Luciano volta a decidir e abre contagem regressiva para marca histórica no São Paulo
Atacante retoma protagonismo e marca dois dos três gols das vitórias do Tricolor sobre o Náutico pela terceira fase da Copa do Brasil

O São Paulo está nas oitavas de final da Copa do Brasil e não só pode como deve creditar a classificação a Luciano.
O camisa 10 marcou “apenas” três dos quatro gols da equipe nas duas vitórias sobre o Náutico nos dois jogos da terceira fase da competição.
Em outras palavras: mesmo que não seja mais um titular absoluto com Luis Zubeldía, Luciano voltou a ser o “velho” Luciano.
Nesta terça-feira (20), o atacante marcou logo a cinco minutos o gol da vitória por 2 a 1 sobre o Náutico, no Estádio dos Aflitos. Antes, no duelo de ida, ele já havia balançado as redes duas vezes no triunfo por 2 a 1 do Tricolor no MorumBIS.
Além de Luciano, Rodriguinho apareceu no fim com um gol que pode fazê-lo renascer no elenco. Hélio Borges descontou para o Náutico e fez o gol de honra dos donos da casa.
Luciano em contagem regressiva
Os dois jogos contra o Náutico serviram para Luciano mostrar que ainda pode ser não apenas útil, como também protagonista no Tricolor em 2025. Justo em um momento em que os garotos de Cotia têm recebido minutos e decidido, o camisa 10 resolve um mata-mata para a equipe.
No Recife, aliás, foi outro veterano que o ajudou a brilhar. Oscar cobrou escanteio perfeito na cabeça do atacante, que apareceu livre na pequena área.
O gol marcado contra o Náutico faz Luciano abrir a contagem regressiva para chegar a 100 gols com a camisa do São Paulo.
O camisa 10 marcou o seu gol de número 92 pelo clube — são 91 gols oficiais. O atacante, inclusive, é o terceiro maior artilheiro do São Paulo no século 21.
Artilheiros do São Paulo no século 21:
- 1º) Luis Fabiano: 212 gols
- 2º) Rogério Ceni: 112 gols
- 3º) Luciano: 92 gols

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Dois vermelhos em 12 minutos
Após abrir o placar cedo, o São Paulo manteve o controle do jogo, com mudança apenas na postura: da agressividade inicial a um jogo de valorização de posse de bola, sem correr riscos nem levar grande perigo.
E foi aí que o árbitro Jonathan Benkenstein Pinheiro roubou a cena, com duas expulsões no intervalo de 12 minutos. Uma para cada lado e após consultas ao VAR.
Aos 10, Marco Antônio disputou a bola com Cédric na lateral. O atacante do Náutico entrou atrasado e acertou o tornozelo do português com a sola da chuteira. A arbitragem de vídeo sugeriu a revisão do lance, e o árbitro aplicou cartão vermelho.
Uma história de respeito e gratidão! 💥 Muricy Ramalho recebeu das mãos do presidente Bruno Becker uma homenagem especial do Clube Náutico Capibaribe.
Obrigado por tudo, professor! O seu legado está eternizado no coração alvirrubro. ❤️⚪️🔴 pic.twitter.com/xitZhte6i1
— Náutico (@nauticope) May 21, 2025
Depois, foi a vez de Ferraresi ser expulso em um contexto semelhante. O venezuelano aplicou um carrinho na intermediária e acertou o adversário com os dois pés. Inicialmente, ele recebeu apenas amarelo. O árbitro reviu a entrada do defensor são-paulino e alterou a decisão para o vermelho.
Ou seja: com 22 minutos de jogo, São Paulo e Náutico tinham dez homens em campo cada.
Promessa renasce com gol
Luciano mostrou que pode voltar a ser útil. Mas o jogador que mais pode se beneficiar da vitória sobre o Náutico é Rodriguinho. Após muito sofrer com problemas físicos e pouco jogar, o garoto voltou a jogar nesta terça-feira.
E ele saiu do banco para marcar seu primeiro gol como profissional, em finalização de fora da área após rebote do goleiro.
Depois, Helio Borges ainda descontou para o Náutico já no final da partida.
Os próximos jogos do São Paulo
- São Paulo x Mirassol — Brasileirão — sábado (24), às 18h30 (horário de Brasília);
- São Paulo x Talleres — Libertadores — terça-feira (27), às 19h (horário de Brasília);
- Bahia x São Paulo — Brasileirão — sábado (31), às 18h30 (horário de Brasília).
Onde assistir ao vivo aos jogos do São Paulo?
A Trivela tem uma sessão dedicada exclusivamente às transmissões ao vivo de jogos do São Paulo. Você pode acessar a página clicando aqui.