o jogo de ida por 1 a 0 e tem a vantagem do empate para avançar.

Luxa indicou durante a entrevista coletiva que os principais jogadores vão permanecer em São Paulo, de olho no confronto com o Bahia, no próximo sábado (22), em Salvador, pelo Brasileirão.

Foto de Guilherme Amaro

Guilherme Amaro

Guilherme Amaro é repórter da Trivela desde julho de 2023. Antes, passou por SBT, Estadão, LANCE! e Federação Paulista de Futebol.
Botão Voltar ao topo